Navio-escola Sagres atraca no Douro após 25 anos para visitas gratuitas

© D.R.

Após 25 anos, o navio-escola Sagres voltou hoje a atracar no rio Douro, nomeadamente no Porto, onde de quinta-feira a domingo vai estar de portas abertas para visitas gratuitas.

Além de não atracar no Douro desde 1998, o navio-escola Sagres nunca havia, como hoje, atracado na margem do Porto, dado que, nas três vezes que esteve no Douro atracou em Vila Nova de Gaia, contou aos jornalistas o comandante do navio, Mário Domingues.

“É com muito orgulho que estamos no Porto, uma cidade tão importante para nós”, disse o capitão-de-fragata.

Durante quatro dias, de quinta-feira a domingo, o navio-escola vai poder ser visitado gratuitamente pela população, iniciativa inserida nas comemorações do Dia da Marinha que, este ano, decorrem no Porto.

Será possível visitar o navio-escola entre as 10h00 e as 12h00 e as 14:00 e as 18:00, sendo a entrada feita nos locais de atracação das embarcações entre o Cais da Ribeira e a Alfândega, especificou a Câmara Municipal do Porto, em comunicado enviado às redações.

“Dia da Marinha sem ‘Sagres’ não é Dia da Marinha, por isso, sendo o Porto uma cidade portuária e com uma foz extraordinária, não podíamos deixar de vir cá e não trazer o ‘Sagres'”, afirmou o chefe do Estado-Maior da Armada, Henrique Gouveia e Melo, igualmente a bordo do navio.

O objetivo desta iniciativa passa por aproximar a sociedade da Marinha e mostrar às pessoas que este ramo das Forças Armadas é um instrumento do Estado português na sua ação no mar, explicou.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal do Porto, o independente Rui Moreira, assumiu que receber o “Sagres” no Porto, assim como as comemorações do Dia da Marinha, é “especial” para a cidade porque é uma cidade portuária, de tradições e de respeito pelas atividades náuticas.

Ao navio-escola Sagres deverão juntar-se, até quarta-feira, véspera do arranque oficial das comemorações, a fragata D. Francisco de Almeida, o navio-patrulha Oceânico Sines e a lancha de fiscalização Rio Minho.

Construído em 1937, em Hamburgo (Alemanha), o navio-escola Sagres é “o mais condecorado e o único a ostentar condecorações estrangeiras no respetivo estandarte nacional”, tendo-se estreado, em 1964, em regatas internacionais e naquela que foi também a primeira regata transatlântica dos grandes veleiros.

As celebrações do Dia da Marinha contam com mais de 30 iniciativas, entre visita a navios, batismos de mar, exposições, concertos e um desfile militar.

O “ponto alto” das celebrações será no domingo, com uma cerimónia militar que vai reunir cerca de 500 militares na zona da Alfândega.

O desfile arranca às 12h00 e seguirá o sentido Alfândega-Ribeira, podendo ser visto por toda a população.

Na última parte do desfile, que durará cerca de uma hora e meia, está prevista uma demonstração de capacidades junto ao rio Douro.

Últimas do País

A Linha SNS 24 atendeu desde o início de dezembro cerca de 307 mil chamadas, um aumento de 17% face ao mesmo período do ano passado, e o tempo médio de espera foi de 10 minutos.
A estrutura de missão da Agência para a Integração, Migração e Asilo (AIMA), criada para regularizar processos em atraso, termina no final do ano com um saldo positivo de 62 milhões de euros.
O Observatório das Migrações (OM) está a concluir um repositório de dados sobre imigrantes em Portugal, para tentar harmonizar a informação estatística com os mesmos critérios, de vários serviços públicos, algo que hoje não sucede.
O taxista acusado de atropelar mortalmente um jovem universitário numa passadeira em Lisboa, em setembro de 2024, foi esta quinta-feira condenado a 14 anos e nove meses de prisão.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através das suas Unidades Regionais, realizou, nas últimas semanas uma operação nacional de fiscalização direcionada à comercialização de brinquedos.
O Governo vai conceder tolerância de ponto aos trabalhadores que exercem funções públicas nos próximos dias 24, 26 e 31 de dezembro, mais um dia do que o habitual, refere um despacho assinado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.
A Polícia Judiciária deteve no Algarve um homem de 37 anos processado pelas autoridades brasileiras por suspeitas de crimes de abuso sexual de crianças e pornografia de menores, foi hoje anunciado.
A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) realiza esta quinta-feira um plenário de protesto no aeroporto de Lisboa devido à ausência de resposta do Governo em resolver os problemas dos polícias que estão nas fronteiras aéreas.
O Ministério do Ambiente e Energia foi hoje alvo de buscas por parte da Polícia Judiciária, na sequência das anteriormente efetuadas na empresa Transtejo, por suspeita de fraude na obtenção de subsídios, segundo fonte ligada ao processo.
A Inspeção-geral da Saúde está a analisar se há indícios de responsabilidade financeira em três conselhos de administração do hospital de Santa Maria, incluindo o que foi liderado pela ministra da saúde, Ana Paula Martins.