Circulação na linha Azul do Metro de Lisboa suspensa nos próximos dias

© Folha Nacional

A circulação na linha Azul do Metropolitano de Lisboa vai estar interrompida entre hoje e a próxima segunda-feira, devido à instalação do novo sistema de sinalização e controlo de comboios, havendo um reforço de carreiras da Carris.

Em comunicado, a transportadora explica que a circulação nesta linha, entre Santa Apolónia e Reboleira (Amadora), será retomada às 06:30 de terça-feira, dia 11 de abril.

Entre as 15:00 e as 23:00 de hoje, o Metro de Lisboa vai disponibilizar “autocarros ‘vai e vem’ entre o Campo Grande e o Estádio da Luz”, devidamente identificados, devido ao jogo de futebol entre o Sport Lisboa e Benfica e o Futebol Clube do Porto.

Estes veículos farão os trajetos entre o Campo Grande (junto ao edifício da NOS) e a Estrada da Luz (junto ao viaduto da 2.ª Circular), sendo aceites os passes válidos na rede de metro.

A interrupção da circulação na linha Azul deve-se à realização de um conjunto de intervenções planeadas que se destinam à instalação de um novo sistema de sinalização e controlo de comboios denominado Communications-Based Train Control (CBTC).

Durante este período, a empresa recomenda a utilização de transporte alternativo à superfície, com a rodoviária Carris a reforçar o serviço nas carreiras 726, 746, 759 e 767.

Serão reforçados os seguintes percursos, em ambos os sentidos: Sapadores – Pontinha (centro) na carreira 726; Marquês de Pombal – Estação Damaia na carreira 746; Restauradores – Estação Oriente na 759; e Reboleira (Metro) – Campo Mártires da Pátria na 767.

Segundo uma nota da Carris, existem ainda outras carreiras que poderão servir de alternativa, nomeadamente a 701, 716, 728, 729, 732, 735, 744, 754, 768, 778, 55B, 58B, 781, 782 e 794.

De acordo com o Metropolitano, também o serviço da CP – Comboios de Portugal poderá constituir uma opção através das linhas de Sintra e de Cintura, nas ligações entre Sintra e o Rossio e entre Sintra e Oriente, respetivamente.

Através do comboio da Fertagus, os clientes que pretendem chegar a Lisboa a partir da margem sul do Tejo poderão utilizar as estações Entrecampos e Roma-Areeiro para ter acesso a outros pontos da cidade através das linhas Amarela e Verde do Metro de Lisboa.

A Carris Metropolitana tem também ligações que fazem correspondência com algumas estações da CP, nas linhas de Sintra e Cascais, fazendo a correspondência a outros pontos da cidade.

O novo sistema de sinalização CBTC integra o projeto de modernização do Metropolitano de Lisboa e será alargado às linhas Amarela e Verde, de forma “a permitir melhorar a regulação do tráfego e, consequentemente, permitir melhorar a oferta e a qualidade do serviço prestado ao cliente”.

O projeto de modernização prevê um investimento de 114,5 milhões de euros na sinalização das três linhas e inclui a aquisição de 14 novas unidades triplas (41 carruagens), estando também prevista a adaptação de 70 unidades triplas ao novo sistema CBTC.

Últimas do País

A Sociedade Portuguesa de Emergência Pré-Hospitalar (SPEPH) afirmou hoje estar muito preocupada com a formação dos técnicos de emergência pré-hospitalar, apontando que está em causa a qualidade dos cuidados prestados à comunidade.
A proposta para revisão da carreira de oficial de justiça é “gozar com quem trabalha”, defende o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ), que põe fim ao “benefício da dúvida” a este Governo e anuncia o regresso à luta.
Um agente ficou ferido depois de ter sido atropelado por um condutor numa ação de fiscalização no Parque das Nações, em Lisboa, disse à Lusa fonte da Polícia de Segurança Pública (PSP).
O presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), Pedro Sobral, morreu hoje, aos 51 anos, na sequência de um atropelamento na Avenida da Índia, Lisboa, onde circulava de bicicleta, confirmou o grupo Leya, em comunicado.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi hoje recebido com honras militares pelo homólogo eslovaco, Peter Pellegrini, em Bratislava, com quem esteve reunido cerca de meia hora antes de visitar os militares portugueses naquele país.
Um militar da GNR ficou com ferimentos ligeiros e recebeu tratamento hospitalar, na sexta-feira, após responder a uma denúncia de agressões com três envolvidos, dois deles já detidos, no concelho de Faro, disse fonte da corporação.
O Tribunal de Contas (TdC) fixou em 5.297,40 euros o valor da multa a aplicar à Câmara de Caminha por irregularidades ocorridas entre 2015 e 2020 em vários contratos públicos, remetendo o processo para o Ministério Público (MP).
O TikTok conta atualmente com 3,6 milhões de utilizadores ativos em Portugal, afirma Enrico Bellini, responsável das relações governamentais da rede social para o Sul da Europa.
O Sindicato Nacional dos Bombeiros Sapadores (SNBS) vai realizar uma greve nacional a 15 de janeiro e convocou uma manifestação para junto da Assembleia da República, anunciou hoje o seu presidente, Ricardo Cunha.
Mais de 70% dos serviços de Finanças estão encerrados, no primeiro de dois dias de greve dos trabalhadores do Fisco, segundo os dados avançados pelo sindicato.