Fogo na Sertã em zona de pinhal combatido por 250 operacionais

Mais de 250 operacionais combatem um incêndio que deflagrou pelas 15:20 em Várzea dos Cavaleiros, no concelho da Sertã, em zona de pinhal, numa altura em que as condições meteorológicas são desfavoráveis no ataque às chamas.

© LUSA/ EPA Estela Silva

O fogo terá começado numa zona chamada Vale da Junca, naquele concelho do distrito de Castelo Branco, e, segundo o comandante Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Beira Baixa, Pedro Nunes, para já não há nenhuma localidade em perigo.

Pedro Nunes adiantou, em declarações à agência Lusa, que, do ponto de vista meteorológico, o cenário não é favorável, tendo em conta as temperaturas elevadas que se registam, mas que se está a trabalhar no terreno para combater as chamas.

“Estamos a desenvolver uma estratégia de flanquear o incêndio para lhe retirar força na cabeça. Já temos duas máquinas a trabalhar na cabeça do incêndio, portanto, temos de dar agora aqui cerca de 30 a 45 minutos para ver como é que a estratégia se adequa à propagação do incêndio”, adiantou à Lusa o comandante Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Beira Baixa.

Segundo a página na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, às 17h00 encontravam-se mobilizados para a ocorrência 250 operacionais e 63 viaturas, apoiados por 12 meios aéreos.

Últimas do País

O incêndio de Ribeira de Pena, no distrito transmontano de Vila Real tem as três frentes dominadas desde cerca das 10:00, mas continua a ser combatido por 213 bombeiros, com 71 veículos e três meios aéreos.
O elevado custo do alojamento em várias cidades e a falta de apoios afastam cada vez mais jovens do ensino superior, alertam representantes estudantis que pedem o reforço da ação social escolar.
O Tribunal Constitucional vai anunciar às 17:00 de hoje a decisão sobre o decreto do parlamento que altera o regime jurídico de entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros do território nacional.
A Lusiaves recuperou o selo de bem-estar animal na Quinta de Matinhos, na Figueira da Foz, que tinha sido retirado após a divulgação de imagens que mostravam maus tratos aos animais daquela exploração.
Cerca de 90 concelhos do interior Norte e centro do país estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), um dia depois de ter sido renovada situação de alerta.
Cinco serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia e um de Pediatria estão encerrados hoje, no sábado serão cinco no total e no domingo seis, segundo a informação disponível no portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A Segurança Social paga hoje as pensões de agosto por transferência bancária ou por vale de correio já de acordo com as novas taxas de retenção na fonte do IRS.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) disse hoje que os enfermeiros das maternidades Daniel de Matos e Bissaya Barreto da Unidade local de Saúde (ULS) de Coimbra estão exaustos física e psicologicamente devido à sobrecarga de trabalho.
Um bombeiro morreu e 148 ficaram feridos este ano em serviço, de acordo com o balanço divulgado hoje pela Liga dos Bombeiros Portugueses (LPB).
O Presidente da República promulgou hoje o diploma do Governo que proíbe o uso de telemóveis até ao sexto ano de escolaridade, considerando que poderá proporcionar uma experiência “de potencial interesse pedagógico”.