Centenas de idosos ‘presos’ nos hospitais à espera de vaga em lares

Mais de 800 idosos continuam internados nos hospitais sem qualquer motivo clínico, apenas porque o Estado não lhes garante vaga em lares.

© D.R

O drama dos idosos clinicamente estáveis mas retidos nos hospitais está a assumir contornos explosivos. Segundo dados revelados pelo jornal Público, no final de outubro 832 utentes continuavam internados sem qualquer necessidade médica, aguardando apenas vaga numa estrutura residencial para idosos — uma espera que, em muitos casos, se arrasta por meses ou até anos.

Os números são devastadores. As admissões de idosos em lares através da Segurança Social caíram de 2175 em 2021 para apenas 923 no ano passado — uma queda de quase 60% face ao período pré-pandemia. Em 2024, até 22 de outubro, tinham sido registadas apenas 697 admissões, um valor insuficiente para acompanhar as necessidades reais da população mais envelhecida da Europa Ocidental.

Lisboa, Porto e Setúbal lideram a lista das regiões mais pressionadas, mas o problema alastra-se a todo o país. A falta de vagas — apenas 533 disponíveis ao abrigo da portaria que regula internamentos sociais — está a bloquear camas hospitalares essenciais, impedindo internamentos programados e agravando o caos nas urgências, que continuam sobrelotadas.

Últimas do País

Mais de 800 idosos continuam internados nos hospitais sem qualquer motivo clínico, apenas porque o Estado não lhes garante vaga em lares.
Um sismo de magnitude 2,0 na escala de Richter foi sentido hoje na ilha de São Miguel, nos Açores, informou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
Onze escolas já formam bombeiros profissionais em três anos, mas a Liga dos Bombeiros alerta: o Governo está a criar expectativas que não pode cumprir enquanto continuar sem aprovar o Estatuto do Bombeiro Profissional. Jovens terminam o 12.º ano qualificados, mas sem garantia de carreira.
Centenas de professores arriscam não receber o subsídio de deslocação devido a erros no cálculo das distâncias feitas pela plataforma oficial. Vários professores e diretores garantem que nem sequer conseguiram completar o processo, já que a plataforma não reconhece coordenadas GPS.
O presidente executivo da Fidelidade, seguradora da Carris, disse que o processo de atribuição de indemnizações às vítimas do acidente no elevador da Glória vai demorar, porque falta definir os valores envolvidos, mas garantiu que “ninguém fica desamparado”.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou, este ano, até dia 15 deste mês, 10.251 crimes relacionados com violência doméstica, que provocaram 13 mortes – 11 mulheres e dois homens –, indicou hoje a corporação num comunicado.
A TAP cancelou os voos TP170 de hoje e da próxima terça-feira para a Venezuela, na sequência da informação das autoridades aeronáuticas dos Estados Unidos sobre a situação de segurança no espaço aéreo do país, indicou a empresa.
O número de idosos vítimas de crime e violência continua a aumentar, sobretudo mulheres vítimas de violência doméstica, como Odete, Etelvina ou Gertrudes que vivem atualmente numa casa de abrigo depois de anos de abusos por maridos e filhos.
A fábrica de têxteis lar que ardeu na última madrugada em Felgueiras emprega 11 pessoas, tendo o sócio gerente, António Pereira, assegurado à Lusa que os postos de trabalho são para manter.
As mais de sete toneladas de cocaína apreendidas em duas embarcações de pesca, a cerca de 1.000 milhas náuticas de Lisboa, tinham como destino a Península Ibérica, após o que seriam transportadas para outros países europeus, revelou hoje a PJ.