Euro2024: Ronaldo passa a ser recordista a solo de jogos e golos por seleções

©facebook.com/Cristiano

Cristiano Ronaldo passou ontem a liderar isolado a lista dos futebolistas mais internacionais de sempre, com 197 jogos, ao ser escolha inicial de Roberto Martínez no duelo de Portugal com o Liechtenstein, na caminhada rumo ao Euro2024.

Depois de ter perdido a titularidade para o benfiquista Gonçalo Ramos na fase final do Mundial2022, Ronaldo recuperou-a agora com a chegada do treinador espanhol, que sucedeu a Fernando Santos, entretanto empossado como selecionador da Polónia.

O futebolista luso, de 38 anos, soma em Alvalade o seu 197.º jogo pela seleção nacional ‘AA’ e, de acordo com os dados oficiais da FIFA, deixa para trás Bader Al-Mutawa, que ficou fora das opções do selecionador do Kuwait, o português Rui Bento, para os embates de março com Filipinas e Tajiquistão.

Ronaldo já estava sozinho no topo da lista dos marcadores por seleções, com 118 golos, após superar os números – por muito tempo considerados ‘inalcançáveis’ – do iraniano Ali Daei, reforçando ainda mais o seu estatuto no trono dos ‘deuses’ do futebol.

Caso continue nas escolhas de Roberto Martínez, Ronaldo tem tudo para se tornar o primeiro jogador a chegar aos 200 jogos por um país e reforçar ainda mais o estatuto de melhor marcador, embora o argentino Lionel Messi, dois anos e meio mais novo e eterno rival do português, possa representar uma ‘ameaça’.

O capitão da seleção argentina, que recentemente festejou a conquista do Campeonato do Mundo, leva 172 jogos pelos sul-americanos (é 13.º na lista mundial) e 98 golos, que o colocam no terceiro lugar dos marcadores.

Ronaldo estreou-se pela seleção portuguesa em 20 agosto de 2003, num particular frente ao Cazaquistão (1-0), em Chaves, sob o comando do brasileiro Luiz Felipe Scolari, e chegou à marca dos 100 jogos em 16 outubro de 2012, perante a Irlanda do Norte, no Porto, no caminho para o Mundial2014, no Brasil.

A seleção portuguesa de futebol defronta o Liechtenstein, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, em encontro da primeira jornada do Grupo J de apuramento para o Europeu de 2024.

 

– Jogadores com mais jogos e golos por seleções:

JOGOS

1. Cristiano Ronaldo (Portugal) 197 jogos

2. Bader Al-Mutawa (Kuwait) 196

3. Ahmed Hassan (Egito) 184

4. Ahmed Mubarak (Omã) 183

5. Sérgio Ramos (Espanha) 180

GOLOS

1. Cristiano Ronaldo (Portugal) 118 golos

2. Ali Daei (Irão) 109

3. Lionel Messi (Argentina) 98

4. Ferenc Puskás (Hungria) 84

. Sunil Chhetri (Índia) 84

Últimas de Desporto

João Almeida (UAE Emirates) conquistou hoje a 64.ª Volta ao País Basco em bicicleta, tornando-se, com o maior triunfo da carreira, no primeiro português a vencer a prova, vencendo também a sexta e última etapa.
O piloto britânico Lando Norris (McLaren) venceu hoje o Grande Prémio da Austrália de Fórmula 1, prova de abertura do Campeonato do Mundo, e é o primeiro líder do Mundial de Pilotos.
O jornalista Francisco Alves Rito, líder da lista A, foi eleito na sexta-feira presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2025-2028, com um total de 755 votos.
Nuno Borges e Francisco Cabral colocaram hoje Portugal em vantagem sobre o Mónaco (2-1), ao vencerem o encontro de pares frente a Hugo Nys e Romain Arneodo na eliminatória de manutenção do Grupo Mundial 1 da Taça Davis.
Portugal terminou hoje em quarto lugar o Campeonato do Mundo de andebol, depois ser derrotado pela França, por 35-34, no jogo de atribuição da medalha de bronze, que decorreu em Oslo.
O envolvimento de Portugal na organização do Mundial2030 de futebol, juntamente com Espanha e Marrocos, vai gerar uma receita fiscal próxima de 400 milhões de euros (ME), segundo um estudo da consultora PwC.
Pedro Proença vai concorrer à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) nas eleições de fevereiro de 2025, anunciou hoje o líder da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e da Associação de Ligas Europeias.
A portuguesa Patrícia Sampaio, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Paris2024, terminou hoje a competição de -78 kg na terceira posição, ao vencer no combate pela medalha a japonesa Shori Hamada, por ippon.
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) sagrou-se hoje campeão mundial de Fórmula 1 pela quarta vez consecutiva, apesar de ter terminado o Grande Prémio de Las Vegas, 22.ª ronda da temporada, na quinta posição.
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) venceu hoje o Grande Prémio do Brasil de Fórmula 1, 21.ª ronda da temporada, depois de ter largado da 17.ª posição da grelha, e alargou a vantagem na liderança do campeonato.