Amazon diz ter bloqueado mais de 1.800 candidaturas falsas ligadas à Coreia do Norte

A Amazon anunciou ter bloqueado mais de 1.800 candidaturas suspeitas de estarem ligadas à Coreia do Norte, quando crescem acusações de que Pyongyang utiliza profissionais de informática para contornar sanções e financiar o programa de armamento.

© D.R.

“Cidadãos norte-coreanos procuram obter empregos em regime de teletrabalho na área da informática junto de empresas em todo o mundo, especialmente nos Estados Unidos”, afirmou o chefe de segurança da Amazon, Stephen Schmidt, numa publicação na rede social LinkedIn.

Segundo o responsável, o número de candidaturas detetadas aumentou quase um terço no último ano, muitas delas associadas às chamadas “laptop farms” – instalações discretas, com computadores localizados fisicamente nos Estados Unidos e ligados à internet através de operadores norte-americanos, mas controlados remotamente a partir do estrangeiro.

O fenómeno “não se limita à Amazon”, advertiu Schmidt, acrescentando que este tipo de esquema “está provavelmente a ocorrer em larga escala em todo o setor”.

Para identificar as candidaturas fraudulentas, a empresa tem-se baseado na deteção de números de telefone com formatos incorretos e diplomas académicos suspeitos.

Em julho, uma cidadã norte-americana foi condenada a mais de oito anos de prisão por liderar uma destas “laptop farms”, que permitiu a cidadãos norte-coreanos conseguir empregos remotos em mais de 300 empresas de tecnologia dos Estados Unidos. De acordo com as autoridades, o esquema gerou mais de 17 milhões de dólares (cerca de 14,4 milhões de euros) em benefício da arguida e do regime norte-coreano.

Em 2024, outro cidadão norte-americano foi detido por ter ajudado trabalhadores norte-coreanos a conseguir empregos em empresas do Reino Unido e dos Estados Unidos.

“O regime norte-coreano enviou milhares de profissionais altamente qualificados da área da informática para todo o mundo, com o objetivo de enganar empresas e contornar as sanções internacionais, de forma a continuar a financiar o seu perigoso programa de armamento”, declarou então o procurador Henry Leventis.

Os serviços de informação da Coreia do Sul alertaram no ano passado que agentes norte-coreanos estavam a usar o LinkedIn para se fazerem passar por recrutadores e contactar profissionais sul-coreanos do setor da defesa, com o objetivo de obter informações sensíveis.

Ao abrigo das sanções impostas pelas Nações Unidas, os cidadãos da Coreia do Norte estão proibidos de trabalhar e gerar rendimentos no estrangeiro.

Um relatório publicado em 2024 pela organização norte-americana 38 North revelou que programadores norte-coreanos – ocultando a sua verdadeira nacionalidade – conseguiram obter contratos para trabalhar em projetos de animação subcontratados por empresas como a japonesa HBO Max e a norte-americana Amazon.

Últimas do Mundo

A autoridade da concorrência italiana aplicou esta terça-feira uma multa de 255,8 milhões de euros à companhia aérea de baixo custo irlandesa Ryanair por abuso de posição dominante, considerando que impediu a compra de voos pelas agências de viagens.
A Amazon anunciou ter bloqueado mais de 1.800 candidaturas suspeitas de estarem ligadas à Coreia do Norte, quando crescem acusações de que Pyongyang utiliza profissionais de informática para contornar sanções e financiar o programa de armamento.
Os presumíveis autores do ataque terrorista de 14 de dezembro em Sydney lançaram explosivos que não chegaram a detonar durante o ataque na praia de Bondi, onde morreram 16 pessoas, incluindo um dos agressores, segundo documentos revelados hoje.
Milhares de pessoas traficadas para centros de burlas no Sudeste Asiático sofrem tortura e são forçados a enganar outras em todo o mundo, numa indústria multimilionária de escravidão moderna. À Lusa, sobreviventes e associações testemunharam a violência.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) alertou para o aumento das infeções sexualmente transmissíveis entre jovens, particularmente a gonorreia, e defendeu que a educação sobre esta matéria em contexto escolar é crucial.
A Polícia Judiciária (PJ) está a colaborar com a investigação norte-americana ao homicídio do físico português Nuno Loureiro, estando em contacto com as autoridades e “a prestar todo o suporte necessário às investigações em curso”.
Uma celebração judaica transformou-se num cenário de terror na praia de Bondi, em Sydney. Pai e filho abriram fogo sobre centenas de pessoas, provocando pelo menos 15 mortos e mais de 40 feridos.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou hoje que uma em cada dez crianças no mundo vai precisar de ajuda no próximo ano, com o Sudão e Gaza a registarem as piores emergências infantis.
Um avião da companhia aérea britânica Jet2, que voava entre Londres e Fuertventura, nas ilhas Canárias, declarou hoje emergência e aterrou em segurança no Aeroporto Gago Coutinho, em Faro, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
A polícia australiana apresentou hoje 59 acusações contra Naveed Akram, de 24 anos, incluindo 15 por homicídio e uma por terrorismo, pelo suposto envolvimento no ataque contra uma celebração judaica ocorrido no domingo numa praia perto de Sydney.