Rutte propõe oficialmente a Estados-membros da NATO gastos militares de 5% do PIB

O secretário-geral da NATO propôs hoje, oficialmente, que os líderes da organização concordem, na cimeira deste mês, em Haia, aumentar os gastos com defesa para 5% do PIB, para cobrir os custos das capacidades militares da organização.

© Facebook de Mark Rutte

“Vou propor um plano de investimento global que totalizará 5% do PIB [produto interno bruto] em investimento na defesa: 3,5% do PIB para gastos puros com Defesa com base nos custos globais para atingir os novos objetivos de capacidade que os ministros acabaram de acordar e 1,5% do PIB anual em investimentos relacionados com a defesa e a segurança, como infraestruturas e indústria”, disse Mark Rutte, numa conferência de imprensa após uma reunião dos ministros da Defesa da Aliança Atlântica.

A cimeira da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) vai decorrer a 24 e 25 deste mês em Haia.

Após a reunião dos ministros da Defesa da NATO, que acordou os novos requisitos de capacidades militares, o ex-primeiro-ministro dos Países Baixos confirmou a iniciativa para a cimeira de Haia, em que se espera que os líderes da Aliança Atlântica cheguem a um acordo sobre o novo pacto.

Na conferência de imprensa, Rutte evitou, contudo, fixar um prazo para que os aliados cumpram essa meta.

Nesta última secção serão consideradas questões como a mobilidade militar, o desenvolvimento da base industrial e a preparação para situações de conflito e emergência, detalhou Rutte.

A proposta decorre da análise de segurança da NATO e da aprovação dos novos objetivos de capacidades acordados entre os aliados, que exigirão um investimento de 3,5% do PIB, aos quais a Aliança Atlântica acrescenta agora uma verba de 1,5% para desenvolver essas capacidades, chegando assim ao valor exigido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aos Estados membros da organização.

“Há um amplo apoio. Estamos muito perto [de um acordo]”, disse Rutte, sublinhando que tem “total confiança” em que todas as partes concordem com a proposta até à cimeira da NATO.

Os aliados europeus e o Canadá já têm investido fortemente nas suas forças armadas, bem como em armas e munições, desde que a Rússia lançou uma invasão em grande escala da Ucrânia em 2022.

Ao mesmo tempo, alguns têm resistido às exigências dos Estados Unidos de investir 5% do PIB em defesa – 3,5% em gastos militares essenciais e 1,5% em estradas, pontes, aeródromos e portos marítimos necessários para mobilizar exércitos mais rapidamente.

Na semana passada, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, recordou que Portugal é um membro fundador da Aliança Atlântica e vai cumprir os objetivos de investimento na Defesa.

“Obviamente que há aqui duas etapas, uma etapa é a etapa dos 2% [do PIB], em que Portugal não estava ainda no nível que é exigível para os países da NATO. Além disso, temos depois esta proposta dos 5%, mas, como sabe, o secretário-geral, Mark Rutte, dividiu isso em 3,5%, que será justamente de investimento na defesa no sentido mais clássico e tradicional do termo, e depois 1,5% em infraestruturas”, especificou.

Últimas do Mundo

As defesas aéreas russas abateram 93 drones ucranianos sobre seis regiões do país, sobre a Crimeia anexada e o Mar Negro, informou hoje o Ministério da Defesa russo.
A Arábia Saudita executou oito pessoas no sábado, anunciou hoje a imprensa estatal do país, demonstrando que o uso da pena de morte está a ser aprofundado pela monarquia do Golfo, especialmente para condenações relacionadas com drogas.
Cabo Verde apreendeu 21 apartamentos e dois estabelecimentos comerciais, avaliados em 2,7 milhões de euros, na ilha do Sal, numa investigação europeia sobre fraude e branqueamento de capitais que também passou por Portugal, foi esta sexta-feira anunciado.
O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou hoje que deseja uma "paz duradoura" na Ucrânia, reafirmando que as condições propostas por Moscovo, nomeadamente a cedência de território por Kyiv e a renúncia à NATO, permanecem inalteradas.
O Google DeepMind e o Google Earth Engine anunciaram o seu novo modelo de Inteligência Artificial (IA) AlphaEarth Foundations, que ajudará cientistas e investigadores a cartografar e monitorizar a Terra de forma "mais precisa e eficiente".
A instituição de ensino informou hoje que a investigação começou em maio, após a denúncia de várias das vítimas, que informaram as autoridades espanholas de fotografias em que apareciam nuas que tinham sido divulgadas no seu círculo de amigos.
Uma greve de taxistas contra o aumento do preço do gasóleo coincidiu com as manifestações contra o aumento do custo de vida em Angola, provocando graves distúrbios em Luanda. Os confrontos com a polícia resultaram em pelo menos quatro mortos, incluindo um agente, e mais de 500 detenções.
O balanço provisório das autoridades angolanas aponta para 22 mortos, 197 feridos e 1.214 detenções, nos dois dias de tumultos registados na província de Luanda, durante uma paralisação de taxistas, avançou o Governo esta quarta-feira.
Dois ex-altos funcionários do futebol chinês foram condenados hoje por crimes de corrupção, elevando para 18 o número de pessoas condenadas desde o início, em 2022, da maior campanha anticorrupção da história recente do futebol do país.
A Comissão Europeia revelou hoje que a plataforma de comércio digital Temu violou a legislação dos serviços 'online' da União Europeia (UE), ao permitir a venda de produtos ilegais.