Papa Leão XIV recebe Zelensky em audiência privada este domingo

O Papa Leão XIV vai receber hoje o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou o Vaticano.

© Facebook de Volodymyr Zelensky

Leão XIV, no final da missa de inauguração do seu pontificado, que teve lugar esta manhã na Praça de São Pedro, no Vaticano, referiu-se à “Ucrânia mártir”, que espera “negociações para uma paz justa e duradoura”.

“A Ucrânia está finalmente à espera de negociações para uma paz justa e duradoura”, declarou o Papa.

A audiência privada de Leão XIV com o Presidente ucraniano deve ocorrer ao início da tarde.

A missa de inauguração do pontificado contou com a presença de muitas delegações oficiais de países de todo o mundo, a que se juntaram mais de 100 mil fiéis, segundo números avançados pelos serviços do Vaticano.

Entre os presentes na Praça de São Pedro esteve o vice-Presidente dos Estados Unidos, JD Vance, sentado na primeira fila ao lado do secretário de Estado, Marco Rubio, em representação do país natal do novo Papa.

Antes do início da missa, Vance foi visto a levantar-se para apertar a mão de Zelensky, quando este passou para o cumprimentar, num gesto de desanuviamento após o seu encontro acrimonioso na Sala Oval com o Presidente Donald Trump em fevereiro.

Entretanto, Trump anunciou que vai falar na segunda-feira por telefone com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, e também com Zelensky, para “parar o derramamento de sangue”.

O Vaticano mostrou a sua capacidade de mediação quando, por ocasião do funeral do Papa Francisco, a 26 de abril, acolheu na Basílica de São Pedro uma cimeira improvisada entre Trump e Zelensky, que aproximou posições após o seu tenso encontro de fevereiro.

No dia 08 de maio, dia da eleição do novo pontífice, Zelensky felicitou-o e manifestou o desejo de que ele continuasse a oferecer “o apoio moral e espiritual” que a Ucrânia recebeu do Papa Francisco.

Últimas do Mundo

As companhias aéreas foram hoje obrigadas a anular 40% dos seus voos até ao final do dia no aeroporto de Paris-Orly (França) devido a uma avaria no controlo do tráfego aéreo, anunciou a autoridade francesa da aviação civil (DGAC).
A Força aérea ucraniana disse hoje que intercetou 88 dos 273 drones disparados pela Rússia durante a noite, que "atingiram" a região de Kiev.
O Papa Leão XIV vai receber hoje o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou o Vaticano.
O Papa Leão XIV preside hoje à sua primeira missa pública na Praça de São Pedro, Roma, um momento tradicionalmente encarado pelo mundo católico como a apresentação das linhas mestras do seu pontificado.
O presidente do Irão, Masoud Pezeshkian, disse hoje que o seu país não abandonará as negociações com os Estados Unidos sobre o programa nuclear, mas não irá tolerar ameaças nem desistir dos seus direitos.
Um encontro entre os Presidentes russo e ucraniano será possível desde que Moscovo e Kiev tenham chegado previamente a "acordos", admitiu hoje o Kremlin, um dia depois das primeiras conversações de paz diretas entre as duas partes desde 2022.
As Forças de Defesa de Israel (IDF) afirmaram que os seus ataques na Faixa de Gaza, intensificados nos últimos dois dias, visam "alcançar o controlo operacional" nalgumas zonas do enclave e enquadram-se nos "preparativos para expandir operações" militares.
O Brasil, maior fornecedor mundial de frango, anunciou na sexta-feira a suspensão provisória das exportações do produto de todas as regiões do país para Argentina, China e União Europeia (UE) devido à gripe aviária.
Um ataque russo a um miniautocarro que transportava civis no norte da Ucrânia matou nove pessoas e feriu quatro, anunciaram as autoridades regionais hoje, um após as conversações entre russos e ucranianos não terem conseguido produzir tréguas.
A Organização Mundial para as Migrações (OIM) manifestou-se hoje alarmada com os confrontos na Líbia, onde se registaram três dias de violentos combates entre forças leais ao Governo de Tripoli e poderosas milícias que o executivo tenta desmantelar.