Mortágua troca Parlamento para estar numa flotilha em direção a gaza

A coordenadora nacional e deputada única do BE, Mariana Mortágua, que está numa flotilha humanitária que se dirige a Gaza, vai ser substituída no parlamento pela dirigente bloquista Andreia Galvão.

©Facebook/mariana.mortagua.

Numa publicação no ‘site’ oficial do partido, “Esquerda.net”, lê-se que a atual deputada única fez “uma reflexão profunda nos últimos dias”, tendo pesado, “por um lado, a proteção da flotilha que é dada pelo papel institucional dos deputados e eurodeputados que a compõem”, e, por outro lado, “o facto de a sua ausência em São Bento deixar o Bloco sem representação parlamentar na sua ausência”.

“E concluiu pela necessidade de o partido não ficar afastado dos debates no parlamento nas próximas semanas”, lê-se na publicação.

Andreia Galvão foi a número três da lista do partido nas legislativas de maio para o círculo eleitoral de Lisboa.

Fonte oficial do partido adiantou à Lusa que o número dois da lista, o antigo líder parlamentar, Fabian Figueiredo, não vai assumir o mandato por “impedimento profissional”.

Na publicação do “Esquerda.net” lê-se que quando Mariana Mortágua integrou a flotilha que navega em direção à Faixa de Gaza com ajuda humanitária, “o calendário previsto era o de chegar ao destino ainda antes do arranque dos plenários parlamentares”.

Contudo, os “contratempos meteorológicos e logísticos” da flotilha, “a par dos ataques com drones de que foi alvo já na Tunísia, obrigaram a tempos de paragem superiores ao previsto”.

“Faço-o mantendo aqui uma presença política forte como deputada eleita, de quem representa muitas e muitos portugueses. Mas também quero ter a certeza de que em todas as instâncias da vida política portuguesa o Bloco está representado. E o Bloco estará muito bem representado pela Andreia Galvão”, lê-se na publicação, que cita declarações de Mariana Mortágua.

Até ao regresso da coordenadora bloquista, o lugar de deputada será ocupada pela dirigente Andreia Galvão, membro da Comissão Política e da Mesa Nacional do BE.

Andreia Galvão é atriz, produtora e agente cultural, e nasceu em Lisboa, em 2000.

É licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e Mestre em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema.

Numa publicação nas redes sociais, Andreia Galvão afirmou que “numa altura de ataque aos direitos dos trabalhadores, de desgovernação florestal e social, da necessidade de convergência em torno do que nós faz um povo na sua diversidade”, substituirá Mariana Mortágua “durante um mês”.

“É com grande responsabilidade cívica e política que o faço”, é acrescentado.

Últimas de Política Nacional

O candidato presidencial António José Seguro assumiu sem rodeios que usará todos os poderes de Belém para impedir soluções governativas à direita.
Apesar do estado de calamidade decretado em dezenas de concelhos após a tempestade Kristin, António José Seguro afasta qualquer adiamento das eleições presidenciais. O candidato sublinha que o processo já está em curso, lembra o voto antecipado em mobilidade e garante que estão asseguradas condições para votar no próximo domingo, numa posição que contrasta com a defendida por André Ventura.
O partido liderado por André Ventura exige explicações urgentes sobre indemnizações, resposta das seguradoras e atrasos no apoio a famílias e empresas afetadas pelo temporal que deixou mortos, destruição e prejuízos milionários.
O CHEGA quer levar o ministro da Agricultura ao Parlamento para explicar por que razão os agricultores afetados pela tempestade Kristin continuam sem liquidez, apesar das promessas de milhões anunciadas pelo Governo.
André Ventura diz que não existem condições mínimas para eleições e propõe suspender a segunda volta das eleições presidenciais a Belém, enquanto as populações lutam para sobreviver.
O Ministério Público angolano quer Ricardo Leitão Machado como arguido por suspeitas de burla qualificada em negócios avaliados em centenas de milhões de dólares. O empresário é cunhado do ministro da Presidência e está no centro de uma investigação que atravessa Angola, Portugal e os Estados Unidos.
Frederico Perestrelo Pinto, de 25 anos, passará a auferir 4.404 euros brutos mensais, um valor próximo do vencimento de um deputado. Nomeação assinada por três ministros levanta dúvidas.
O candidato presidencial André Ventura pediu hoje ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para cancelar a visita a Espanha, prevista para sexta-feira, para poder estar junto das populações afetadas pelo mau tempo.
O candidato presidencial André Ventura afirmou hoje que parece que o país está "sem rei nem roque", criticando a ida do Presidente da República para fora do país e o não acionamento do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.
A ministra da Administração Interna será chamada ao Parlamento para explicar a resposta à tempestade Kristin e as falhas do SIRESP, numa audição exigida pelo CHEGA, depois de relatos de comunicações cortadas e populações isoladas.