Violência doméstica: PSP de Évora inaugura espaço renovado de apoio a vítimas

Um espaço renovado dedicado ao atendimento, acompanhamento e apoio de vítimas de crimes de violência doméstica vai ser inaugurado, na sexta-feira, nas instalações do Comando Distrital de Évora da PSP, foi hoje anunciado.

© D.R.

O denominado Espaço M, indicou, em comunicado, este comando da Polícia, resultou da remodelação da antiga sala de apoio à vítima e vai dar “uma resposta especializada às vítimas de crimes de violência doméstica”.

“O espaço foi remodelado para ter um ambiente humanizado e pensado para acolher as vítimas”, assumindo “um papel primordial” para as equipas de apoio à vítima deste comando no acompanhamento e apoio às vítimas de violência doméstica, realçou.

No comunicado, a PSP de Évora revelou ter concluído, em 2024, 164 inquéritos relativos a crimes de violência doméstica, tendo, no âmbito destes processos, apreendido cinco armas de fogo a suspeitos.

Já no primeiro semestre deste ano, foi registado “um ligeiro aumento” de denúncias deste tipo de crime, de 83 para 98, o que “representa em média 17 denúncias do crime de violência doméstica por mês”, adiantou.

A inauguração do Espaço M, cuja cerimónia está marcada para as 10:00, é um dos destaques do programa comemorativo do 150.º aniversário do Comando Distrital de Évora da Polícia de Segurança Pública, que se assinala na sexta-feira.

O programa contempla ainda a inauguração da exposição “Porquê a mim?”, com cerca de 50 peças de olaria da artista Jacira da Conceição, uma sessão solene e uma exposição estática de meios da PSP, durante o dia, junto do Templo Romano de Évora.

Quanto a outros resultados operacionais do Comando de Évora da PSP referentes a 2024, destacam-se 160 detenções resultantes, sobretudo, da condução de veículo sob o efeito do álcool e sem habilitação legal, mas também do tráfico de droga.

Outro dos dados divulgados pela PSP diz respeito à investigação criminal, em que, no ano passado, foram iniciados 1.540 inquéritos crime e concluídos 1.528, tendo sido constituídos arguidos 517 suspeitos pela prática de vários crimes.

Últimas do País

As ovelhas estão a salvo na Queijaria do Paul, no concelho da Covilhã, mas a maioria dos 100 hectares de pasto arderam com o fogo. Num setor difícil, olha-se com desconfiança para o futuro e procura-se continuar a resistir.
Os tribunais voltam a funcionar em pleno, depois de um mês e meio de férias judiciais, com a continuação e início de julgamentos mediáticos como o caso BES, Operação Marquês e a morte de Odair Moniz.
Quatro serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia vão estar encerrados no sábado e três no domingo, de acordo com o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) consultado pela Lusa às 14h00 de hoje.
Um casal de ourives que seguia hoje para a Feira de Santana em Leça do Balio, em Matosinhos, foi emboscado no caminho por indivíduos armados, revelou à Lusa fonte da PSP.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve 306 pessoas no primeiro semestre deste ano por suspeita de violência doméstica, período em que foram constituídos 3.404 arguidos pelo mesmo crime, anunciou hoje aquela força de segurança.
O incêndio em Vinhais, distrito de Bragança, já está com "grande parte do perímetro controlado", disse hoje à Lusa o comandante sub-regional de Trás-os-Montes da Proteção Civil.
Um homem de 66 anos foi detido por suspeita do crime de violência doméstica cometido na quarta-feira contra a sua mulher, na residência do casal, numa freguesia do concelho de Aveiro, informou hoje a PSP.
Os incêndios que afetaram o país levaram a "cancelamentos massivos" de reservas em hotéis, alojamentos e restaurantes, em plena época alta, ameaçando comprometer os resultados de 2025, disse hoje à Lusa a AHRESP, que aguarda medidas de apoio ao setor
Em 2024, 5,1% dos portugueses em risco de pobreza não tinham acesso a uma refeição que contivesse carne, peixe ou um equivalente vegetariano, a cada dois dias.
Sete casas de primeira habitação e de emigrantes arderam no concelho de Sernancelhe, assim como 39 devolutas, revelou hoje o presidente desta Câmara do distrito de Viseu.