Cinema de animação português premiado em Bruxelas

©D.R.

Os filmes portugueses “Nayola” e “Ice Merchants” e a coprodução portuguesa “Interdito a cães e italianos” foram premiados no Festival Internacional de Cinema de Animação – Anima, que terminou no domingo em Bruxelas.

De acordo com a lista de premiados divulgada pelo festival, “Nayola”, de José Miguel Ribeiro, venceu o prémio de melhor longa-metragem entre os filmes da seleção oficial.

Esta é a primeira longa-metragem de animação de José Miguel Ribeiro, com argumento de Virgílio Almeida, a partir de uma peça de teatro de José Eduardo Agualusa e Mia Couto, e cuja narrativa se situa em Angola, entre o final da guerra civil e os primeiros anos de paz.

“Nayola” foi o filme de abertura do Anima, no passado dia 17, e chega aos cinemas portugueses a 13 de abril.

O filme “Ice Merchants”, de João Gonzalez, teve uma dupla premiação no fim de semana, uma vez que, além de ter ganhado o prémio norte-americano Annie de melhor curta-metragem, recebeu em Bruxelas o prémio do público na mesma categoria.

“Ice Merchants”, que é candidato aos Óscares, está atualmente em exibição nos cinemas.

O público do festival Anima também atribuiu um prémio de melhor longa-metragem de animação a “Interdito a cães e italianos”, filme do realizador francês Alain Ughetto, com coprodução portuguesa pela Ocidental Filmes.

“Interdito a Cães e Italianos” é um filme sobre emigração italiana no início do século XX, mas é também sobre memória e laços familiares, seguindo os passos de Luigi Ughetto, avô do realizador.

O filme resulta de um trabalho de coprodução entre nove produtoras de França, Itália, Suíça, Bélgica e Portugal.

No Anima também foram exibidos os filmes “Garrano”, de David Doutel e Vasco Sá, “O homem do lixo”, de Laura Gonçalves, “Slow Light”, de Katarzyna Kijek e Przemyslaw Adamski, e “L’ombre des papillons”, de Sofia El Khyari, ambos coproduzidos por Portugal.

Últimas de Cultura

A Associação Portuguesa dos Amigos do Fado (APAF), num momento de mudança, festeja 30 anos em outubro, com debates, uma exposição e fado por António Rocha e Elsa Laboreiro, entre outros.
Dar a conhecer música nova continua a ser o que, ao fim de 20 anos, move os criadores do Out.Fest - Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro, cuja 20.ª edição começa na quarta-feira naquela cidade.
A cineasta portuguesa Laura Carreira foi premiada com a Concha de Prata de melhor realização, no Festival de Cinema de San Sebastian, Espanha, pela longa-metragem de estreia "On Falling", ex-aequo com Pedro Martín-Calero, por "El llanto".
O instituto Património Cultural iniciou na terça-feira a consulta pública sobre a decisão de inscrever no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial a Romaria de S. Bento do Cando, em Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo.
O Agrupamento de Escolas de Mogadouro iniciou a um projeto-piloto na área do ensino da segunda língua oficial em Portugal, com a criação de um "Clube de Língua Mirandesa", disse hoje à Lusa a diretora deste organismo.
A Festa do Outono regressa no próximo fim de semana a Serralves, no Porto sob os temas da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente, com centenas de atividades gratuitas para todos os públicos.
A nova temporada do Teatro Nacional São João, no Porto, a decorrer até dezembro, traz seis estreias absolutas e arranca esta quarta-feira, no Teatro Carlos Alberto, com a estreia do monólogo “Homens Hediondos”, de David Foster Wallace.
A 28.ª edição dos Encontros Mágicos de Coimbra, hoje apresentada publicamente e que decorre entre os dias 17 e 22, vai reunir 14 artistas de sete países em 80 espetáculos de rua e duas galas internacionais.
O filme “Grand Tour”, de Miguel Gomes, é o candidato de Portugal a uma nomeação para os Óscares, os prémios norte-americanos de cinema, revelou hoje a Academia Portuguesa de Cinema.
O Festival Internacional de Marionetas do Porto - fimp’24 regressa a 11 de outubro, sob o signo da trilogia “Existir. Resistir! Desistir…”, expressa no trabalho de 14 companhias, dez portuguesas e quatro estrangeiras, provenientes de Bélgica, França, Inglaterra e Líbano.