PSP recolheu 25 armas de fogo e 266 munições em julho

A Polícia de Segurança Pública (PSP) recolheu durante o mês de julho 25 armas de fogo e 266 munições, que foram entregues de forma voluntária pelos proprietários, anunciou hoje esta polícia.

©D.R.

A entrega das armas aconteceu no âmbito da operação nacional “Armas em segurança, tour de verão 2025”, que começou no primeiro dia de julho e termina a 31 de agosto.

Em comunicado, a PSP explicou que as armas foram entregues durante 29 ações de policiamento de proximidade, atendimento e licenciamento, que aconteceram em todo o país. Durante estas 29 ações, “foram realizados quase 200 contactos com pessoas para esclarecimentos de dúvidas e prestação de informação sobre processos de licenciamentos associados à uso, posse, guarda, transporte e utilização de armas de fogo, em especial, armas relacionadas com a prática venatória/caça”, lê-se no documento enviado às redações.

Até ao final de agosto, a PSP vai estar em Pombal, Mogadouro, Sátão, Penafiel, Penacova, Resende, Cinfães, Vimioso, Rio Maior, Arcos de Valdevez, Porto, Bragança, Vilar Formoso, Trofa, Bragança, Mealhada, Alcobaça, Tondela, Castelo de Paiva, Loures, Mafra, Torres Vedras e Póvoa do Lanhoso.

A Polícia de Segurança Pública sublinhou ainda que as armas que tenham a respetiva licença caducada devem ser entregues à PSP ou colocadas num armeiro de tipo 2, estabelecimento com alvará para a guarda e desativação de armas.

Últimas do País

O espaço dos escuteiros em Mascoselo, Vila Real, transformou-se num "quartel" onde se dão bebidas, comida e uma sombra aos bombeiros, mas dali também saem voluntários de mota para apoiar os operacionais espalhados pela serra fustigada pelo fogo.
Os incêndios florestais já consumiram este ano quase 42 mil hectares, oito vezes mais que no mesmo período de 2024 e o valor mais elevado desde 2022, segundo o Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR).
As autoridades decretaram esta terça-feira a interdição a banhos na Praia da Alagoa – Altura e na Praia Verde, no concelho de Castro Marim, no Algarve, devido a contaminação microbiológica, informou o município.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) recolheu durante o mês de julho 25 armas de fogo e 266 munições, que foram entregues de forma voluntária pelos proprietários, anunciou hoje esta polícia.
O antigo internacional do FC Porto e atual diretor para o futebol profissional dos ‘azuis e brancos’, Jorge Costa, morreu hoje aos 53 anos, na sequência de uma paragem cardiorrespiratória, disse à Lusa fonte do Hospital São João.
Quem queira beneficiar de apoio para trocar fogões, fornos e esquentadores a gás por equipamentos elétricos com eficiência energética A vai poder candidatar-se a partir de 30 de setembro, anunciou hoje a ministra do Ambiente e da Energia.
As médias das classificações dos exames nacionais do ensino secundário na 2.ª fase pioraram na maioria das disciplinas face à fase anterior, incluindo a Português e Matemática A, segundo dados divulgados hoje pelo Júri Nacional de Exames (JNE).
Um em cada três médicos que participaram num estudo sobre o impacto da pandemia na saúde mental destes profissionais apresentam trauma psicológico intenso, 10% admite ideação suicida e quase metade tem elevados níveis de ansiedade.
A GNR deteve 18 pessoas e apreendeu mais de três mil doses de droga em Albufeira, nos últimos dias, no âmbito de várias ações de fiscalização que visaram sobretudo locais de diversão noturna, foi hoje anunciado.
As autoridades de saúde emitiram recomendações para a população por causa da onda de calor que atinge Portugal continental e deverá prolongar-se até dia 13, alertando para os riscos nos mais idosos, crianças, grávidas e doentes crónicos.