Fogo na Sertã em zona de pinhal combatido por 250 operacionais

Mais de 250 operacionais combatem um incêndio que deflagrou pelas 15:20 em Várzea dos Cavaleiros, no concelho da Sertã, em zona de pinhal, numa altura em que as condições meteorológicas são desfavoráveis no ataque às chamas.

© LUSA/ Estela Silva

O fogo terá começado numa zona chamada Vale da Junca, naquele concelho do distrito de Castelo Branco, e, segundo o comandante Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Beira Baixa, Pedro Nunes, para já não há nenhuma localidade em perigo.

Pedro Nunes adiantou, em declarações à agência Lusa, que, do ponto de vista meteorológico, o cenário não é favorável, tendo em conta as temperaturas elevadas que se registam, mas que se está a trabalhar no terreno para combater as chamas.

“Estamos a desenvolver uma estratégia de flanquear o incêndio para lhe retirar força na cabeça. Já temos duas máquinas a trabalhar na cabeça do incêndio, portanto, temos de dar agora aqui cerca de 30 a 45 minutos para ver como é que a estratégia se adequa à propagação do incêndio”, adiantou à Lusa o comandante Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Beira Baixa.

Segundo a página na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, às 17h00 encontravam-se mobilizados para a ocorrência 250 operacionais e 63 viaturas, apoiados por 12 meios aéreos.

Últimas do País

A Web Summit arranca em Lisboa na segunda-feira, com mais de 900 oradores e mais de 70.000 participantes, de acordo com dados da organização, num evento onde a inteligência artificial (IA) continua em destaque.
Um sismo de magnitude 3,8 na escala de Richter foi sentido hoje na ilha açoriana do Faial, informou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
Um homem, de 72 anos, morreu hoje durante um assalto à ourivesaria de que era proprietário, em Arraiolos, no distrito de Évora, estando os dois suspeitos do crime em fuga, revelou uma fonte da GNR.
A PSP apreendeu hoje várias armas na Figueira da Foz, que se suspeita que eram usadas por um homem para causar medo à sua companheira, afirmou o Comando Distrital.
Trinta médicos da urgência geral do Hospital Amadora-Sintra alertaram esta sexta-feira para a “situação insustentável” desse serviço, alegando escalas deficitárias que não cumprem os rácios de segurança, avançou o Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS).
A greve nacional dos peritos forenses da Polícia Judiciária (PJ) que hoje decorre regista uma adesão a rondar os 80%, segundo o sindicato, que reivindica uma carreira própria e acusa a direção nacional de subalternizar estes profissionais.
A Metro do Porto vai expropriar uma área com arbustos e ocupar temporariamente espaço junto a lojas num troço da Rua de Júlio Dinis junto à Praça da Galiza, no âmbito da construção da Linha Rosa, foi hoje divulgado.
Dois serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia e um de urgência pediátrica vão estar encerrados no sábado, enquanto no domingo estarão fechadas quatro urgências obstétricas, segundo o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O presidente do Supremo Tribunal de Justiça elogiou hoje a iniciativa de juntar no parlamento os principais agentes da justiça, para fazer "a ação acontecer", e considerou que os sistemas digitais nesta área estão obsoletos.
Portugal está preparado para responder a eventuais emergências causadas por doenças transmitidas por mosquitos e carraças, afirmou hoje o presidente do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, instituição que passou a coordenar oficialmente a Rede de Vigilância de Vetores.