PSP deteve no aeroporto de Lisboa suspeita de auxílio à imigração ilegal

A PSP deteve uma mulher estrangeira no aeroporto de Lisboa na passada sexta-feira por suspeitas de auxílio ilegal à imigração, quando tentava fazer entrar em território nacional outra mulher, com passaporte falso e afirmando ser sua filha.

© D.R

A mulher de 44 anos foi detida na zona das chegadas do aeroporto Humberto Delgado, quando chegou acompanhada de outra mulher, que apresentou como sua filha no controlo fronteiriço, tendo os agentes da PSP detetado “incongruências entre a fotografia do passaporte apresentado e a identidade da passageira” o que levou à intervenção de peritos documentais.

“No decurso das diligências realizadas nas instalações policiais, foi possível apurar que não existia qualquer relação familiar entre as duas passageiras e que uma delas se encontrava a utilizar um passaporte pertencente a terceiro. Apurou-se ainda que a detida havia organizado a viagem e fornecido o documento de viagem, instruindo a outra passageira a declarar falsamente um vínculo familiar com o objetivo de ludibriar o controlo fronteiriço”, explicou a PSP em comunicado.

A suspeita de auxílio à imigração ilegal foi detida no local e à mulher que a acompanhava foi negada a entrada em território nacional.

A PSP confirmou através de perícias os indícios de “utilização de documento alheio”.

“Foi ainda acionada uma equipa multidisciplinar especializada de apoio a vítimas, com vista a despistar eventuais indícios de tráfico de seres humanos, tendo sido concluído tratar-se de um caso de auxílio à imigração ilegal, não se verificando indicadores de tráfico”, explicou ainda a PSP.

O comunicado adianta que a detida já foi presente a tribunal, mas não esclarece as medidas de coação aplicadas.

Últimas do País

A PSP realiza até domingo uma operação de fiscalização intensiva de veículos pesados, controlando os períodos de repouso e de condução, e o funcionamento correto do aparelho de controlo (tacógrafo), além das condições técnicas dos veículos.
A circulação ferroviária regista esta terça-feira "alguns condicionamentos" nas linhas do Norte, de Sintra, do Douro, do Oeste, de Cascais e do Sul, na sequência do mau tempo, informou a Infraestruturas de Portugal (IP), num ponto de situação às 13h00.
A PSP deteve uma mulher estrangeira no aeroporto de Lisboa na passada sexta-feira por suspeitas de auxílio ilegal à imigração, quando tentava fazer entrar em território nacional outra mulher, com passaporte falso e afirmando ser sua filha.
Em Mesão Frio, a chuva intensa está a provocar "prejuízos significativos" nas vinhas inseridas no Douro, que poderão afetar o rendimento dos viticultores, mas há também estradas afetadas por derrocadas um pouco por todo o concelho.
Perante milhares de árvores derrubadas e o risco acrescido de incêndios, o CHEGA apresentou no Parlamento um projeto de resolução que pressiona o Governo a avançar urgentemente com um plano de recuperação e reflorestação das zonas mais afetadas.
A Proteção Civil registou 13.388 ocorrências relacionadas com as tempestades entre o dia 01 de fevereiro e as 12:00 de hoje em Portugal continental, informou o comandante nacional.
Pedidos de pizza, táxis, canalizadores e chamadas feitas apenas por falta de saldo no telemóvel. Perto de quatro milhões de chamadas feitas no último ano foram indevidas, sufocando a linha de emergência e atrasando o socorro a quem realmente precisa.
Um militar do Exército, de 21 anos, do Regimento de Cavalaria N.º 3, em Estremoz, distrito de Évora, morreu hoje após uma indisposição durante a prática desportiva, adiantou este ramo das Forças Armadas.
O quadro meteorológico de chuva intensa, vento forte, agitação marítima e queda de neve em Portugal continental deverá manter-se até quarta-feira, indicou na segunda-feira a Proteção Civil, alertando para um aumento das inundações, sobretudo nas regiões Norte e Centro.
Cerca de 1.200 pessoas de várias regiões de Portugal continental encontram-se esta segunda-feira deslocadas das suas habitações como “medida preventiva” devido aos efeitos do mau tempo, sobretudo inundações, revelou a Proteção Civil, contabilizando 12.477 ocorrências desde 1 de fevereiro.