Mortalidade infantil aumentou 20%: SEP considera preocupante

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) considerou hoje que o aumento da mortalidade infantil deve preocupar toda a sociedade, depois de ser noticiado um aumento de 20%.

© D.R.

“Soube-se hoje o resultado do aumento da mortalidade infantil em 2024, em 20%. É uma situação que nos deve preocupar a todos e deixar em alerta em relação aos cuidados de saúde maternoinfantis”, disse à agência Lusa a dirigente do SEP Guadalupe Simões.

O aumento da mortalidade infantil é hoje notícia em vários órgãos de comunicação social, depois de o Correio da Manhã ter noticiado que aumentou 20%, “em ano de urgências fechadas”, e que a Península de Setúbal é a região com a taxa mais elevada.

Para o SEP, os “recentes anúncios” de Parcerias Púbico Privadas que abrangem os centros de saúde são também motivo de preocupação.

Segundo a dirigente, a medida põe em causa o que são os cuidados de saúde primários.

O SEP assinala hoje o Dia Internacional do Enfermeiro com a instalação de um centro de saúde de campanha, numa tenda, em Lisboa.

Os enfermeiros pretendem reafirmar as preocupações da classe e os desafios do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“Após anos a exigir a autonomia financeira dos cuidados de saúde primários, a sua recente integração, com os hospitais, em Unidades Locais de Saúde está longe de apresentar os resultados que justificaram a sua criação, a integração dos cuidados, ou seja, circulação mais rápida dos doentes nas várias tipologias de cuidados”, sublinhou o SEP, em comunicado.

O Dia Internacional do Enfermeiro assinala-se a 12 de maio, em homenagem à pioneira da enfermagem moderna Florence Nightingale, nascida neste dia em 1820 e visa sublinhar a importância destes profissionais na promoção da saúde e bem-estar da população.

Últimas do País

A gripe das aves voltou a ser detetada numa ave selvagem em Portimão, distrito de Faro, subindo para 29 o número de focos confirmados este ano, segundo dados da DGAV.
A pesca do areeiro fica proibida a partir desta sexta-feira, após Portugal ter utilizado 80% da quota disponível, anunciou a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).
Portugal apresenta a maior prevalência da paramiloidose no mundo, com 2000 portadores da mutação genética responsável pela que é conhecida como a “Doença dos Pezinhos”, indica um estudo que será divulgado esta quinta-feira.
A presença da bactéria 'legionella' foi detetada em três de oito balneários do Pavilhão Desportivo Municipal de Oliveira do Bairro, no âmbito de análises de rotina para controlo da qualidade da água, confirmou hoje a Câmara Municipal.
O presidente executivo (CEO) da Vodafone Portugal, Luís Lopes, considerou hoje que a longo prazo não há mercado em Portugal para quatro operadores de telecomunicações.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu na quarta-feira na freguesia de Odivelas, em Lisboa, mais de 114 quilos de droga e deteve duas pessoas, informou hoje a força de segurança.
O Ministério Público e a GNR realizaram, esta quinta-feira, buscas nas instalações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide, no âmbito de uma investigação por suspeitas de crimes de corrupção e participação económica em negócio, segundo o Correio da Manhã.
O representante legal da empresa contratada pela Carris para a manutenção do elevador da Glória vai ser ouvido na quinta-feira no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, indicou hoje fonte judicial à agência Lusa.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve no Algarve um dos criminosos mais procurados do Reino Unido, suspeito de chefiar uma organização envolvida no tráfico internacional de droga.
As contraordenações por uso do telemóvel ao volante duplicaram no primeiro trimestre face ao mesmo período de 2024, tendo as polícias multado uma média de 84 condutores por dia, num total de 7.587, segundo a Segurança Rodoviária.