Trump classifica relações com China como “muito boas”

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje que as relações com a China são "muito boas" e anunciou uma conversa com o seu homólogo chinês, Xi Jinping, "talvez no final da semana".

© Facebook de Donald J. Trump

“Não queremos prejudicar a China. A China estava a sofrer muitos danos. Estavam a fechar fábricas. Havia muita instabilidade e ficaram muito felizes por poderem fazer algo connosco. A relação é muito, muito boa. Falarei com o presidente Xi talvez no final da semana”, disse Trump aos jornalistas, a partir da Casa Branca.

Após um fim de semana de negociações na Suíça, delegações de ambos os países chegaram a um acordo para reduzir as tarifas mútuas em 115%, durante 90 dias, o que foi visto como o início de um processo para reparar uma relação prejudicada pela disputa comercial.

Assim, as tarifas dos EUA sobre os produtos chineses mantêm-se nos 30% (contra 145%) e as tarifas asiáticas sobre os EUA mantêm-se nos 10% (contra 125%), representando uma pausa temporária numa situação comparável a um embargo comercial.

Nas últimas semanas, o Governo norte-americano reportou contactos bilaterais para estas negociações, e Trump chegou a afirmar ter conversado com Xi Jinping, algo que Pequim negou e Washington não conseguiu posteriormente comprovar.

As negociações entre a China e os EUA serão retomadas em breve para abordar a resolução prática de desacordos comerciais, o que exigirá discussões altamente técnicas.

O objetivo de Washington – reiterado por altos funcionários enviados por Trump a Genebra – é reduzir o défice comercial dos EUA, uma situação declarada pelo Governo norte-americano como uma “emergência de segurança nacional”.

Sobre as relações comerciais com a União Europeia (UE), Trump considerou-as “em muitos aspetos mais desagradáveis do que com a China”.

Últimas de Política Internacional

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje que as relações com a China são "muito boas" e anunciou uma conversa com o seu homólogo chinês, Xi Jinping, "talvez no final da semana".
Os trabalhadores nos postos diplomáticos e consulares de Portugal no Brasil vão ter as suas remunerações fixas em euros, uma reivindicação antiga e que motivou vários protestos, segundo fonte sindical e o Governo.
O Governo britânico, que tem sido pressionado para conter a imigração, vai endurecer as condições para a concessão de vistos de trabalho e facilitar a deportação de estrangeiros condenados por crimes, anunciou hoje a ministra do Interior.
A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, voltou hoje a criticar o sistema judicial italiano, acusando os tribunais de ordenarem o regresso a Itália de imigrantes com registo criminal e manifestamente sem direito a proteção, por razões "claramente ideológicas".
A Comissão Europeia anunciou hoje ter levado Portugal ao Tribunal de Justiça da União Europeia por não aplicar na totalidade a nova Lei dos Serviços Digitais, dado que não conferiu poderes supervisores nem definiu regras sobre sanções.
A segunda volta para a eleição de Friedrich Merz como chanceler da Alemanha vai decorrer hoje às 15:15 (hora local, 14:15 em Lisboa), depois do líder dos conservadores ter falhado a primeira votação no parlamento.
O Governo dos EUA anunciou hoje que vai oferecer dinheiro aos imigrantes ilegais que regressem aos seus países, beneficiando aqueles que optem pela autodeportação.
A presidente da Comissão Europeia anunciou hoje uma estratégia para a União Europeia (UE) atrair investigadores estrangeiros, alocando 500 milhões de euros até 2027 com vista a chegar futuramente a um investimento de 3% do PIB neste setor.
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, prometeu hoje retaliações contra os rebeldes huthis do Iémen, depois de um míssil ter atingido o aeroporto Ben Gurion em Telavive.
O chanceler cessante alemão, Olaf Scholz, apelou hoje à defesa do ideal europeu surgido após a Segunda Guerra Mundial, durante as comemorações do octogésimo aniversário da libertação do campo de concentração nazi de Neuengamme, perto da cidade de Hamburgo.