Rotura de “grandes dimensões” deixa Costa de Caparica sem água

Uma rotura de "grandes dimensões" numa conduta junto ao Itinerário Complementar 20 - Via Rápida da Caparica, levou hoje à interrupção do fornecimento de água na Costa de Caparica, informaram os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada.

© D.R.

Num aviso publicado na página da Internet, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Almada, no distrito de Setúbal, adiantam que têm uma equipa a reparar a rotura, não sendo “ainda possível prever a conclusão dos trabalhos e a normalização do abastecimento de água na zona afetada”.

“Pedimos desde já a melhor compreensão para os incómodos que possam ser causados estando ao dispor para atender qualquer dificuldade através do telefone 800 205 712 Piquete — Avarias e Roturas”, acrescentam os SMAS.

Na sequência da rotura, o trânsito no Itinerário Complementar (IC) 20 está condicionado ao quilómetro seis, no sentido Caparica-Almada, segundo a subconcessão Autoestradas do Baixo Tejo.

Esta é já a segunda rotura desde domingo, comunicada pelos SMAS, e que afeta a Costa de Caparica.

No domingo, segundo os SMAS, ocorreu uma outra rotura de grandes dimensões numa conduta adutora, afetando as localidades de Raposo, Lazarim, Costa de Caparica e Monte de Caparica.

Numa informação divulgada também hoje nas redes sociais, os SMAS indicam que os constrangimentos no abastecimento de água verificados no fim de semana já estão regularizados.

Contudo, adiantam os SMAS, “o excecionalmente elevado consumo de água que, de forma persistente, se tem verificado nos últimos dias, poderá originar, ocasionalmente, diminuições da pressão, ou perturbações pontuais no abastecimento”.

As interrupções de fornecimento de água têm gerado críticas nas redes sociais por parte de munícipes que, desde domingo, estão a ser afetados com a situação.

Últimas do País

O incêndio de Ribeira de Pena, no distrito transmontano de Vila Real tem as três frentes dominadas desde cerca das 10:00, mas continua a ser combatido por 213 bombeiros, com 71 veículos e três meios aéreos.
O elevado custo do alojamento em várias cidades e a falta de apoios afastam cada vez mais jovens do ensino superior, alertam representantes estudantis que pedem o reforço da ação social escolar.
O Tribunal Constitucional vai anunciar às 17:00 de hoje a decisão sobre o decreto do parlamento que altera o regime jurídico de entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros do território nacional.
A Lusiaves recuperou o selo de bem-estar animal na Quinta de Matinhos, na Figueira da Foz, que tinha sido retirado após a divulgação de imagens que mostravam maus tratos aos animais daquela exploração.
Cerca de 90 concelhos do interior Norte e centro do país estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), um dia depois de ter sido renovada situação de alerta.
Cinco serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia e um de Pediatria estão encerrados hoje, no sábado serão cinco no total e no domingo seis, segundo a informação disponível no portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A Segurança Social paga hoje as pensões de agosto por transferência bancária ou por vale de correio já de acordo com as novas taxas de retenção na fonte do IRS.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) disse hoje que os enfermeiros das maternidades Daniel de Matos e Bissaya Barreto da Unidade local de Saúde (ULS) de Coimbra estão exaustos física e psicologicamente devido à sobrecarga de trabalho.
Um bombeiro morreu e 148 ficaram feridos este ano em serviço, de acordo com o balanço divulgado hoje pela Liga dos Bombeiros Portugueses (LPB).
O Presidente da República promulgou hoje o diploma do Governo que proíbe o uso de telemóveis até ao sexto ano de escolaridade, considerando que poderá proporcionar uma experiência “de potencial interesse pedagógico”.