Piso abate na praça central de Leiria devido à chuva

Parte do piso à entrada da Praça Rodrigues Lobo, em Leiria, abateu hoje de manhã devido à chuva que se fez sentir, tendo uma viatura caído no buraco, informou fonte da Câmara Municipal de Leiria.

© D.R.

Em declarações à agência Lusa, o vereador da Proteção Civil da Câmara de Leiria, Luís Lopes, explicou que o aluimento de parte da Praça Rodrigues Lobo, a principal da cidade de Leiria, ficou a dever-se a “um movimento de massas”.

“Um veículo que estava a fazer uma descarga, aqui num restaurante, acabou por cair dentro desse buraco. Neste momento já procedemos à retirada do veículo, estamos a analisar os danos e já chegámos à conclusão do que originou isto”, referiu, acrescentando ainda que não se registou qualquer ferido, tendo “o condutor do veículo saído pelos próprios meios”.

A precipitação intensa registada esta madrugada e manhã, no concelho de Leiria, causou cinco ocorrências: três de inundação e duas de movimentos de massas, com a mais grave a resultar no abatimento do piso, junto à entrada da Praça Rodrigues Lobo, por volta das 09:10.

Segundo o vereador da Proteção Civil da autarquia de Leiria, o aluimento de parte da praça “tem a ver com dois coletores de águas pluviais que acabaram por ceder”.

“Muito provavelmente a precipitação desta madrugada e manhã potenciou esta situação, mas estamos em crer que isto era algo que já tinha alguns danos, mas não eram visíveis. Temos equipas no local a trabalhar na reparação e contamos, nos próximos dias, conseguir repor esta situação”, indicou.

À Lusa, Luís Lopes disse ainda que esta não é a primeira vez que ocorre um aluimento, nesta zona mais antiga cidade.

“Tivemos, aqui próximo, uma situação idêntica à frente da Loja do Cidadão, a cerca de 500 metros em linha reta. No entanto, este acaba por ser, em termos de dimensão, um bocado maior”, apontou.

Segundo o autarca, nesta parte mais velha da cidade as infraestruturas estão enterradas há muitos anos e, “apesar da manutenção que tem sido feita, é sempre difícil, detetar estas situações”.

“Sendo infraestruturas enterradas, não é fácil conseguirmos proceder à deteção destas situações. Agora vamos apostar aqui e depois alargar um bocadinho mais esta área de intervenção para melhorar estas infraestruturas”, afirmou.

Na ocorrência desta manhã, encontram-se os Bombeiros Sapadores de Leiria, a Polícia de Segurança Pública, os SMAS – Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, Lusitânia Gás, Serviço Municipal de Proteção Civil e Departamento de Gestão Urbanística da Câmara Municipal de Leiria.

O local encontra-se vedado por questões “de segurança e para se proceder a uma análise dos danos e início imediato da reparação”.

Últimas do País

As burlas foram responsáveis no ano passado por um prejuízo patrimonial superior a 65 milhões de euros, menos 41% face a 2023, uma diminuição que acompanha o decréscimo das denúncias deste tipo de crime em 2024, revela a PSP.
Recusou abandonar o hospital após alta clínica, intimidou profissionais de saúde e chegou a exigir casa e cirurgia inexistente. O caso arrastou-se durante meio ano no Hospital Amadora-Sintra e só terminou com intervenção policial.
A PSP deteve nos últimos dias no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, três cidadãos estrangeiros procurados internacionalmente por crimes sexuais, fraudes e burlas transnacionais, e captação indevida de depósitos, anunciou esta sexta-feira a força de segurança.
Portugal registou um aumento de infeções respiratórias graves, sobretudo nos maiores de 65 anos, e excesso de mortalidade na região Norte em pessoas de 75 a 84 anos, revelam dados do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).
Agentes da PSP foram alvo de apedrejamento no Bairro da Cova da Moura, depois de tentarem intercetar uma viatura em fuga. Os suspeitos escaparam, mas deixaram para trás indícios de crime.
Dezenas de repartições de Finanças estão encerradas durante a manhã de hoje, até às 13h, e outras enfrentam constrangimentos no atendimento, enquanto decorre uma reunião ‘online’ de trabalhadores da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) para discutir reivindicações salariais e laborais.
Uma mulher de 60 anos foi constituída arguida pela GNR por utilização indevida de cartão bancário na aquisição de vários bens, num valor superior a 3 mil euros, no concelho do Sabugal.
O segundo dia de greve dos trabalhadores da função pública estava às 09:00 de hoje a ter uma adesão elevada, com 75% na educação e 90% nas cantinas das universidades e politécnicos, disse à Lusa fonte sindical.
Os doentes classificados como urgentes no hospital Amadora-Sintra enfrentaram hoje de manhã tempos de espera que rondava as 12 horas para a primeira observação, segundo dados do portal do SNS.
O desaparecimento de uma bebé no Hospital de Gaia não mostrou apenas uma falha de segurança: revelou um mercado milionário sem escrutínio, contratos feitos à porta fechada e sistemas supostamente infalíveis que afinal podem ser contornados.