Municípios disponíveis para discutir revisão da lei eleitoral para as autarquias

A presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Luísa Salgueiro, garantiu hoje que os municípios estão disponíveis para discutir a revisão da lei eleitoral para as autarquias, aguardando por uma proposta concreta do Governo.

© Facebook da Associação Nacional de Municípios Portugueses - ANMP

“Este é um tema que já foi abordado sucessivas vezes pela Associação Nacional dos Municípios, que está, mais uma vez, na total disponibilidade e total interesse em voltar a discutir o assunto. Aguardamos que seja materializado”, destacou.

No final de uma reunião do conselho diretivo, que decorreu durante a manhã em Cantanhede, no distrito de Coimbra, Luísa Salgueiro indicou que o programa do Governo, entregue na Assembleia da República no sábado, tem “apenas duas linhas” sobre a pretensão da revisão da lei que regula a eleição dos titulares dos órgãos das autarquias locais.

“O programa do Governo tem duas linhas sobre isto, que são muito genéricas. Portanto, é preciso que seja apresentada uma proposta, que só será eficaz no próximo mandato. Já não é para estas eleições, mas para as próximas”, acrescentou.

À agência Lusa, a também presidente da Câmara Municipal de Matosinhos apontou ainda que a ANMP irá ouvir os seus membros a este propósito no próximo congresso, que deverá acontecer no final do ano.

“Ouvirá os seus membros para ter uma opinião mais formada. Portanto, aguardamos que seja apresentada, materializada, e, tal como já fizemos em ocasiões anteriores, em que esse assunto foi trazido para a agenda política, a Associação dará o seu parecer escudado na opinião dos seus membros, que ouvirá oportunamente”, concluiu.

Últimas do País

A gripe das aves voltou a ser detetada numa ave selvagem em Portimão, distrito de Faro, subindo para 29 o número de focos confirmados este ano, segundo dados da DGAV.
A pesca do areeiro fica proibida a partir desta sexta-feira, após Portugal ter utilizado 80% da quota disponível, anunciou a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).
Portugal apresenta a maior prevalência da paramiloidose no mundo, com 2000 portadores da mutação genética responsável pela que é conhecida como a “Doença dos Pezinhos”, indica um estudo que será divulgado esta quinta-feira.
A presença da bactéria 'legionella' foi detetada em três de oito balneários do Pavilhão Desportivo Municipal de Oliveira do Bairro, no âmbito de análises de rotina para controlo da qualidade da água, confirmou hoje a Câmara Municipal.
O presidente executivo (CEO) da Vodafone Portugal, Luís Lopes, considerou hoje que a longo prazo não há mercado em Portugal para quatro operadores de telecomunicações.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu na quarta-feira na freguesia de Odivelas, em Lisboa, mais de 114 quilos de droga e deteve duas pessoas, informou hoje a força de segurança.
O Ministério Público e a GNR realizaram, esta quinta-feira, buscas nas instalações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide, no âmbito de uma investigação por suspeitas de crimes de corrupção e participação económica em negócio, segundo o Correio da Manhã.
O representante legal da empresa contratada pela Carris para a manutenção do elevador da Glória vai ser ouvido na quinta-feira no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, indicou hoje fonte judicial à agência Lusa.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve no Algarve um dos criminosos mais procurados do Reino Unido, suspeito de chefiar uma organização envolvida no tráfico internacional de droga.
As contraordenações por uso do telemóvel ao volante duplicaram no primeiro trimestre face ao mesmo período de 2024, tendo as polícias multado uma média de 84 condutores por dia, num total de 7.587, segundo a Segurança Rodoviária.