ChatGPT vai identificar automaticamente idade dos utilizadores

A OpenAI está a trabalhar num novo sistema para o ChatGPT identificar automaticamente quando está a interagir com um adolescente ou menor de idade, de forma a ativar uma experiência adequada à sua idade e bloquear conteúdo impróprio.

© D.R.

A empresa liderada por Sam Altman partilhou a intenção de continuar a melhorar a segurança de todos os utilizadores, concretamente, reforçando a proteção dos adolescentes com ferramentas eficazes, como os controlos parentais aplicados pela plataforma recentemente.

Neste sentido, a OpenAI anunciou que está a desenvolver um sistema que permitirá identificar se uma pessoa tem mais ou menos 18 anos, de modo a adaptar a experiência no ChatGPT com base na sua idade e necessidades, alterando automaticamente a forma como o ‘chatbot’ responde a um adolescente ou a um adulto.

Conforme explicado num comunicado, citado pela Europa Press, quando um utilizador menor for identificado, este será automaticamente direcionado para uma “experiência do ChatGPT com políticas adaptadas à sua idade”.

Nesta matéria, serão tomadas medidas que incluem desde o bloqueio de conteúdo sexual explícito, até “em casos excecionais de angústia extrema” e a possível intervenção das forças se segurança externas.

Caso o modelo de IA não tenha a certeza da idade do utilizador ou disponha de informações incompletas, a ferramenta irá optar pela experiência de menores de 18 anos, a fim de garantir a segurança, enquanto os adultos terão opções para comprovar a sua idade e aceder às funcionalidades para maiores de idade.

Estas medidas juntam-se a outros aos controlos parentais, para que as famílias possam gerir a utilização do ChatGPT.

No final deste mês os pais poderão associar a sua conta à dos filhos e estabelecer regras de comportamento para as interações.

Estas mudanças, que visam aumentar a segurança dos utilizadores, foram precedidas por um incidente que resultou no suicídio de um adolescente de 16 anos nos Estados Unidos, em abril deste ano.

Os pais processaram a empresa devido ao papel que o ChatGPT desempenhou, uma vez que, após rever as conversas que o filho manteve com o ‘chatbot’ durante vários meses, foi possível ver que, embora lhe tenha oferecido inúmeras vezes recursos para procurar ajuda, as salvaguardas acabaram por falhar e a conversa começou a girar em torno do suicídio.

Últimas do Mundo

A Comissão Europeia adotou esta segunda-feira, medidas para impedir a destruição de vestuário, roupa, acessórios e calçado não vendidos, visando reduzir os danos ambientais na União Europeia (UE), que rondam 5,6 milhões de toneladas de emissões poluentes por ano.
As autoridades do Brasil e de Espanha desmantelaram uma rede criminosa que traficava cocaína escondida em tampos de mármore de mesas e lavatórios, anunciou hoje a polícia espanhola.
A Comissão Europeia notificou hoje a `gigante` tecnológica Meta de possíveis medidas cautelares para reverter a exclusão de assistentes de inteligência artificial (IA) terceiros do serviço de comunicações WhatsApp, considerando existir um abuso de posição dominante.
Centenas de portugueses estão hoje a convergir para o consulado de Portugal em Paris para votar na segunda volta das presidenciais, com vários a exercerem pela primeira vez o seu direito de voto, prevendo-se uma participação historicamente elevada.
Mais de 3.500 pessoas foram retiradas hoje de casa por precaução na Andaluzia, sul de Espanha, devido às chuvas intensas, com as autoridades a alertarem para o risco de transbordo de 14 rios na região.
O feito ocorreu na sexta-feira, quando Austin Appelbee realizava uma saída em 'paddle' e caiaque com a mãe e os irmãos ao largo de Quindalup, cerca de 250 quilómetros a sul de Perth, no estado da Austrália Ocidental.
Espanha recebeu 96,77 milhões de turistas em 2025, mais 3,21% do que em 2024 e um recorde nos registos do país, revelou esta terça-feira o Instituto Nacional de Estatística espanhol (INE).
Com centenas de milhares de novos eleitores a entrar no censo nos próximos anos, os dados mostram que as regularizações estão a transformar-se, de forma silenciosa mas decisiva, em poder eleitoral.
Os emigrantes portugueses votaram em número recorde na primeira volta das presidenciais de 18 de janeiro, mas a abstenção mudou-se dos 96%, segundo os resultados da Administração Eleitoral.
Voos, camas, refeições, tradutores e cuidados médicos. Tudo pago. Documentos revelam que o Executivo liderado por Pedro Sánchez gastou mais de 74 milhões de euros para assegurar um pacote completo de apoio a imigração ilegal, através de contratos sem transparência.