OpenAI atrasa lançamento de modelo por testes de segurança adicionais

A OpenAI está a adiar o lançamento do seu próximo modelo de Inteligência Artificial (IA) de código aberto devido à necessidade de testes de segurança adicionais e de "revisão de áreas de alto risco".

© D.R.

De acordo com a agência de notícias Europa Press, a empresa liderada por Sam Altman tinha planeado lançar o seu novo modelo de código aberto na próxima semana, uma versão concebida para ser “tão útil quanto possível” e desenvolvida em colaboração com programadores, para que estes a possam utilizar livremente nos seus projetos.

No entanto, a OpenAI teve de adiar indefinidamente o lançamento deste modelo, de forma a garantir a segurança dos utilizadores aquando da sua utilização.

Segundo uma publicação de Sam Altman, a empresa precisa de mais tempo para realizar testes de segurança adicionais com este novo modelo, bem como para “rever as áreas de alto risco”.

O executivo assinalou que, apesar de estarem confiantes de que a comunidade “fará grandes coisas com este modelo”, por ser uma versão aberta e disponível para qualquer utilizador, é algo novo para a empresa e querem “acertar”.

Embora continuem a trabalhar para garantir a segurança do modelo, Altman detalhou que não sabem quanto tempo será necessário para efetuar os testes considerados adequados.

Últimas do Mundo

Um sismo de magnitude 2,0 na escala de Richter foi hoje sentido no concelho de Benavente, no distrito de Santarém, sem causar danos pessoais ou materiais, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O furacão Melissa atingiu a sua força máxima nas Caraíbas, de acordo com o Centro Nacional de Furacões norte-americano (NHC, na sigla em inglês), que prevê “ventos devastadores” e “inundações catastróficas” na Jamaica, divulgou hoje a imprensa internacional.
As empresas da zona euro observaram uma ligeira subida das taxas de juro dos empréstimos bancários no terceiro trimestre, sobretudo as PME, foi hoje anunciado.
Dois homens ligados ao roubo de joias no Museu do Louvre foram detidos pela polícia no sábado à noite, segundo a France-Presse, que cita fontes ligadas ao caso sem as identificar.
Um sismo de magnitude 5,8 na escala de Richter atingiu esta madrugada a ilha de Hokkaido, no norte do Japão, sem que as autoridades do arquipélago tivessem emitido alerta de tsunami.
A taxa de desemprego em Espanha aumentou ligeiramente no terceiro trimestre, atingindo os 10,45% da força de trabalho, face aos 10,29% do final de junho, segundo os dados oficiais divulgados hoje.
Soam os alarmes em Espanha com o presidente do Governo a preparar a maior regularização da história do país vizinho, abrindo caminho à residência e à nacionalidade para centenas de milhares de estrangeiros sem documentos.
A Comissão e o Parlamento europeus apelaram hoje ao consenso entre os Estados-membros para pôr fim ao acerto sazonal dos relógios na primavera e outono, sublinhando o impacto na saúde de uma prática que "já não serve qualquer propósito".
Quase 37.000 pessoas entraram no Reino Unido desde o início deste ano atravessando ilegalmente o Canal da Mancha, o que supera o número registado em todo o ano de 2024, anunciou hoje Ministério do Interior britânico.
O Museu do Louvre reabriu as portas aos visitantes hoje de manhã pela primeira vez desde o roubo feito no domingo por quatro assaltantes que levaram oito joias, causando um prejuízo estimado em 88 milhões de euros.