SNS com sete urgências fechadas no sábado e seis no domingo

O acesso às urgências hospitalares vai estar condicionado no fim de semana, com sete urgências encerradas no sábado e seis no domingo, segundo as escalas publicadas no Portal do SNS.

© D.R.

No sábado, vão estar fechadas as urgências de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Garcia de Orta, em Almada, Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, e do Hospital de Santo André, em Leiria.

Segundo as escalas de urgência do SNS, consultadas pela agência Lusa às 10:30, no domingo reabre o serviço de urgência de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Amadora-Sintra, mantendo-se encerradas as urgências dos outros três hospitais.

Durante o fim de semana, vão estar fechados os serviços de urgência pediátrica do Hospital Nossa Senhora do Rosário, do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, e do Hospital de Vila franca de Xira.

Já a urgência pediátrica do Hospital Amadora-Sintra vai estar referenciada nos dois dias, entre as 00:00 e as 08:00, e entre as 20:00 e a meia-noite, recebendo apenas casos de urgência internos ou referenciados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) ou pela linha SNS 24.

A Urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital São Bernardo, em Setúbal, apenas receberá mulheres referenciadas pelo INEM.

No total, no sábado, estarão abertas 130 urgências, 29 estarão abertas no âmbito do projeto-piloto que obriga as utentes a ligarem para a Linha SNS 24 antes de se dirigirem ao hospital, duas vão estar referenciadas e sete fechadas.

No domingo, as escalas atualizadas pelos hospitais preveem a abertura de 130 urgências. Trinta vão estar abertas no âmbito do projeto-piloto, duas vão estar referenciadas e seis fechadas.

No portal do Serviço Nacional de Saúde é feito o apelo aos utentes para que contactem a linha SNS 24 (800 24 24 24) antes de se dirigirem às urgências.

Últimas do País

A Polícia Federal brasileira anunciou hoje que deteve um passageiro no Aeroporto Internacional de Guarulhos com cinco quilogramas de cocaína na bagagem e que pretendia viajar para Lisboa, Portugal.
Os diretores escolares alertaram hoje que as 11 mil vagas abertas para colocação de professores no próximo ano letivo serão insuficientes para deixar de haver alunos sem aulas e estimam que o problema só ficará resolvido em 2030.
O Tribunal de São João Novo condenou, hoje, a 25 anos de prisão o homem acusado de matar a mãe com 19 facadas, no Porto, em janeiro de 2024, considerando que o arguido cometeu o crime “simplesmente porque quis”.
Jovens entre os 12 e os 16 anos produziram e venderam, no ano passado, conteúdos íntimos 'online' e foram identificadas crianças entre os 10 e os 13 anos como responsáveis pela criação destes grupos de partilha.
Mais de 62% dos inquéritos terminados no ano passado relacionados com o crime de violência doméstica foram arquivados, revela o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI).
A circulação e o estacionamento dos ‘tuk tuk’ passam a ter zonas de restrição a partir de hoje em Lisboa, com a proibição de passagem em 337 ruas da capital, na sequência de um despacho da Câmara Municipal.
O Presidente do CHEGA afirma que "a violência impera nas escolas devido à impunidade", sublinhando a necessidade urgente de medidas para combater este fenómeno.
Portugal tem vindo a registar um aumento de atos de violência associados ao tráfico de droga, alerta o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI).
A delinquência juvenil manteve no ano passado a tendência de subida desde 2021, revela o relatório de segurança interna, que destaca “a predominância de casos ligados à criminalidade sexual” e ao agravamento dos crimes entre os jovens.
As ocorrências de natureza criminal nas escolas aumentaram 6,8% no ano letivo de 2023/2024, sendo este o número mais elevado dos últimos 10 anos, indica o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI).