O partido de direita Cidadãos para o Desenvolvimento Europeu da Bulgária (GERB), liderado pelo ex-primeiro-ministro Boyko Borisov, venceu as eleições parlamentares da Bulgária no domingo, segundo dados oficiais.
De acordo com a Comissão Eleitoral Central (CEC), com 99 por cento dos votos contados, o partido conseguiu 26,57%, enquanto a coligação do ex-primeiro-ministro Kiril Petkov obteve 24,66%.
Atrás deles ficaram o partido ultranacionalista e pró-russo Vazrazhdane com 14,22% dos votos, o populista Movimento pelos Direitos e Liberdades com 13,39%, o Partido Socialista Búlgaro (BSP) com 8,97% e o Existe Tal Povo (ITN) com 4,13%.
O partido de Borisov venceu na grande maioria das cidades do país, mas sofreu derrotas na capital Sófia e nas cidades de Plovdiv e Ruse, onde a coligação europeísta, integrada pelos partidos Prosseguir a Mudança (PP) e os seus aliados da Bulgária Democrática (DB), obteve a maioria dos votos.
Nenhum dos dois partidos mais votados conseguiu formar governo no final do ano passado e no início deste.
O terceiro e último esforço ficou nas mãos da socialista Korneliya Ninova, que também não conseguiu o apoio necessário.
O último Executivo interino na Bulgária incluía uma coligação de quatro partidos liderada pelo PP e o seu líder, Kiril Petkov, que em junho de 2022 foi derrubado por uma moção de censura apresentada pelo GERB, após seis meses no poder.