De acordo com um comunicado enviado às redações pela PSP do Porto, que assinala o 158.º aniversário na quarta-feira, “no ano de 2024, o Comando Metropolitano do Porto procedeu à detenção de um total de 2.987 cidadãos”, sendo pelo menos quase metade (1.274) por crimes rodoviários.
No texto, a PSP do Porto destaca “749 detidos por condução de veículo com falta de habilitação legal para conduzir” e “525 detidos por condução de veículo em estado de embriaguez”, havendo ainda “453 detenções relacionadas com estupefaciente” e também “45 detenções por detenção ou tráfico de armas proibidas”.
Relativamente à atividade de 2024, “no âmbito do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade (MIPP), foram efetuadas 2.127 ações de sensibilização para com a população idosa, crianças (Escola Segura) e vítimas de violência doméstica”.
“Destaca-se ainda o acompanhamento que a PSP fez a 5.276 vítimas de violência doméstica”, refere ainda o comunicado.
No âmbito do 158.º aniversário do Comando Metropolitano, estão previstas, na quarta-feira pelas 10:00 uma cerimónia religiosa na Igreja de Santa Clara (Porto), pelas 10:30 uma cerimónia policial no Teatro Municipal de Vila do Conde, uma exposição na Praça de São João, também em Vila do Conde, entre as 10:00 e as 19:00, e uma exposição na Reitoria da Universidade do Porto entre terça-feira e domingo.
O Comando Metropolitano do Porto está organizado em oito divisões territoriais em seis concelhos (Porto, Gondomar, Maia, Matosinhos, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia) e tem três Divisões de competência específica (Trânsito, Investigação Criminal e Segurança Aeroportuária e Controlo Fronteiriço).