Portugal conquista sete medalhas no Campeonato Europeu das Profissões

Portugal conquistou sete medalhas, duas de ouro, uma de prata e quatro de excelência, na 9.ª edição do Campeonato Europeu das Profissões (EuroSkills), após ter competido com 32 países durante três dias na Dinamarca.

© Lusa

O grande destaque vai para as medalhas de ouro de Marco Malheiro, de Ponte de Lima (Viana do Castelo), em soldadura, e da equipa constituída por Diogo Pinto, de Lousada (Porto), e Loris Sgroj, de Celorico de Basto (Braga), em integração de sistemas robóticos.

A medalha de prata portuguesa recaiu para a dupla Diogo Botelho e Simão Alves, ambos de Torres Vedras (Lisboa), em mecatrónica.

Botelho e Alves conquistaram ainda o Prémio Jos de Goey, galardão atribuído ao concorrente com a pontuação mais elevada na competição de cada país. Os dois obtiveram 777 pontos, a marca mais alta de Portugal.

Considerado o Prémio de Melhor da Europa, esta distinção homenageia o antigo presidente da organização da EuroSkills, o neerlandês Jos de Goey, que morreu de forma repentina em 2020.

Apesar de terem conquistado a medalha de ouro, Marco Malheiro fez 738 pontos e a dupla Pinto-Sgroj somou 728.

Já as quatro medalhas de excelência foram distribuídas por Leonor Silva, de Santa Maria da Feira (Aveiro), na profissão de cabeleireira, Dmitry Zhivitsa, de Águeda (Aveiro), em fresa, Nelson Ribeiro, de Felgueiras (Porto), em controlo industrial, e Bruno Ribeiro, de Vila Real, em instalações elétricas.

O EuroSkills decorreu entre terça-feira e hoje em Herning, na Península da Jutlândia, onde Portugal teve 15 jovens, distribuídos por 13 áreas profissionais, a competir. O evento teve cerca de 3.000 visitantes.

Os jovens portugueses receberam as medalhas no Jyske Bank Boxen na cerimónia de encerramento daquele é que considerado os “Jogos Olímpicos das Profissões”.

O Campeonato Europeu das Profissões volta a realizar-se em 2027.

A 10.ª edição do EuroSkills será coorganizada pela Alemanha e pelo Luxemburgo, na cidade de Dusseldorf, estando prevista acontecer de 22 a 26 de setembro de 2026, no centro de exposições Messe Düsseldorf.

Últimas do País

Os doentes urgentes estão hoje a esperar quase 20 horas para serem atendidos na urgência geral do Hospital Amadora-Sintra, uma demora que se deve à falta de alguns médicos e aos atendimentos emergentes que ali ocorreram, segundo fonte hospitalar.
Um bebé nasceu hoje no carro dos pais, durante a madrugada, cerca de duas horas depois de a mãe ter estado na Maternidade Daniel de Matos, em Coimbra, e enviada para
A bebé que nasceu de uma cesariana de emergência no Hospital Amadora-Sintra morreu esta manhã, um dia depois da morte da mãe, que deu entrada na unidade em paragem cardiorrespiratória, disse à Lusa fonte do hospital.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 70 ocorrências entre a meia-noite e as 07h00 de hoje, relacionadas com o mau tempo, a maior parte inundações, queda de árvores e limpeza das vias.
As corporações de bombeiros ainda não receberam os cerca de 20 milhões de euros referentes às despesas extraordinárias feitas durante o combate aos incêndios rurais deste ano, segundo a Liga dos Bombeiros.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Leiria deteve um jovem em situação irregular no país e notificou outro para abandonar voluntariamente o território nacional, após uma operação preventiva efetuada no centro da cidade.
O aumento galopante dos preços da habitação em Portugal está a colocar muitos pensionistas numa situação de grande fragilidade económica, obrigando-os a contrair dívidas ou, nos casos mais graves, a viver apenas em quartos arrendados.
A Polícia Judiciária está a investigar um alegado crime de violência sexual cometido contra uma adolescente de 14 anos, em Viseu.
A leitura do acórdão do processo das golas antifumo foi adiada para 14 de novembro, depois de hoje o juiz presidente do coletivo ter feito um despacho de alteração não substancial de factos, passível de contestação pelas defesas.
Matosinhos passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na vertente Gastronomia, juntando-se a uma lista restrita de municípios portugueses distinguidos pela organização pelo seu contributo na promoção da cultura e das indústrias criativas, foi hoje revelado.