Trabalhadores da Groundforce em greve na sexta-feira e no sábado

© Groundforce

Os trabalhadores da Groundforce estarão em greve total na sexta-feira e no sábado e ao trabalho extraordinário a partir de domingo, adiantaram os sindicatos STAMA e STTAMP, num comunicado.

Assim, o Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes de Portugal (STTAMP) e o Sindicato dos Trabalhadores dos Aeroportos Manutenção e Aviação (STAMA) explicaram que a greve se deve essencialmente à “descoordenação da SPdH [Groundforce] no que respeita a horários e aos atropelos levados a cabo, privando cada operacional da sua vida pessoal”, acusando a empresa de “incompetência reinante”.

A greve nos dias 03 e 04 de março será todo o dia, sendo que de 04 de março em diante a paralisação aplica-se “a todo o trabalho extraordinário incluindo dias feriado”, indicaram.

No pré-aviso de greve, de 14 de fevereiro, o STAMA considera que a empresa “viola sistematicamente o acordo de empresa [AE] em vigor” e que, no que diz respeito às trocas de horário, além da “referida violação do AE, também não privilegia o diálogo”.

Segundo o sindicato, as trocas são “ilegais”, mas ainda assim “impostas aos trabalhadores” e, quando não são acatadas, resultam na “recusa” em admitir os funcionários no horário original e marcação de “falta injustificada”.

O sindicato adiantou ainda que, como se encontram “esgotadas todas as formas pacíficas de resolução” deste conflito e que foram ultrapassados “todos os limites”, resolveu avançar com o pré-aviso de greve.

Últimas do País

O Ministério Público vedou o acesso da Comunicação Social à averiguação preventiva que visou a empresa Spinumviva e o primeiro-ministro, alegando que o sigilo absoluto a que está sujeita só cessaria se tivesse sido aberto um inquérito.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) alertou hoje para os cuidados a ter por causa do frio, lembrando que a descida das temperaturas aumenta o risco de agravamento de doenças crónicas e pedindo à população que se proteja.
Um total de 332 pessoas com excesso de álcool e 120 sem habilitação para conduzir foram detidas em cinco dias pela PSP e GNR, no quadro das operações de vigilância rodoviária para o Natal e Ano Novo.
A Polícia Judiciária (PJ) já está a disponibilizar o heliporto que fica situado na sua sede, em Lisboa, ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e ao Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) para transporte de órgãos.
Os hospitais públicos devem garantir que têm profissionais suficientes para poder dar altos aos utilizadores nos três dias em que o Governo concedeu tolerância de ponto, segundo um despacho a que a Lusa teve acesso.
Sete homens, com idades entre os 30 e os 41 anos, foram detidos por tráfico de droga nos concelhos de Benavente e Salvaterra de Magos (distrito de Santarém), Sintra (Lisboa), Setúbal e Vendas Novas (Évora), revelou hoje a GNR.
A Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos (SRNOM) manifestou hoje preocupação com o alerta dos internistas da ULS do Tâmega e Sousa sobre a sobrecarga assistencial, assegurando que irá acompanhar o processo e intervir para promover soluções.
A Agência Portuguesa do Ambiente chumbou as alterações que o consórcio AVAN Norte queria fazer à linha de alta velocidade, nomeadamente alterar a estação de Gaia e construir duas pontes, segundo uma decisão a que a Lusa teve acesso.
A produção de vinho em Portugal teve uma quebra de 14% na campanha de 2025/2026, para 5,9 milhões de hectolitros, segundo dados do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV).
O Hospital de Vila Franca de Xira tem mais de 80 camas contratualizadas para doentes que já tiveram alta clínica, num investimento superior a seis milhões de euros por ano, revelou hoje o presidente do conselho de administração.