PSP recolheu 25 armas de fogo e 266 munições em julho

A Polícia de Segurança Pública (PSP) recolheu durante o mês de julho 25 armas de fogo e 266 munições, que foram entregues de forma voluntária pelos proprietários, anunciou hoje esta polícia.

©D.R.

A entrega das armas aconteceu no âmbito da operação nacional “Armas em segurança, tour de verão 2025”, que começou no primeiro dia de julho e termina a 31 de agosto.

Em comunicado, a PSP explicou que as armas foram entregues durante 29 ações de policiamento de proximidade, atendimento e licenciamento, que aconteceram em todo o país. Durante estas 29 ações, “foram realizados quase 200 contactos com pessoas para esclarecimentos de dúvidas e prestação de informação sobre processos de licenciamentos associados à uso, posse, guarda, transporte e utilização de armas de fogo, em especial, armas relacionadas com a prática venatória/caça”, lê-se no documento enviado às redações.

Até ao final de agosto, a PSP vai estar em Pombal, Mogadouro, Sátão, Penafiel, Penacova, Resende, Cinfães, Vimioso, Rio Maior, Arcos de Valdevez, Porto, Bragança, Vilar Formoso, Trofa, Bragança, Mealhada, Alcobaça, Tondela, Castelo de Paiva, Loures, Mafra, Torres Vedras e Póvoa do Lanhoso.

A Polícia de Segurança Pública sublinhou ainda que as armas que tenham a respetiva licença caducada devem ser entregues à PSP ou colocadas num armeiro de tipo 2, estabelecimento com alvará para a guarda e desativação de armas.

Últimas do País

O Ministério da Educação decidiu prolongar o concurso extraordinário para escolas com mais dificuldades em contratar docentes e vai rever a portaria de vagas, reforçando em algumas disciplinas sem mexer no total de lugares disponíveis.
Quase metade dos incêndios rurais registados este ano no Médio Tejo teve causa intencional, seguindo-se os fogos com origem negligente, disse hoje o comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil, David Lobato.
O primeiro dia de greve dos trabalhadores dos bares dos comboios de longo curso registou uma adesão de 98%, segundo um comunicado do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Sul.
O primeiro grande santuário da Europa para elefantes que viveram em cativeiro está a ‘nascer’ nos concelhos de Vila Viçosa e Alandroal, com a chegada dos primeiros animais prevista para o início de 2026, divulgaram hoje os promotores.
Cerca de 29% das crianças apresentam problemas audiológicos à entrada para o 1.º ciclo do ensino básico, revelou um estudo do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), que realça a importância da realização de rastreios em idade pré-escolar.
O nível de alerta do vulcão de Santa Bárbara, na ilha Terceira, nos Açores, voltou a subir para V3 (sistema vulcânico em fase de reativação), revelou hoje o Instituto de Vulcanologia da Universidade dos Açores (IVAR).
Doze projetos portugueses estão nomeados para o Prémio da União Europeia para a Arquitetura Contemporânea/Prémio Mies van der Rohe 2026 (EUmies Awards 2026), anunciou hoje a Comissão Europeia e a Fundació Mies van der Rohe.
Mais de 20.000 pessoas assinaram uma petição que pede a criação de cuidados intensivos pediátricos no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, que será este mês submetida à Assembleia da República, descreveu hoje Nuno Silva, primeiro subscritor da iniciativa.
O Governo criou o Programa Nacional de Prevenção e Gestão da Obesidade, que prevê equipas multidisciplinares nas unidades locais de saúde para reforçar a prevenção e o tratamento integrado da doença, segundo um despacho hoje publicado.
O fornecimento de energia elétrica já foi reposto na totalidade, depois de o mau tempo ter chegado a deixar cerca de 37 mil clientes sem luz, disse à Lusa fonte da E-Redes, a operadora da rede de distribuição elétrica.