No sábado vão estar fechadas as urgências desta especialidade nos hospitais de Setúbal e das Caldas da Rainha, de acordo com as escalas consultadas pela agência Lusa às 15h15 de hoje.
Nesse dia também estará encerrada a urgência pediátrica do Hospital de Faro.
A situação piora no domingo, com o encerramento das urgências de ginecologia e obstetrícia nos hospitais de Setúbal, Caldas da Rainha, Vila Franca de Xira e Barreiro.
Os serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia dos hospitais de Santarém, São Francisco Xavier (Lisboa), Aveiro e Leira vão estar condicionados durante o fim de semana, recebendo apenas casos encaminhados pelo CODU/INEM. As urgências do Hospital de Vila Franca de Xira (Lisboa) estarão referenciadas apenas no sábado.
As urgências pediátricas dos hospitais de Vila Franca de Xira e Beatriz Ângelo, em Loures, estarão também com constrangimentos durante os próximos dois dias, atendendo apenas casos encaminhados pelo INEM.
As escalas disponibilizadas no Portal do SNS indicam ainda que no sábado estarão abertos 128 serviços de urgência em todo o país, além de 33 unidades de ginecologia e obstetrícia que estarão a funcionar no âmbito do projeto-piloto que obriga as utentes a ligarem para a Linha SNS 24 antes de se dirigirem ao hospital.
Já no domingo vão estar abertos 127 serviços de urgência em todo o país e 32 unidades de ginecologia e obstetrícia.
Os constrangimentos dos serviços de urgência devem-se, sobretudo, à falta de médicos especialistas para assegurarem as escalas.
As autoridades de saúde recomendam que, antes de se dirigir a uma urgência, a população contacte a Linha SNS 24 (808 24 24 24) para obter orientação adequada.