Mortalidade infantil aumentou 20%: SEP considera preocupante

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) considerou hoje que o aumento da mortalidade infantil deve preocupar toda a sociedade, depois de ser noticiado um aumento de 20%.

© D.R.

“Soube-se hoje o resultado do aumento da mortalidade infantil em 2024, em 20%. É uma situação que nos deve preocupar a todos e deixar em alerta em relação aos cuidados de saúde maternoinfantis”, disse à agência Lusa a dirigente do SEP Guadalupe Simões.

O aumento da mortalidade infantil é hoje notícia em vários órgãos de comunicação social, depois de o Correio da Manhã ter noticiado que aumentou 20%, “em ano de urgências fechadas”, e que a Península de Setúbal é a região com a taxa mais elevada.

Para o SEP, os “recentes anúncios” de Parcerias Púbico Privadas que abrangem os centros de saúde são também motivo de preocupação.

Segundo a dirigente, a medida põe em causa o que são os cuidados de saúde primários.

O SEP assinala hoje o Dia Internacional do Enfermeiro com a instalação de um centro de saúde de campanha, numa tenda, em Lisboa.

Os enfermeiros pretendem reafirmar as preocupações da classe e os desafios do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“Após anos a exigir a autonomia financeira dos cuidados de saúde primários, a sua recente integração, com os hospitais, em Unidades Locais de Saúde está longe de apresentar os resultados que justificaram a sua criação, a integração dos cuidados, ou seja, circulação mais rápida dos doentes nas várias tipologias de cuidados”, sublinhou o SEP, em comunicado.

O Dia Internacional do Enfermeiro assinala-se a 12 de maio, em homenagem à pioneira da enfermagem moderna Florence Nightingale, nascida neste dia em 1820 e visa sublinhar a importância destes profissionais na promoção da saúde e bem-estar da população.

Últimas do País

O incêndio que deflagrou na segunda-feira às 20h46 em Quintelas, serra do Alvão, em Vila Real, entrou hoje em resolução, às 10h50, segundo fonte do comando sub-regional do Douro.
A Provedoria de Justiça denuncia graves irregularidades no apoio extraordinário para pagamento de renda, apelando à secretária de Estado da Habitação para uma revisão urgente do sistema.
A terra voltou a tremer, esta terça-feira, na Região Autónoma dos Açores, desta vez, na ilha do Faial, no Grupo Central do arquipélago. O sismo foi registado pelo CIVISA pelas 2h14, horas locais, menos uma hora que em Portugal Continental.
Um homem de 55 anos foi detido hoje pelo crime de incêndio florestal com recurso a um isqueiro, na zona de Vila Marim, concelho de Mesão Frio, anunciou a Guarda Nacional Republicada.
Cerca de 60 concelhos dos distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre e Santarém estão hoje em perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O presidente da Câmara do Fundão, no distrito de Castelo Branco, disse hoje que o fogo consumiu mais de 10 mil hectares dos 70 mil do concelho, apesar de estes dados serem ainda provisórios.
Dez distritos de Portugal continental vão estar terça e quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Internet Segura (CIS) admite a chegada de pedidos de ajuda relacionados com imagens sexuais de menores geradas com Inteligência Artificial (IA), numa altura em que é mais fácil aliciar menores para obter conteúdo sexual ilegal.
O incêndio que deflagrou em Arganil no dia 13 apresenta a maior área ardida de sempre em Portugal, com 64 mil hectares consumidos, segundo o relatório provisório do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).
Engenharia Aeroespacial, Medicina, Matemática Aplicada à Economia e Gestão e Bioengenharia voltam a ser os cursos em que só ficaram colocados alunos com uma média mínima de 18 ou mais valores.