Incêndios: Bombeiros e dois aviões da União Europeia de combate aos fogos colocados em Portugal

Bombeiros e dois aviões de combate a incêndios da União Europeia (UE) foram colocados em Portugal para apoiar o país e outros afetados pelos fogos florestais, visando reforçar as capacidades nacionais no verão, anunciou hoje a Comissão Europeia.

© D.R.

Em comunicado, a instituição refere que, “para se preparar para o aumento do risco de incêndios florestais durante os próximos meses de verão, a UE mobilizou equipas de bombeiros e aviões para ajudar os países europeus afetados por incêndios florestais”.

Em concreto, “para apoiar rapidamente os corpos de bombeiros locais, durante os meses de julho e agosto, cerca de 650 bombeiros de 14 países europeus estarão estrategicamente posicionados em locais-chave de alto risco em França, Grécia, Portugal e Espanha”, indica Bruxelas, afirmando que o número de bombeiros em cada país será reforçado.

Acrescem 22 aviões de combate a incêndios e quatro helicópteros estacionados em 10 Estados-membros para intervir em caso de necessidade.

No caso de Portugal, a frota de verão apoiada pela UE inclui dois aviões ligeiros.

“Coordenados e cofinanciados através do Mecanismo de Proteção Civil da UE, estes recursos ajudarão a atenuar os riscos e permitirão uma resposta mais rápida e mais sólida às crises. Estes recursos vêm juntar-se às capacidades nacionais”, adianta a Comissão Europeia.

O Mecanismo de Proteção Civil da UE coordena a resposta a catástrofes naturais e de origem humana ao nível da UE e visa a cooperação entre as autoridades nacionais e a assistência rápida às populações.

Além disso, ainda este verão, 19 equipas terrestres de combate a incêndios, com cerca de 30 bombeiros cada, e uma equipa de aconselhamento e avaliação, estão prontas a ser mobilizadas pela UE em estreita colaboração com os Estados-membros.

Será ainda criada uma equipa específica de apoio aos incêndios florestais no Centro de Coordenação de Resposta de Emergência da UE para monitorizar os riscos e analisar dados científicos.

“Esta abordagem proativa confirma o compromisso da UE de se manter um passo à frente das catástrofes, incluindo as agravadas pelas alterações climáticas, e de unir esforços para proteger vidas, casas e o ambiente”, conclui o executivo comunitário.

Em 2024, Portugal enfrentou uma das piores épocas de incêndios florestais da última década, com um total de 6.229 incêndios rurais entre 01 de janeiro e 15 de outubro resultando em 136.424 hectares de área ardida.

Este número foi equivalente a uma redução de 47% no total de incêndios em comparação com a média dos 10 anos anteriores, mas também a um aumento de 22% na área ardida.

Últimas do País

Sete distritos de Portugal continental estão sob aviso laranja, o segundo mais elevado, devido à interferência marítima, indicou hoje ao início da tarde o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O bombeiro suspeito de violência doméstica em Machico, na Madeira, detido em agosto e sujeito inicialmente à medida de coação de prisão preventiva, foi perdoado pela vítima e o processo foi suspenso.
A Polícia Judiciária (PJ) detectou hoje no Porto o advogado Paulo Topa, confirmou à Lusa fonte da polícia, tendo a diligência ocorrida no âmbito de uma investigação por desvio de fundos.
A SOS Amianto - Associação Portuguesa de Proteção Contra o Amianto alertou hoje que Portugal falhou o prazo para a transposição da diretiva europeia que obriga à redução do limite de exposição dos trabalhadores ao amianto.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve no sábado em Lisboa um homem de 38 anos que era alvo de um Mandado de Detenção Europeu pela prática de Furtos Qualificados e Burlas Informáticas, anunciou hoje a PSP.
Onze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso laranja, o segundo mais elevado, devido à queda de neve e à interferência marítima, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Seis distritos de Portugal Continental estão hoje em aviso laranja e quatro em aviso amarelo para a queda de neve até domingo de manhã, podendo condicionar e interditar estradas, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Uma antiga fábrica que estava em obras para ser transformada em residência universitária ardeu hoje em Braga, revelou à Lusa fonte do Comando Sub-Regional do Ave.
As empresas de chocolate nacionais enfrentam o otimismo do período natalício, “um dos mais relevantes” para as vendas, não evitando baixar preços porque o valor do cacau continua no dobro da média de 2023.
A maioria dos desfibrilhadores disponíveis nas viaturas dos Sapadores de Lisboa tem componentes cujo prazo de validade está ultrapassado, mas o Regimento deu orientações para que os bombeiros continuem a utilizá-los, denunciou hoje um sindicato.