Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos assume hoje o segundo mandato

O atual bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Hélder Mota Filipe, toma hoje posse para um segundo mandato, depois da lista que encabeçou ter vencido as eleições, que decorreram por voto eletrónico entre 01 e 08 de fevereiro.

© LUSA/ANTÓNIO COTRIM

Contados os 5.800 votos, a Lista A, a única e liderada por Hélder Mota Filipe, venceu com mais de 80% dos votos expressos para a direção nacional.

A afluência às urnas foi de 28,9%.

A Lista A venceu igualmente com mais de 80% as eleições para os conselhos jurisdicional, nacional e de supervisão.

Alargar os serviços prestados nas farmácias a situações de pouca gravidade, como algumas infeções urinárias, era uma das propostas da lista única de Mota Filipe, que em declarações à agência Lusa, na véspera das eleições, disse que este alargamento pode ajudar a aliviar a pressão nas urgências hospitalares e nos cuidados de saúde primários.

“É uma tendência dos países desenvolvidos alargar os serviços prestados por farmacêuticos, obviamente, dentro da área de competência”, afirmou Hélder Mota Filipe, sublinhando: “Muitas destas situações podem ser resolvidas pelo farmacêutico comunitário (…), com protocolos predefinidos, sempre em condições de qualidade e segurança”.

Nas propostas da lista estavam também as competências em Saúde Pública, Investigação Clínica, Medicina Farmacêutica e Gestão em Saúde, abrindo a possibilidade de criar outras, como os Cuidados Paliativos.

“Hoje vivemos uma transformação imensa no arsenal terapêutico (…) que leva à necessidade de ter farmacêuticos diferenciados para melhor poderem acompanhar a jornada do doente e melhor darem aporte nas equipas multidisciplinares de saúde”, disse na altura o responsável.

Últimas do País

O bolo-rei foi a última grande mudança na ceia de Natal tradicional portuguesa. Mais de 100 anos depois de sua introdução, o investigador acredita que este doce poderá começar a perder a centralidade que conquistou.
A GNR e a PSP detiveram nos últimos quatro dias uma média de 76 condutores por dia por excesso de álcool no sangue, no âmbito de operações de fiscalização mais rigorosos em virtude da quadra festiva.
Sete distritos de Portugal continental estão sob aviso laranja, o segundo mais elevado, devido à interferência marítima, indicou hoje ao início da tarde o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O bombeiro suspeito de violência doméstica em Machico, na Madeira, detido em agosto e sujeito inicialmente à medida de coação de prisão preventiva, foi perdoado pela vítima e o processo foi suspenso.
A Polícia Judiciária (PJ) detectou hoje no Porto o advogado Paulo Topa, confirmou à Lusa fonte da polícia, tendo a diligência ocorrida no âmbito de uma investigação por desvio de fundos.
A SOS Amianto - Associação Portuguesa de Proteção Contra o Amianto alertou hoje que Portugal falhou o prazo para a transposição da diretiva europeia que obriga à redução do limite de exposição dos trabalhadores ao amianto.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve no sábado em Lisboa um homem de 38 anos que era alvo de um Mandado de Detenção Europeu pela prática de Furtos Qualificados e Burlas Informáticas, anunciou hoje a PSP.
Onze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso laranja, o segundo mais elevado, devido à queda de neve e à interferência marítima, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Seis distritos de Portugal Continental estão hoje em aviso laranja e quatro em aviso amarelo para a queda de neve até domingo de manhã, podendo condicionar e interditar estradas, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Uma antiga fábrica que estava em obras para ser transformada em residência universitária ardeu hoje em Braga, revelou à Lusa fonte do Comando Sub-Regional do Ave.