Taxa de crescimento da despesa da Segurança Social superou a da receita em 2024

A segurança social teve em 2024 o maior excedente desde 2010, atingindo 5.595 milhões de euros, mas o Conselho das Finanças Públicas alerta que, pela primeira vez no último triénio, a taxa de crescimento da despesa superou a da receita.

© D.R.

“Não obstante a melhoria do saldo da Segurança Social, deve ter-se presente que pela primeira vez no último triénio em 2024 a taxa de crescimento da despesa superou a da receita”, refere o relatório sobre a evolução orçamental da Segurança Social e Caixa Geral de Aposentações (CGA) em 2024, hoje divulgado pelo CFP.

Em 2024, a receita efetiva da Segurança Social cresceu 10,4%, com o aumento a ser impulsionado “quase exclusivamente pela evolução das contribuições e quotizações”.

Já a despesa efetiva teve um crescimento de 11,8%, ficando 1.409 milhões de euros acima do orçamentado, sendo o desvio “explicado em 75% pela maior despesa com pensões e complementos”, assinala o organismo liderado por Nazaré Costa Cabral.

Em valor, porém, a receita efetiva registou um aumento superior ao da despesa – com subidas de respetivamente, 3.891 milhões de euros e 3.783 milhões de euros, contribuindo para a melhoria do excedente registado em 2024.

Últimas do País

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) deu hoje um parecer negativo ao projeto de lei do PCP que propõe o encerramento do comércio geral aos domingos e feriados.
O primeiro túnel do Plano Geral de Drenagem de Lisboa (PGDL), com uma extensão de cinco quilómetros, ficou hoje concluído, ligando Campolide a Santa Apolónia, com o objetivo de prevenir as cheias e reaproveitar a água das chuvas.
O Tribunal de Guimarães condenou hoje a 17 anos de prisão o professor primário da Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga, acusado de 3.734 crimes de abuso sexual de crianças cometidos na sala de aulas sobre 11 alunas.
O Ministério da Saúde autorizou a contratação este ano de até 350 médicos para situações excecionais e urgentes, pelas entidades públicas empresariais do SNS, como os Institutos de Oncologia e hospitais com gestão autónoma, segundo um despacho hoje publicado.
A inspeção-geral da saúde concluiu que um utente que morreu de enfarte, em outubro, em Bragança, após o INEM demorar 1:20 a chegar, poderia ter sobrevivido se o socorro fosse imediato, mas não culpa os trabalhadores.
Vários formandos excluídos do curso para técnicos de emergência pré-hospitalar queixam-se de terem assinado contrato com o INEM sem saberem que alguns módulos da formação eram eliminatórios e vão contestar os resultados.
O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) confirmou a condenação a pena suspensa e multa, por peculato, de 16 ex-funcionários alfandegários que, durante mais de dois anos, desviaram bens dos "perdidos e achados" do aeroporto de Lisboa.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) abriu um processo de esclarecimento ao caso de um bebé prematuro que nasceu numa ambulância dos Bombeiros Voluntários da Nazaré e acabou por morrer após dar entrada no hospital de Leiria.
A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) realizou, pela primeira vez, intervenções cirúrgicas assistidas por laser na patologia venosa e alcançou "um elevado nível de satisfação" entre os profissionais e pacientes.
O Ministério Público (MP) acusou 18 arguidos de dezenas de crimes por, ao longo de três anos, terem alegadamente emitido de forma fraudulenta receitas médicas e certificados de óbito, anunciou hoje a Procuradoria-Geral Regional de Lisboa (PGRL).