Medicina Reprodutiva da Cova da Beira contribui para nascimento de 220 bebés em 15 anos

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira fez, em 15 anos de atividade, que se assinalam domingo, tratamentos que levaram ao nascimento de mais de 220 bebés.

© D.R.

Esta é única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

“O balanço é claramente positivo. Foi um longo percurso, que exigiu empenho, visão e a colaboração de inúmeros profissionais e instituições. Hoje, orgulhamo-nos de ser um centro de referência nacional e um polo formativo de excelência”, frisou o diretor do serviço, António Hélio Oliani.

O Serviço de Medicina Reprodutiva da ULS da Cova da Beira, na Covilhã (distrito de Castelo Branco), tem uma equipa multidisciplinar que integra médicos, embriologistas, enfermeiros, técnicos e psicólogos, e conta com o apoio dos serviços de Urologia e Anestesia da unidade hospitalar.

Segundo a ULS, este serviço, “em média, realiza cerca de 3.000 atos clínicos por ano, totalizando aproximadamente 40.000 procedimentos nos últimos 15 anos, entre consultas, exames e tratamentos”.

Os casais que acompanha são oriundos de todo o país, incluindo residentes estrangeiros com número de utente do Serviço Nacional de Saúde.

Fertilização in Vitro (FIV), Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides (ICSI), Inseminação Intrauterina (IIU) e criopreservação de gâmetas e embriões, “intervenções de elevada complexidade que o serviço executa com reconhecida qualidade e eficácia”, são as técnicas realizadas.

Mas, segundo a ULS, “para além do impacto direto nas famílias”, tem também sido “desempenhado um papel fundamental na formação e na investigação científica, acolhendo médicos internos e biólogos de todo o país e estrangeiro e participando em inúmeros projetos de investigação nacionais e internacionais”.

O Serviço de Medicina Reprodutiva da ULS da Cova da Beira tem “tempos de resposta muito abaixo da média nacional”, garantindo “um acesso célere, justo e equitativo aos cuidados de saúde reprodutiva, provando que a melhor medicina também se faz no interior e que, em cada novo nascimento, se renova o propósito maior do Serviço Nacional de Saúde”, frisou.

António Hélio Oliani, que é diretor do serviço desde a sua fundação, contou que a principal mensagem deixada às famílias é que nunca desistam do sonho: “Aqui encontrarão uma equipa dedicada, competente e acolhedora, pronta para vos ajudar”.

Últimas do País

O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Álvaro Almeida, estimou hoje que há cerca de 2.800 internamentos indevidos nos hospitais, quer devido a situações sociais, quer a falta de camas nos cuidados continuados.
O quinto dia de greve dos guardas prisionais, convocada pela Associação Sindical dos Profissionais do Corpo da Guarda Prisional (ASPCGP), está a ter uma adesão que ronda os 80%, adiantou hoje a estrutura representativa.
Os trabalhadores das empresas de distribuição cumprem hoje um dia de greve, reivindicando aumentos salariais e valorização profissional, e voltam a parar no final do ano.
Dois agentes da PSP acabaram no hospital após serem atacados durante uma ocorrência num supermercado. Agressores fugiram e estão a monte.
Um homem é suspeito de ter matado hoje uma criança de 13 anos, morrendo de seguida numa explosão alegadamente provocada por si numa habitação em Casais, Tomar, num caso de suposta violência doméstica, informou a GNR.
O tribunal arbitral decretou hoje serviços mínimos a assegurar durante a greve dos trabalhadores da SPdH/Menzies, antiga Groundforce, marcada para 31 de dezembro e 1 de janeiro, nos aeroportos nacionais.
O Ministério da Administração Interna (MAI) disse hoje que foi registada uma diminuição das filas e do tempo de espera no aeroporto de Lisboa e que todos os postos têm agentes da PSP em permanência.
Quatro urgências de Ginecologia e Obstetrícia estarão fechadas na quarta-feira, número que sobe para cinco no Dia de Natal e seis na sexta-feira, dia de tolerância de ponto na administração pública, segundo o Portal do SNS.
Em 2026, será possível observar em Portugal em agosto um eclipse solar total, um fenómeno raro, que embora parcial em grande parte do país “terá bastante importância”, disse hoje o astrónomo Rui Jorge Agostinho.
Autoridade da Concorrência (AdC) está a investigar um alegado abuso de posição dominante no mercado nacional dos portais de anúncios imobiliários online, “envolvendo o principal grupo empresarial a operar neste segmento em Portugal”, indicou esta terça-feira em comunicado.