Incêndios: Bombeiros e dois aviões da União Europeia de combate aos fogos colocados em Portugal

Bombeiros e dois aviões de combate a incêndios da União Europeia (UE) foram colocados em Portugal para apoiar o país e outros afetados pelos fogos florestais, visando reforçar as capacidades nacionais no verão, anunciou hoje a Comissão Europeia.

© D.R.

Em comunicado, a instituição refere que, “para se preparar para o aumento do risco de incêndios florestais durante os próximos meses de verão, a UE mobilizou equipas de bombeiros e aviões para ajudar os países europeus afetados por incêndios florestais”.

Em concreto, “para apoiar rapidamente os corpos de bombeiros locais, durante os meses de julho e agosto, cerca de 650 bombeiros de 14 países europeus estarão estrategicamente posicionados em locais-chave de alto risco em França, Grécia, Portugal e Espanha”, indica Bruxelas, afirmando que o número de bombeiros em cada país será reforçado.

Acrescem 22 aviões de combate a incêndios e quatro helicópteros estacionados em 10 Estados-membros para intervir em caso de necessidade.

No caso de Portugal, a frota de verão apoiada pela UE inclui dois aviões ligeiros.

“Coordenados e cofinanciados através do Mecanismo de Proteção Civil da UE, estes recursos ajudarão a atenuar os riscos e permitirão uma resposta mais rápida e mais sólida às crises. Estes recursos vêm juntar-se às capacidades nacionais”, adianta a Comissão Europeia.

O Mecanismo de Proteção Civil da UE coordena a resposta a catástrofes naturais e de origem humana ao nível da UE e visa a cooperação entre as autoridades nacionais e a assistência rápida às populações.

Além disso, ainda este verão, 19 equipas terrestres de combate a incêndios, com cerca de 30 bombeiros cada, e uma equipa de aconselhamento e avaliação, estão prontas a ser mobilizadas pela UE em estreita colaboração com os Estados-membros.

Será ainda criada uma equipa específica de apoio aos incêndios florestais no Centro de Coordenação de Resposta de Emergência da UE para monitorizar os riscos e analisar dados científicos.

“Esta abordagem proativa confirma o compromisso da UE de se manter um passo à frente das catástrofes, incluindo as agravadas pelas alterações climáticas, e de unir esforços para proteger vidas, casas e o ambiente”, conclui o executivo comunitário.

Em 2024, Portugal enfrentou uma das piores épocas de incêndios florestais da última década, com um total de 6.229 incêndios rurais entre 01 de janeiro e 15 de outubro resultando em 136.424 hectares de área ardida.

Este número foi equivalente a uma redução de 47% no total de incêndios em comparação com a média dos 10 anos anteriores, mas também a um aumento de 22% na área ardida.

Últimas do País

A produção de vinho no Douro poderá sofrer uma quebra a rondar os 20% para as 220 mil pipas na próxima vindima, comparativamente com a colheita do ano passado, foi hoje divulgado.
Uma operação da Polícia Judiciária levou à apreensão de cerca de 200 quilos de cocaína disfarçada em areia para gatos, numa carga que tinha como destino uma empresa do concelho de Gondomar. A descoberta foi feita num armazém localizado no Bombarral, após várias diligências de investigação iniciadas em abril.
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Carlos Cortes, considerou esta quinta-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) atingiu o nível crítico, afirmando que “é uma situação de linha vermelha” e que o Governo tem de intervir rapidamente.
A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia alertou hoje a tutela para o problema dos suicídios na PSP, questionando sobre o que está a ser feito para combater este fenómeno, uma vez que a atual estratégia não está a resultar.
A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) discordou hoje da proposta apresentada pela Comissão Europeia para a Política Agrícola Comum (PAC) 2028-2034, tendo já comunicado a sua posição ao Comissário da Agricultura.
A 42.ª Concentração Internacional de Motos de Faro, que arranca esta quinta-feira nos arredores da cidade, espera acolher até domingo cerca de 20.000 pessoas vindas de todo o mundo, disse o presidente do Moto Clube de Faro.
Quatro pessoas foram detidas no aeroporto do Porto, numa operação de combate ao tráfico de droga na qual foram apreendidos 100 quilos de cocaína que se encontravam em malas provenientes do Brasil, revelou esta quinta-feira a Polícia Judiciária (PJ).
Sete pessoas morreram vítimas de violência doméstica nos primeiros três meses do ano, segundo dados oficiais, que mostram que as polícias portuguesas receberam mais de sete mil queixas em menos de cem dias.
A Autoridade da Concorrência (AdC) avançou para uma investigação aprofundada sobre a aquisição do Hospital Particular do Algarve (HPA) pela CUF, segundo um comunicado hoje publicado no portal do regulador.
Mais de duas dezenas de profissionais de saúde da Unidade de Saúde Familiar Parque Cidade (Loures) apresentaram pedidos de escusa de responsabilidade por falta de condições de trabalho, com a temperatura nalguns gabinetes a atingir os 35 graus.