Incêndios: Bombeiros e dois aviões da União Europeia de combate aos fogos colocados em Portugal

Bombeiros e dois aviões de combate a incêndios da União Europeia (UE) foram colocados em Portugal para apoiar o país e outros afetados pelos fogos florestais, visando reforçar as capacidades nacionais no verão, anunciou hoje a Comissão Europeia.

© D.R.

Em comunicado, a instituição refere que, “para se preparar para o aumento do risco de incêndios florestais durante os próximos meses de verão, a UE mobilizou equipas de bombeiros e aviões para ajudar os países europeus afetados por incêndios florestais”.

Em concreto, “para apoiar rapidamente os corpos de bombeiros locais, durante os meses de julho e agosto, cerca de 650 bombeiros de 14 países europeus estarão estrategicamente posicionados em locais-chave de alto risco em França, Grécia, Portugal e Espanha”, indica Bruxelas, afirmando que o número de bombeiros em cada país será reforçado.

Acrescem 22 aviões de combate a incêndios e quatro helicópteros estacionados em 10 Estados-membros para intervir em caso de necessidade.

No caso de Portugal, a frota de verão apoiada pela UE inclui dois aviões ligeiros.

“Coordenados e cofinanciados através do Mecanismo de Proteção Civil da UE, estes recursos ajudarão a atenuar os riscos e permitirão uma resposta mais rápida e mais sólida às crises. Estes recursos vêm juntar-se às capacidades nacionais”, adianta a Comissão Europeia.

O Mecanismo de Proteção Civil da UE coordena a resposta a catástrofes naturais e de origem humana ao nível da UE e visa a cooperação entre as autoridades nacionais e a assistência rápida às populações.

Além disso, ainda este verão, 19 equipas terrestres de combate a incêndios, com cerca de 30 bombeiros cada, e uma equipa de aconselhamento e avaliação, estão prontas a ser mobilizadas pela UE em estreita colaboração com os Estados-membros.

Será ainda criada uma equipa específica de apoio aos incêndios florestais no Centro de Coordenação de Resposta de Emergência da UE para monitorizar os riscos e analisar dados científicos.

“Esta abordagem proativa confirma o compromisso da UE de se manter um passo à frente das catástrofes, incluindo as agravadas pelas alterações climáticas, e de unir esforços para proteger vidas, casas e o ambiente”, conclui o executivo comunitário.

Em 2024, Portugal enfrentou uma das piores épocas de incêndios florestais da última década, com um total de 6.229 incêndios rurais entre 01 de janeiro e 15 de outubro resultando em 136.424 hectares de área ardida.

Este número foi equivalente a uma redução de 47% no total de incêndios em comparação com a média dos 10 anos anteriores, mas também a um aumento de 22% na área ardida.

Últimas do País

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu cerca de 25 quilos de cocaína "com elevado grau de pureza" no porto de Leixões, em Matosinhos, distrito do Porto, em contentores refrigerados provenientes do Uruguai, foi hoje anunciado.
A Universidade de Coimbra (UC) recebeu mais de dois mil alunos em mobilidade académica no ano letivo de 2024/2025, maioritariamente provenientes de Itália, Espanha e Brasil, revelou hoje o vice-reitor João Nuno Calvão da Silva.
A Fenprof enviou hoje uma carta aberta ao ministro acusando-o de desvalorizar o direito à manifestação, numa escola perante alunos “a quem deveria ser transmitido o valor da democracia e dos direitos que a sustentam”.
O número de jovens que saiu de uma casa de acolhimento para um estabelecimento prisional duplicou entre 2023 e 2024, com seis casos, revela o relatório de Caracterização Anual da Situação de Acolhimento das Crianças e Jovens (CASA) 2024.
O ex-fuzileiro Cláudio Coimbra, condenado por matar um PSP à porta de uma discoteca em Lisboa em 2022, foi hoje absolvido da acusação de tentar agredir um GNR também na noite lisboeta.
A GNR está a realizar hoje uma operação de fiscalização dirigida a trabalhadores agrícolas e ao seu transporte no concelho de Odemira, distrito de Beja, revelou fonte da força de segurança.
O número de inquéritos abertos pelo Ministério Público (MP) por suspeitas de criminalidade económico-financeira aumentou 69,6% entre 2023 e 2024, enquanto os inquéritos por cibercrime e violência conjugal diminuíram.
Um homem morreu hoje, após ter sido baleado no pescoço, em Rio Tinto, no concelho de Gondomar, revelaram à Lusa fontes da PSP e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje 64 suspeitos de pertencerem a um grupo transnacional organizado que terá conseguido ganhos de cerca de 14 milhões de euros através da prática de ‘phishing’.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) inicia hoje uma operação de fiscalização com especial enfoque nas fronteiras terrestres e junto dos operadores vitivinícolas para reprimir a entrada e circulação irregular de vinho no mercado português.