Aeroporto de Berlim cancela voos devido a greve dos funcionários de terra

© BER

O aeroporto de Berlim-Brandenburgo cancelou todas as partidas para hoje devido à greve da equipa de segurança e controlo de passageiros convocada pelo sindicato do setor público Ver.di, noticiou a imprensa internacional.

De acordo com a agência de notícias EFE, as paragens intermitentes dos trabalhadores começaram às 03:00, horário local (02:00 em Lisboa), e prolongam-se até à próxima madrugada.

A greve está a ser realizada por funcionários das áreas de controlo de passageiros e segurança aérea e faz parte da campanha do sindicato Ver.di para exigir melhores salários e complementos salariais para os períodos noturnos e feriados, além de horas extras.

Juntamente com o dia de greve em Berlim, também foi convocada para hoje um greve parcial no aeroporto de Hamburgo, que está a afetar um terço dos voos programados.

A campanha de greves no pessoal de terra dos aeroportos alemães continua, apesar do acordo alcançado no último sábado entre o Ver.di e os empregadores para o grupo de 2,5 milhões de funcionários do setor público alemão.

Este acordo consistiu numa série de pagamentos especiais e isentos de impostos até fevereiro de 2024 para compensar a inflação e a partir de março um aumento salarial de 5,5 % que, em alguns casos, poderá ser inferior a 200 euros por mês.

Últimas do Mundo

O acordo de cessar-fogo no Líbano foi aprovado pelo Conselho de Ministros de Israel, revelou o gabinete do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.
Barbara Slowik, chefe da polícia de Berlim, na Alemanha, aconselhou judeus e pessoas “abertamente gays” a esconder a sua identidade e a ter “mais cuidado” em “bairros árabes”, uma vez que alguns moradores são hostis e “têm simpatia por grupos terroristas”.
Um jovem russo a cumprir uma pena por ter alegadamente queimado o Corão foi condenado a 13 anos e meio de prisão por traição a favor da Ucrânia, anunciou hoje um tribunal regional russo.
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, manifestou-se hoje favorável a uma mudança na estrutura militar do país, de forma a “reduzir a burocracia” e a facilitar a gestão das tropas envolvidas na guerra contra a Rússia.
O papa Francisco apelou hoje aos jovens do mundo para não se deixarem contagiar por a ânsia do reconhecimento ou o desejo de serem “estrelas por um dia” nas redes sociais, durante a missa.
Um suspeito foi morto e três polícias ficaram feridos num tiroteio ocorrido esta manhã perto da embaixada de Israel em Amã, capital da Jordânia, num incidente que as autoridades informaram estar controlado.
A Rússia avisou hoje a Coreia do Sul que o uso de armas fornecidas por Seul à Ucrânia para “matar cidadãos russos destruirá definitivamente” as relações entre os dois países.
Carlos Monjardino, presidente da Fundação Oriente, considera que se assiste nos últimos anos, sobretudo desde a chegada de Xi Jinping à presidência chinesa, a "uma certa vontade de acelerar o processo" de 'reunificação' de Macau à China.
O presidente eleito Donald Trump escolheu Russell Thurlow Vought, um dos 'arquitetos' do programa governamental ultraconservador Projeto 2025, para chefiar o Gabinete de Gestão e Orçamento do futuro Governo.
Os Estados-membros das Nações Unidas (ONU) adotaram hoje por consenso uma resolução que visa dar início a negociações formais para a criação de uma convenção sobre crimes contra a humanidade.