Capitania do Funchal emite avisos de mau tempo para a orla marítima da Madeira

© D.R

A capitania do Porto do Funchal emitiu hoje avisos de mau tempo, vento forte e visibilidade má para a orla costeira do arquipélago da Madeira, recomendando que os proprietários tomem medidas preventivas para garantir a segurança das embarcações.

Em comunicado, a autoridade marítima regional menciona que o aviso para a orla costeira, divulgado pelo Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA), está classificado como sendo de sinal 6, o que corresponde a vento a soprar entre os 51 e os 62 quilómetros/hora, de qualquer direção.

O aviso está em vigor até as 06:00 de terça-feira, indica a capitania.

O IPMA colocou a costa sul e as zonas montanhosas da Madeira sob aviso vermelho (o mais grave) devido às previsões de “chuva forte e persistente” durante 24 horas, a partir das 15:00 de hoje, numa depressão batizada com o nome de Óscar.

Sobre a situação geral do estado do tempo para orla marítima, a capitania do Funchal acrescenta que o vento vai soprar de “sudeste moderado a fresco tornando-se quadrante sul, fresco a muito fresco, por vezes forte, a partir do final da manhã”.

Quanto à visibilidade, indica que deve ser “boa a moderada, tornando-se gradualmente fraca a má a partir da tarde”.

A ondulação na costa norte será de noroeste passando a norte de um metro, sendo até os 2,5 metros na parte sul.

“Recomenda-se aos proprietários e armadores das embarcações que adotem as devidas precauções por forma a garantirem a segurança das mesmas”, lê-se no documento.

Últimas do País

O Plano Municipal de Contingência para pessoas em situação de sem-abrigo de Coimbra vai ser ativado hoje, a partir das 20:00, face à previsão da descida da temperatura nos próximos dias, afirmou hoje a Câmara.
O INEM assinou hoje um protocolo de entendimento com a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), que prevê um aumento em cerca de 20% na comparticipação às corporações de bombeiros no transporte de emergência pré-hospitalar.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) realizou hoje uma operação especial de prevenção na zona dos Olivais, em Lisboa, e foram detidas nove pessoas e apreendidas uma arma branca e uma arma de fogo, informou fonte policial.
Quase 70% dos portugueses manifestou preocupações sobre o tratamento de dados pessoais por sistemas de Inteligência Artificial (IA) usados por instituições financeiras, colocando o país muito acima da média da União Europeia (52%), segundo um estudo da Intrum, hoje divulgado.
A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu cerca de três toneladas e meia de cocaína que chegou a Portugal escondida em paletes de caixas de bananas num cargueiro, que habitualmente transporta fruta entre a Americana Latina e a Europa.
Seis pessoas ficaram desalojadas devido ao incêndio que deflagrou hoje num restaurante da Baixa de Coimbra e que originou também um ferido grave, disse à agência Lusa uma fonte da Proteção Civil.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) chegou hoje às 1,5 milhões de chamadas atendidas nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), um valor em linha com os dados registados nos últimos dois anos, divulgou este organismo nacional.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prolongou hoje os avisos laranja para quatro distritos do continente, devido à persistência de nevoeiro que deverá manter-se até às 12:00 de terça-feira.
Os doentes urgentes (pulseira amarela) estão a esperar uma média de 15 horas no Beatriz Ângelo (Loures) para serem atendidos e 11 horas e quatro minutos no Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), segundo dados oficiais.
O Serviço de Urgência Pediátrica e Bloco de Partos do hospital de Beja vão estar encerrados entre as 08:00 de terça-feira e as 08:00 de quarta-feira, revelou hoje a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).