Circulação na linha Azul do Metro de Lisboa suspensa nos próximos dias

© Folha Nacional

A circulação na linha Azul do Metropolitano de Lisboa vai estar interrompida entre hoje e a próxima segunda-feira, devido à instalação do novo sistema de sinalização e controlo de comboios, havendo um reforço de carreiras da Carris.

Em comunicado, a transportadora explica que a circulação nesta linha, entre Santa Apolónia e Reboleira (Amadora), será retomada às 06:30 de terça-feira, dia 11 de abril.

Entre as 15:00 e as 23:00 de hoje, o Metro de Lisboa vai disponibilizar “autocarros ‘vai e vem’ entre o Campo Grande e o Estádio da Luz”, devidamente identificados, devido ao jogo de futebol entre o Sport Lisboa e Benfica e o Futebol Clube do Porto.

Estes veículos farão os trajetos entre o Campo Grande (junto ao edifício da NOS) e a Estrada da Luz (junto ao viaduto da 2.ª Circular), sendo aceites os passes válidos na rede de metro.

A interrupção da circulação na linha Azul deve-se à realização de um conjunto de intervenções planeadas que se destinam à instalação de um novo sistema de sinalização e controlo de comboios denominado Communications-Based Train Control (CBTC).

Durante este período, a empresa recomenda a utilização de transporte alternativo à superfície, com a rodoviária Carris a reforçar o serviço nas carreiras 726, 746, 759 e 767.

Serão reforçados os seguintes percursos, em ambos os sentidos: Sapadores – Pontinha (centro) na carreira 726; Marquês de Pombal – Estação Damaia na carreira 746; Restauradores – Estação Oriente na 759; e Reboleira (Metro) – Campo Mártires da Pátria na 767.

Segundo uma nota da Carris, existem ainda outras carreiras que poderão servir de alternativa, nomeadamente a 701, 716, 728, 729, 732, 735, 744, 754, 768, 778, 55B, 58B, 781, 782 e 794.

De acordo com o Metropolitano, também o serviço da CP – Comboios de Portugal poderá constituir uma opção através das linhas de Sintra e de Cintura, nas ligações entre Sintra e o Rossio e entre Sintra e Oriente, respetivamente.

Através do comboio da Fertagus, os clientes que pretendem chegar a Lisboa a partir da margem sul do Tejo poderão utilizar as estações Entrecampos e Roma-Areeiro para ter acesso a outros pontos da cidade através das linhas Amarela e Verde do Metro de Lisboa.

A Carris Metropolitana tem também ligações que fazem correspondência com algumas estações da CP, nas linhas de Sintra e Cascais, fazendo a correspondência a outros pontos da cidade.

O novo sistema de sinalização CBTC integra o projeto de modernização do Metropolitano de Lisboa e será alargado às linhas Amarela e Verde, de forma “a permitir melhorar a regulação do tráfego e, consequentemente, permitir melhorar a oferta e a qualidade do serviço prestado ao cliente”.

O projeto de modernização prevê um investimento de 114,5 milhões de euros na sinalização das três linhas e inclui a aquisição de 14 novas unidades triplas (41 carruagens), estando também prevista a adaptação de 70 unidades triplas ao novo sistema CBTC.

Últimas do País

Os autarcas da região das Beiras e Serra da Estrela e de Dão-Lafões afirmaram ontem esperar celeridade na concretização dos projetos de estabilização das encostas ardidas e na proteção das linhas de água das cinzas deixadas pelos fogos.
As ovelhas estão a salvo na Queijaria do Paul, no concelho da Covilhã, mas a maioria dos 100 hectares de pasto arderam com o fogo. Num setor difícil, olha-se com desconfiança para o futuro e procura-se continuar a resistir.
Os tribunais voltam a funcionar em pleno, depois de um mês e meio de férias judiciais, com a continuação e início de julgamentos mediáticos como o caso BES, Operação Marquês e a morte de Odair Moniz.
Quatro serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia vão estar encerrados no sábado e três no domingo, de acordo com o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) consultado pela Lusa às 14h00 de hoje.
Um casal de ourives que seguia hoje para a Feira de Santana em Leça do Balio, em Matosinhos, foi emboscado no caminho por indivíduos armados, revelou à Lusa fonte da PSP.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve 306 pessoas no primeiro semestre deste ano por suspeita de violência doméstica, período em que foram constituídos 3.404 arguidos pelo mesmo crime, anunciou hoje aquela força de segurança.
O incêndio em Vinhais, distrito de Bragança, já está com "grande parte do perímetro controlado", disse hoje à Lusa o comandante sub-regional de Trás-os-Montes da Proteção Civil.
Um homem de 66 anos foi detido por suspeita do crime de violência doméstica cometido na quarta-feira contra a sua mulher, na residência do casal, numa freguesia do concelho de Aveiro, informou hoje a PSP.
Os incêndios que afetaram o país levaram a "cancelamentos massivos" de reservas em hotéis, alojamentos e restaurantes, em plena época alta, ameaçando comprometer os resultados de 2025, disse hoje à Lusa a AHRESP, que aguarda medidas de apoio ao setor
Em 2024, 5,1% dos portugueses em risco de pobreza não tinham acesso a uma refeição que contivesse carne, peixe ou um equivalente vegetariano, a cada dois dias.