Venezuela perdeu 50% da capacidade de abastecimento de água potável

A Venezuela perdeu nos últimos 25 anos 50% da capacidade de abastecimento de água potável, de acordo com o antigo dirigente da empresa estatal Hidrocapital, José Norberto Bausson.

Nos últimos anos, os venezuelanos têm-se queixado da falta de água potável em casa, uma situação que tem levado a população a atribuir “a pior avaliação” ao serviço de abastecimento publico.

De acordo com o ex-presidente da empresa estatal Hidrocapital e do Instituto Municipal de Águas e Aquedutos de Sucre, José Norberto Bausson, esta crise não é motivada pelo défice de água, mas sim a perda de 50% da capacidade instalada de abastecimento local.

“Estamos a entregar às pessoas a metade da quantidade de água que entregávamos há 25 anos. Nessa altura, entregavam-se 125 mil litros por segundo, a nível nacional, que correspondiam a 125 litros por pessoa por dia”, disse o engenheiro civil à rádio católica Fé e Alegria.

José Norberto Bausson explicou ainda que o abastecimento de água continua a ser “o serviço com a pior classificação na perceção das pessoas”.

“Claro que há água, mas 50% da infraestrutura não funciona e são necessários trabalhos de recuperação muito grandes”, disse.

O ex-presidente da Hidrocapital explicou ainda que no país há mais de dois mil poços profundos de água e 41 grandes sistemas de abastecimento da população, mas que não funcionam a 100%.

Por outro lado, explicou que os organismos governamentais são responsáveis pela fala de água. A lei estabelece que os governantes devem atender os serviços públicos, mas o problema está a ser “transferido” aos cidadãos.

“Antes, acontecesse o que acontecesse, as pessoas tinham sempre de ter o serviço e a água tinha de ser potável. Mas hoje [a qualidade] da água é péssima e turva. Isto causa doenças, mas o Governo parece não se importar muito com isso”, frisou o engenheiro.

José Norberto Bausson insistiu que é preciso querer resolver este problema, encomendar esse trabalho aos profissionais e não aos dirigentes políticos e procurar associados estrangeiros especialistas da área.

Em 07 de fevereiro, a ONG “Monitor Ciudad” divulgou um relatório que dava conta que, em Libertador, o maior município da cidade de Caracas, a população passou em 2022 em média 58,3 horas por semana sem água. Também que os venezuelanos perderam em média quase cinco horas semanais para armazenar água e que o tempo médio de espera entre ciclos (chegada e falta) de água foi de mais de cinco dias.

As maiores dificuldades registaram-se nas localidades de Sucre, El Junquito e Antímano, onde houve água durante menos de 19 horas por semana.

Em 10 de fevereiro de 2023, os cinco municípios do Distrito Capital (Chacao, Libertador, Baruta, El Hatillo e Sucre) estiveram várias horas sem água potável, devido a uma falha no sistema que abastece a entidade federal.

Segundo o Observatório Venezuelano dos Serviços Públicos, “o abastecimento de água na Venezuela não melhorou desde 2018, e em 2022 manteve a proporção mais elevada de classificações negativas (61,9%) devido às graves deficiências que apresenta”.

Últimas do Mundo

Voos, camas, refeições, tradutores e cuidados médicos. Tudo pago. Documentos revelam que o Executivo liderado por Pedro Sánchez gastou mais de 74 milhões de euros para assegurar um pacote completo de apoio a imigração ilegal, através de contratos sem transparência.
A Procuradoria Europeia em Portugal fez hoje buscas em 20 locais e deteve uma pessoa por suspeitas de fraude com fundos da União Europeia (UE) e branqueamento relacionados com o programa de apoios à pandemia de covid-19.
O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.
Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.
Macau recebeu mais de 40 milhões de visitantes em 2025, um novo máximo histórico, ultrapassando o anterior recorde de 39,4 milhões, fixado em 2019, antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.