Patrícia Sampaio já é a judoca portuguesa com melhor ranking olímpico

©facebook.com/sampaiolovesjudo

Patrícia Sampaio alcançou a quarta medalha desde o início do ano, com a conquista do bronze no Grand Slam de Antália, e já é a judoca portuguesa mais bem classificada na corrida aos Jogos Olímpicos de Paris2024.

A judoca da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, que compete em –78 kg, tem tido uma grande projeção no circuito mundial deste ano, com uma medalha de ouro no Grand Prix de Portugal, e três bronzes em Grand Slams, de Telavive, Tashkent e, no domingo, em Antália.

Resultados que a deixam, a pouco mais de um ano da competição, em sexto lugar na categoria de -78 kg, entre os 17 de qualificação direta através do ranking e quando as provas ainda contam apenas a 50% no apuramento.

Patrícia Sampaio, de 23 anos, está a efetuar um dos melhores anos da carreira, depois de ter sido apontada como uma das maiores promessas da modalidade, em que chegou a ser líder mundial em juniores, antes de atravessar um período de muitas lesões.

A judoca enfrentou nos dois últimos anos uma fratura numa perna, num Grand Slam em Budapeste de 2020, uma rotura muscular nos Europeus de Lisboa em 2021 e o deslocamento de um ombro no ano seguinte, na competição continental em Sófia.

Na atualização do ranking mundial, Sampaio é 11.ª, com a subida de três lugares, e no apuramento olímpico surge como sexta no geral e quinta de forma direta, face à presença da francesa Audrey Tcheumeo, que é terceira, mas entra como anfitriã.

Na corrida a Paris2024, o judo português, a mais de um ano do fecho do apuramento, tem oito judocas em posição elegível, apesar de serem nove os que têm pontos, com Maria Siderot (-52 kg) a estar ‘tapada’ por Joana Diogo, com mais pontos.

A seguir a Patrícia Sampaio, é Bárbara Timo a mais bem classificada no ranking olímpico, em sétimo em -63 kg (10.ª na hierarquia mundial), seguidas por Rochele Nunes (nona em +78 kg, sétima direta) e Catarina Costa (12.ª, oitava direta em -48 kg).

Telma Monteiro, a judoca portuguesa mais medalhada de sempre, é 20.ª em -57 kg (17.ª direta, com a exclusão da repetição de judoca dos mesmos países, ou do país anfitrião) e Joana Diogo é 23.ª (15.ª), com uma diferença de mais 74 pontos para Maria Siderot (26.ª).

Em zona olímpica está ainda Rodrigo Lopes, o único entre os potencialmente elegíveis, a par de Joana Diogo, que procura uma estreia em Jogos, sendo 30.º em -60 kg (16.º na entrada direta), e Jorge Fonseca, através de uma inesperada quota continental.

A ausência de competição tem levado o bicampeão mundial de -100 kg, em 2019 e 2021, a perder lugares, com Jorge Fonseca, que em Tóquio2020 conquistou o bronze, a ser 23.º da sua categoria, já fora de uma qualificação direta no ranking, mas ainda sexto na hierarquia mundial.

Últimas de Desporto

Dupla portuguesa ficou em segundo lugar em Milão, naquela que foi a terceira medalha para Portugal nos Mundiais de Canoagem que decorrem em Itália. João Ribeiro e Messias Baptista falharam ouro por meros 16 centésimos de segundo.
O tenista português Nuno Borges regressa a Nova Iorque para repetir a presença nos oitavos de final do Open dos Estados Unidos, um ‘major’ que considera “muito especial” e que começou a visitar como representante universitário no ‘kids day’.
O canoísta Fernando Pimenta apurou-se hoje para a final dos olímpicos K1 1.000 dos Mundiais de Milão, com o segundo melhor tempo numa meia-final que juntou as principais estrelas da modalidade.
A seleção portuguesa de canoagem tem hoje a primeira possibilidade de conquistar uma medalha nos Mundiais de Milão, destacando-se a embarcação de K4 500 metros masculino, atual campeão da Europa.
A seleção portuguesa de canoagem estreia-se hoje nos Mundiais de Milão com a responsabilidade de defender dois títulos alcançados em 2023, o de K1 1.000 metros e o de K2 500.
Os incidentes em espetáculos desportivos durante a época 2024/25 registaram uma redução global de 23% face à anterior, de acordo com os dados nacionais divulgados hoje pela Polícia de Segurança Pública (PSP).
O português Miguel Oliveira (Yamaha) terminou hoje em 19.º os treinos cronometrados para o Grande Prémio da Áustria de MotoGP, 13.ª ronda do Mundial de motociclismo de velocidade, após sofrer uma queda que obrigou à suspensão dos trabalhos.
Portugal garantiu hoje o apuramento para fase final do Campeonato da Europa de voleibol feminino de 2026, depois de vencer a Geórgia, por 3-0, no último jogo da fase de qualificação.
Os ginastas Gabriel Albuquerque e Lucas Santos conquistaram hoje a medalha de ouro na competição de trampolim sincronizado dos Jogos Mundiais, a decorrerem em Chengdu, na China, assegurando a primeira subida ao pódio da Equipa Portugal.
O piloto australiano Oscar Piastri (McLaren) venceu hoje o Grande Prémio da Bélgica de Fórmula 1, 13.ª ronda da temporada, e reforçou o comando do campeonato.