Portugal tenta terceiro título da sua história em final inédita com Espanha

Portugal tem hoje a possibilidade de conquistar o terceiro título da sua história, na final da Liga das Nações de futebol, mas para isso tem de ultrapassar uma Espanha imbatível há dois anos.

©facebook de CR7

Depois do Euro2016, em França, o primeiro troféu de sempre, e de 2019, na primeira edição da Liga das Nações, no Porto, a seleção nacional agora tem em Munique, na Alemanha, a possibilidade de voltar a levantar um troféu, embora tenha um adversário pela frente que tem sido dominador.

A Espanha chega ao Allianz Arena como campeã europeia e detentora do título da Liga da Nações e, além disso, leva um registo de 24 jogos sem perder em jogos oficiais, com o último desaire a acontecer na Escócia (2-0), em 2023, no caminho para o Europeu do ano passado.

A ‘La Roja’ tem sido dominadora sob o comando de Luis de la Fuente, a que muito tem contribuído a ascensão meteórica de Lamine Yamal, que, com apenas 17 anos, promete marcar o futebol mundial nas próximas duas décadas.

A Espanha chega a esta final com um triunfo por 5-4 sobre a França, numa partida em que foi dominante, embora tenha permitido, por relaxamento, uma quase recuperação gaulesa, enquanto Portugal aparece mais motivado que nunca.

A equipa das ‘quinas’ fez história nas meias-finais ao vencer a Alemanha (2-1), algo que não acontecia há 25 anos, somando apenas a sua segunda vitória em solo germânico, depois de 1985, no jogo que assegurou a quarta final do futebol português.

A seleção nacional vai chegar à final de Munique com mais 24 horas de descanso do que os espanhóis, algo que pode ter um peso importante num período de final de temporada desgastante.

Esta será a primeira final de sempre entre Portugal e Espanha, com a seleção lusa a ter apenas uma vitória nas cinco vezes que encontrou o rival ibérico em jogos de fases de finais.

Também será a oportunidade para Cristiano Ronaldo, aos 40 anos, finalmente marcar numa final com a camisola das ‘quinas’, depois de ter ficado em branco no Euro2004, perante a Grécia, no Euro2016, frente à França, e em 2019 na Liga das Nações no duelo com os Países Baixos.

O Portugal-Espanha está agendado para as 20:00 (21:00 locais) e terá arbitragem do suíço Sandro Scharer.

Últimas de Desporto

O Relatório de Análise da Violência Associada ao Desporto (RAViD), hoje divulgado, denota uma “redução significativa do número global de incidentes” em 2024/25, para 7.140, depois de 8.879 em 2023/24.
Os futebolistas da seleção portuguesa de sub-17 e o selecionador, Bino Maçães, que conquistaram no ano passado o primeiro título mundial da categoria para Portugal, foram hoje condecorados com a Ordem do Mérito pelo Presidente da República.
O Presidente da República anunciou hoje que vai condecorar com a Ordem do Mérito os jogadores da seleção nacional de futebol de sub-17 que conquistaram o campeonato mundial, numa cerimónia marcada para 02 de janeiro.
Portugal conquistou hoje o título mundial de futebol de sub-17, pela primeira vez, ao vencer a Áustria, por 1-0, em Doha, na final do Campeonato do Mundo.
A seleção portuguesa de futebol assegurou hoje a nona presença num Campeonato do Mundo, ao golear por 9-1 a Arménia, na sexta e última jornada do Grupo F da qualificação europeia, no Estádio do Dragão, no Porto.
A Assembleia Geral (AG) do Benfica para discussão e votação do Relatório e Contas da temporada 2024/25 foi suspensa devido a incidentes no interior do pavilhão quando o antigo presidente e candidato às eleições Luís Filipe Vieira ia discursar.
Dupla portuguesa ficou em segundo lugar em Milão, naquela que foi a terceira medalha para Portugal nos Mundiais de Canoagem que decorrem em Itália. João Ribeiro e Messias Baptista falharam ouro por meros 16 centésimos de segundo.
O tenista português Nuno Borges regressa a Nova Iorque para repetir a presença nos oitavos de final do Open dos Estados Unidos, um ‘major’ que considera “muito especial” e que começou a visitar como representante universitário no ‘kids day’.
O canoísta Fernando Pimenta apurou-se hoje para a final dos olímpicos K1 1.000 dos Mundiais de Milão, com o segundo melhor tempo numa meia-final que juntou as principais estrelas da modalidade.
A seleção portuguesa de canoagem tem hoje a primeira possibilidade de conquistar uma medalha nos Mundiais de Milão, destacando-se a embarcação de K4 500 metros masculino, atual campeão da Europa.