Proteção Civil registou total de 375 ocorrências sobretudo em Lisboa e no Centro

A Proteção Civil registou até às 08h00 de hoje um total de 375 ocorrências devido à depressão Jana, relacionadas sobretudo quedas de árvores, com maior incidência nas zonas Centro e da Grande Lisboa.

© D.R.

Segundo o comandante Elísio Pereira, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), entre as 00h00 de sexta-feira, quando começou o estado de prevenção especial devido à depressão Jana, e as 08h00 de hoje foram registadas 375 ocorrências, “sendo que a maior parte dessas ocorrências está relacionada com quedas de árvores”.

Na Grande Lisboa foram registadas 90 ocorrências e na Península de Setúbal 67, disse o responsável, destacando que as zonas de Coimbra e de Viseu também tiveram “um número considerável de ocorrências”.

As ocorrências registadas foram sobretudo “quedas de árvores relacionadas com o vento”, sem terem sido registadas vítimas.

Segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera, seis distritos do continente e a Região Autónoma da Madeira estão hoje sob aviso laranja devido à agitação marítima e queda de neve e nove em aviso amarelo devido ao vento e precipitação, mas também ao estado do mar nas zonas costeiras, por efeitos da depressão Jana.

Os distritos de Beja, Faro, Lisboa e Setúbal e a costa norte da Madeira e o Porto Santo estão sob aviso laranja devido à agitação marítima e os distritos de Castelo Branco e Guarda também estão sob aviso laranja devido à queda de neve.

Sob aviso amarelo estão os distritos de Leiria, Coimbra, Viseu, Aveiro, Porto, Braga, Viana do Castelo, Bragança e Vila Real devido ao vento e à queda de neve, além da agitação marítima nas zonas costeiras.

Para o Continente, o IPMA prevê hoje aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, queda de neve nas terras altas das regiões Norte e Centro, vento forte no litoral e terras altas, agitação marítima forte e pequena descida de temperatura, em especial da máxima.

Na Costa Ocidental, a norte do Cabo Carvoeiro as ondas serão de oeste/sudoeste com 2,5 a 3,5 metros, aumentando para 4 a 5 metros a partir do final da tarde e a sul do Cabo Carvoeiro as ondas serão de oeste/sudoeste com 3 a 4 metros, aumentando gradualmente para 4 a 5 metros e para 5 a 6 metros a partir do final da tarde.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O agravamento do estado do tempo levou a ANEPC a alertar a população para a possibilidade de inundações e acidentes.

Últimas do País

A fraca visibilidade tem condicionado hoje o movimento no Aeroporto Internacional da Madeira - Cristiano Ronaldo, havendo dois voos cancelados e sete divergidos, informa a ANA- Aeroportos de Portugal na sua página.
O Presidente da República pediu hoje celeridade às autoridades responsáveis pelo relatório final sobre o acidente mortal no Ascensor da Glória, em Lisboa, agradecendo as primeiras conclusões preliminares conhecidas no sábado.
A GNR desmantelou uma rede de tráfico de estupefacientes no concelho de Ponte de Sor, detendo quatro homens e uma mulher, entre 25 e 47 anos, e apreendeu mais de 7.000 doses de droga, foi hoje anunciado.
Os bombeiros conseguiram dominar esta madrugada o incêndio que começou no sábado de manhã em Sandomil, concelho de Seia, disse à Lusa fonte da proteção civil.
O suspeito de ter ateado o fogo que está a lavrar desde hoje de manhã no concelho de Seia, distrito da Guarda, está retido no Posto Territorial da GNR de Seia, disse à Lusa fonte da corporação.
O Ministério da Saúde assinou esta semana com o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) o protocolo de negociação sobre os novos modelos de organização do trabalho destes profissionais de saúde, anunciou hoje a tutela.
O Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP deteve, na quinta-feira, em Lisboa, um homem de 23 anos, suspeito de exercer "de forma reiterada, violência física e psicológica sobre a sua bisavó, de 83 anos", anunciou hoje aquela polícia.
Mais de 200 operacionais, apoiados por 63 viaturas e 10 meios aéreos, combatem hoje um incêndio que deflagrou próximo Sandomil, no concelho de Seia, distrito da Guarda, de acordo com a Proteção Civil.
Os nove processos disciplinares instaurados pelos serviços prisionais a sete guardas, um chefe e um diretor de Vale de Judeus após a fuga de cinco reclusos foram concluídos com dois arquivamentos, duas suspensões e cinco multas.
Os elevadores históricos da Glória e do Lavra nunca foram fiscalizados pela Autoridade Nacional de Segurança Ferroviária (ANSF), ao contrário dos ascensores da Bica e de Santa Justa, avança o Público na edição de hoje.