Interditados banhos nas praias Verde e da Alagoa – Altura por contaminação microbiológica

As autoridades decretaram esta terça-feira a interdição a banhos na Praia da Alagoa – Altura e na Praia Verde, no concelho de Castro Marim, no Algarve, devido a contaminação microbiológica, informou o município.

© D.R.

Em comunicado, a autarquia do distrito de Faro informa que os resultados da análise à qualidade da água balnear colhida na segunda-feira “revelaram valores de contaminação microbiológica superiores ao valor limite referencial”.

Depois de a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) ter transmitido a informação ao município, às 12:00, foi decretada a interdição, com a colocação de bandeira vermelha naquelas praias, não sendo ainda conhecida a origem da comunicação. “A informação foi oficializada à Câmara Municipal ao meio dia, que a partir daí, em conjunto com as entidades oficiais, tem envolvido meios na prospeção de eventuais origens, ainda sem qualquer indício, no território da sua jurisdição”, lê-se na nota.

Segundo a autarquia, tendo em conta que a origem da eventual contaminação ainda se encontra em investigação, a Direção-Geral da saúde determinou a interdição da prática balnear como medida preventiva, até que haja novos resultados, acrescenta. “Ainda que não haja efeitos detetados, poderia a situação descrita ser suscetível de configurar risco para a saúde dos respetivos banhistas”, refere.

Já foi feita uma nova análise, que poderá vir a levantar a restrição, caso se registe uma alteração dos parâmetros, indica, ainda, o município algarvio. “Na expectativa que se possa repor a segurança e a qualidade da água, lamentamos os transtornos que a situação possa ter causado”, salienta.

Últimas do País

Mais de 500 operacionais, com o apoio de sete meios aéreos combatiam cerca das 08:00 de hoje o incêndio que deflagrou no concelho de Aljezur e que entrou domingo à noite em Lagos, segundo fonte da proteção civil.
Um projeto de três alunos portugueses foi distinguido com dois prémios na Mostra de Ciência, Inovação, Tecnologia, Empreendedorismo e Cultura (MOSCITEC) que teve lugar em Porto Alegre, no Brasil, divulgou hoje a Fundação da Juventude.
Um incêndio em mato e numa área florestal na Bordeira, em Aljezur, no Algarve, estava a mobilizar, pelas 13h35, 194 operacionais e 10 meios aéreos, disse hoje à agência Lusa fonte da Proteção Civil.
Quarenta por cento dos postos e esquadras de GNR e PSP inspecionados em 2024 pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) não permitiam que o público fosse atendido com "a devida privacidade", segundo um relatório recente.
O incêndio transfronteiriço que começou na madrugada de sábado em Montalegre, no distrito de Vila Real, foi dominado pelas 08:15, disse hoje à agência Lusa fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Um incêndio em mato e área florestal, em Tondela, estava a mobilizar pelas 19:00 mais de 200 operacionais e sete meios aéreos, disse hoje à agência Lusa fonte da Proteção Civil.
Duas urgências de Obstetrícia e Ginecologia estão hoje encerradas, reabrindo uma delas no domingo, sujeita a contacto prévio das utentes com a linha SNS 24, de acordo com o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) abriu um inquérito ao “funcionamento, utilização e gestão” do Fundo Social da Liga Portuguesa de Bombeiros (LPB), avançou a revista Sábado.
Um homem de 30 anos foi mortalmente esfaqueado pelo colega de casa, de 38 anos e de nacionalidade nepalesa, na noite de domingo, no Cartaxo.
Um professor condenado, em outubro de 2024, a oito anos de prisão por 62 crimes de abuso sexual de menores voltou a ser colocado numa escola pública, desta vez no Agrupamento de Escolas de Gondifelos, em Vila Nova de Famalicão. A situação foi revelada por vários meios de comunicação social.