Infestação de mosquitos em zona litoral do concelho de Torres Vedras

Uma infestação de mosquitos na localidade da Maceira, no litoral do concelho de Torres Vedras, está a levar as autoridades de saúde pública a tomar medidas e a efetuar recomendações à população.

© D.R.

“Não é recorrente e é uma situação fora do normal que se verifica desde há uma semana”, afirmou o coordenador da Saúde Pública da Unidade Local do Oeste, Nuno Rodrigues, à agência Lusa.

As autoridades de saúde pública já recolheram amostras do mosquito e enviaram-nas para o Centro de Estudos de Vetores e Doenças Infeciosas Doutor Francisco Cambournac, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, para ser identificada a espécie.

“Uma das hipóteses com base nas características relatadas é o mosquito ‘Aedes caspius’, espécie associada a águas naturais paradas, frequentemente salobras ou salinas”, avançou o responsável.

Segundo o delegado de saúde, “a espécie é altamente agressiva, com maior atividade ao entardecer e (…) capaz de causar incómodo significativo à população”.

As autoridades estão também a identificar os “criadouros naturais para os eliminar e deixar de haver propagação”.

O coordenador da Saúde Pública na região Oeste explicou que os insetos se reproduzem em linhas de água paradas, como estações de águas residuais, rios, lagoas, piscinas, e atuam num raio de um quilómetro.

As autoridades pretendem avançar com um plano de ação, através de medidas de drenagem ou gestão controlada de águas e aplicação de larvicidas biológicos e outros reguladores de crescimento de insetos, utilizados em mosquitos na fase larvar (fase aquática), em que o controlo é mais eficaz e aceitável em termos ambientais.

Se as medidas não se revelarem eficazes, poderá ser ponderada a pulverização dos locais para o controlo dos mosquitos adultos, que pode requer autorização excecional da Direção Geral da Saúde.

A Unidade Local de Saúde do Oeste e a Proteção Civil de Torres Vedras alertam a população para evitar atividades prolongadas ao ar livre nos períodos de maior atividade dos mosquitos, ao entardecer e ao amanhecer.

Nesses períodos do dia, devem usar roupas largas e de cor clara, que cubram braços e pernas, bem como aplicar repelente de insetos na pele exposta.

É aconselhada a eliminação ou tratamento de pontos de acumulação de água, como baldes pratos de plantas, pneus ou piscinas infantis, a vigilância de pontos de irrigação e charcos temporários em zonas agrícolas, para reduzir áreas de águas paradas, assim como a colocação de redes mosquiteiras em camas, berços e janelas a limpeza e manutenção de caleiras, ralos e fossas.

Últimas do País

O presidente do CHEGA desafiou hoje todas as forças políticas a um "consenso suprapartidário" para melhorar as condições de trabalho dos bombeiros, considerando que esta matéria "tem que estar já no Orçamento" do Estado para 2026.
Uma infestação de mosquitos na localidade da Maceira, no litoral do concelho de Torres Vedras, está a levar as autoridades de saúde pública a tomar medidas e a efetuar recomendações à população.
Um homem, de 61 anos, foi detido em flagrante delito pela PSP, em Beja, por furto qualificado no interior de residência, naquela cidade, tendo ficado em prisão preventiva, revelou aquela força de segurança.
As autoridades tentam agora desvendar o que está por trás desta morte chocante. Cada pista está a ser analisada ao pormenor numa corrida contra o tempo para identificar quem poderá estar envolvido neste ato brutal. O caso está a ser investigado como um possível crime de extrema gravidade, envolto ainda em mistério e silêncio.
A Câmara de Tavira, no distrito de Faro, vai instalar um sistema de videovigilância para reforçar a segurança pública na zona histórica da cidade, um meio auxiliar para a prevenção e combate à criminalidade, foi hoje anunciado.
O Ministro da Presidência, António Leitão Amaro, nomeou António de Carvalho Capela, de 32 anos, para o cargo de adjunto político principal, uma função inédita na atual estrutura governativa. A informação foi avançada esta sexta-feira pelo Correio da Manhã (CM).
A PSP registou no primeiro semestre deste ano 2521 furtos a casas, menos 103 do que em igual período de 2024, tendo ainda realizado 66 detenções, anunciou hoje a força de segurança.
A Fenprof estima que haja cerca de 93 mil alunos sem professores, segundo uma conta feita hoje aos pedidos das escolas, alertando que os docentes ainda disponíveis para ocupar as vagas podem não ser os procurados pelas escolas.
Um grupo de cidadãos voltou a levar ao Parlamento português o pedido para que a licença parental seja alargada para seis meses e paga a 100% do salário. A iniciativa surge após várias discussões públicas sobre a necessidade de apoiar os pais e mães nos primeiros meses de vida dos filhos, garantindo igualdade de oportunidades e tempo de qualidade com os recém-nascidos.
A PSP registou no primeiro semestre deste ano 2521 furtos a casas, menos 103 do que em igual período de 2024, tendo ainda realizado 66 detenções, anunciou hoje a força de segurança.