PSP desmantelou rede de tráfico de droga que operava no Alentejo Central

A PSP de Évora desmantelou uma rede de tráfico de droga que operava sobretudo na região do Alentejo Central, tendo sido detidas 13 pessoas, durante uma operação realizada entre segunda e quarta-feira, informou hoje aquela força de segurança.

© Folha Nacional

Em comunicado, a Polícia de Segurança Pública (PSP) adianta que na operação, desencadeada após uma investigação que durava há cerca de um ano e meio, foram detidos nove homens e quatro mulheres, com idades entre os 19 e os 45 anos, e apreendidas mais de 135 mil doses de haxixe.

No âmbito das buscas, a PSP precisa que foram apreendidas 135.695,94 doses individuais de haxixe, 697 de cocaína, 85,20 de ecstasy, 59.857,20 euros em dinheiro, cinco automóveis de alta cilindrada, um motociclo, duas botijas de óxido nitroso, uma arma de fogo, calibre 6.35 milímetros e uma arma de fogo e calibre 12.

Foram também apreendidas duas reproduções de armas de fogo, uma arma branca, uma soqueira, diversas armas brancas e 130 munições de diversos calibres e material que se suspeita ser proveniente do lucro da venda de droga.

A intervenção da PSP foi desencadeada após uma detenção em flagrante delito na cidade de Évora, seguida do cumprimento de 29 mandados de buscas nas localidades de Évora, Montemor-o-Novo, Lisboa e Samora Correia (Santarém).

Dos detidos, 12 foram presentes à autoridade judiciária competente, cinco ficaram em prisão preventiva.

O último detido será presente, hoje, à autoridade judiciária competente para eventual aplicação de medida de coação.

Últimas do País

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) alertou hoje para a falta de reconhecimento das equipas de cuidados paliativos ao domicílio, alegando que enfrentam condições de trabalho indignas e desigualdade perante outros profissionais de saúde.
O procurador-geral da República não se comprometeu hoje com uma data de conclusão da averiguação preventiva à empresa familiar do primeiro-ministro, a Spinumviva, e disse estar a avaliar “os meios necessários” para a terminar.
O ministro da Educação admitiu hoje que o ano letivo poderá arrancar com falta de professores nas escolas, mas disse acreditar num regresso às aulas com a "máxima normalidade" e que as escolas consigam suprimir falhas.
Os jovens diplomados do ensino superior que ainda não estão a beneficiar da devolução das propinas vão poder receber o prémio de valorização das qualificações, mas terão de escolher entre esse apoio ou o IRS Jovem.
O Ministério Público (MP) confrontou hoje José Sócrates, em tribunal, com escutas em que este combinou um jantar, em 2014, em casa do ex-banqueiro Ricardo Salgado, tendo o antigo primeiro-ministro insistido que essa refeição nunca aconteceu.
A Associação Nacional de Municípios Portugueses defendeu hoje a realização de um debate nacional, a partir de outubro, envolvendo o Estado central, municípios e entidades competentes, para se tomarem medidas que evitem a repetição de incêndios no próximo verão.
O Governo vai descongelar, a partir do ano letivo 2026/2027, o valor das propinas das licenciaturas, que não sofre alterações desde 2020 e passará de 697 para 710 euros, anunciou hoje o ministro da Educação.
Os estudantes deslocados pagam, pelo menos, mais 200 euros por mês para frequentar o ensino superior face aos colegas que estudam na sua cidade, com o alojamento a representar a maior despesa.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) recolheu durante os meses de julho e agosto 187 armas de fogo e 2.730 munições, que foram entregues de forma voluntária pelos proprietários, anunciou hoje esta polícia.
O Ministério Público está a investigar a morte de um bebé de 11 meses que terá sofrido uma paragem cardiorrespiratória à porta do centro de saúde de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco.