Colisão entre camião e autocarro escolar faz sete feridos na A8 em Alcobaça

Uma colisão entre um camião e um autocarro, que transportava alunos de uma escola de Coimbra, causou hoje sete feridos ligeiros na autoestrada A8, em Alfeizerão, Alcobaça, disse fonte do Sub-Comando de Emergência e Proteção Civil do Oeste.

© LUSA/ MIGUEL A. LOPES

O acidente, ao quilómetro 94 da A8, no sentido norte-sul, provocou sete feridos ligeiros, seis dos quais ocupantes do autocarro, sendo o sétimo o condutor do veículo pesado, segundo a mesma fonte.

Três das vítimas foram transportadas para a urgência de Torres Vedras da Unidade Local de Saúde do Oeste e as restantes aguardam ser encaminhadas para terem assistência hospitalar.

O autocarro seguia com 41 ocupantes, todos de um colégio de Coimbra, sendo 37 crianças, entre os 9 e os 10 anos, e quatro adultos.

A autoestrada encontra-se condicionada no mesmo sentido em que ocorreu o acidente, estando o trânsito a circular apenas pela faixa da esquerda.

No local, encontram-se 73 operacionais e 33 viaturas de várias corporações de bombeiros da região Oeste e ainda um meio aéreo, segundo informação disponível na página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil na internet.

Entre os meios de socorro no local, encontra-se também uma equipa de psicólogos do Instituto Nacional de Emergência Médica a dar assistência às vítimas.

Os meios de socorro começaram a ser chamados para a ocorrência pelas 09:50.

Últimas do País

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) alertou hoje para a falta de reconhecimento das equipas de cuidados paliativos ao domicílio, alegando que enfrentam condições de trabalho indignas e desigualdade perante outros profissionais de saúde.
O procurador-geral da República não se comprometeu hoje com uma data de conclusão da averiguação preventiva à empresa familiar do primeiro-ministro, a Spinumviva, e disse estar a avaliar “os meios necessários” para a terminar.
O ministro da Educação admitiu hoje que o ano letivo poderá arrancar com falta de professores nas escolas, mas disse acreditar num regresso às aulas com a "máxima normalidade" e que as escolas consigam suprimir falhas.
Os jovens diplomados do ensino superior que ainda não estão a beneficiar da devolução das propinas vão poder receber o prémio de valorização das qualificações, mas terão de escolher entre esse apoio ou o IRS Jovem.
O Ministério Público (MP) confrontou hoje José Sócrates, em tribunal, com escutas em que este combinou um jantar, em 2014, em casa do ex-banqueiro Ricardo Salgado, tendo o antigo primeiro-ministro insistido que essa refeição nunca aconteceu.
A Associação Nacional de Municípios Portugueses defendeu hoje a realização de um debate nacional, a partir de outubro, envolvendo o Estado central, municípios e entidades competentes, para se tomarem medidas que evitem a repetição de incêndios no próximo verão.
O Governo vai descongelar, a partir do ano letivo 2026/2027, o valor das propinas das licenciaturas, que não sofre alterações desde 2020 e passará de 697 para 710 euros, anunciou hoje o ministro da Educação.
Os estudantes deslocados pagam, pelo menos, mais 200 euros por mês para frequentar o ensino superior face aos colegas que estudam na sua cidade, com o alojamento a representar a maior despesa.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) recolheu durante os meses de julho e agosto 187 armas de fogo e 2.730 munições, que foram entregues de forma voluntária pelos proprietários, anunciou hoje esta polícia.
O Ministério Público está a investigar a morte de um bebé de 11 meses que terá sofrido uma paragem cardiorrespiratória à porta do centro de saúde de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco.