Politécnico da Guarda alerta para perigos do uso excessivo de telemóveis

©D.R.

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai juntar especialistas das áreas da saúde e da tecnologia, na terça-feira, numa conferência sobre o uso em excesso de ‘smartphones’ e as consequências desta prática para a saúde.

A conferência e as várias atividades lúdicas com o tema “Desconecta-te – Dependências Tecnológicas e Saúde Mental”, estão a ser preparadas por estudantes do mestrado em Marketing e Comunicação do IPG, no âmbito do projeto “Desejar – Comunicar – Agir”, cujo objetivo é promover a saúde mental na academia.

A iniciativa começa pelas 09:00 e inclui uma conferência, a realizar durante a manhã, no auditório dos Serviços Centrais do IPG, composta por dois painéis.

O primeiro painel, dedicado à saúde, será moderado pelo diretor do Centro de Respostas Integradas da Guarda, Rui Correia, e contará com a participação da psicóloga Patrícia Monteiro e do oftalmologista Henrique Fernandes.

Já o painel sobre tecnologia, com moderação de Pedro Pinto, técnico superior de informática e coordenador de cibersegurança do IPG, irá contar com as intervenções de Micael Costa (empresa LOBA) e de Rui Patarrana (consultora Marco Gouveia).

No âmbito do programa, durante a tarde haverá diversas ações ao ar livre, como um piquenique, jogos tradicionais e atividades de equipa para melhorar as relações sociais.

O objetivo destes exercícios, que contam com o apoio da Associação de Jogos Tradicionais da Guarda e dos estudantes da licenciatura em Desporto, Condição Física e Saúde do IPG, “passa por promover o convívio dos participantes sem recorrer à tecnologia”, referiu o IPG.

“Em contexto de aula percebemos que muitos colegas têm a consciência de que passam demasiado tempo nas redes sociais através dos seus ‘smartphones’, sendo que muitos sentem já a necessidade de recorrer a aplicações que limitam o seu tempo de utilização”, afirmou Cristina Castro, técnica na Unidade do IPG para o Desenvolvimento do Interior.

Segundo aquela responsável, “dado que esta é uma situação transversal na sociedade”, foi decidido “realizar este encontro para alertar para este problema e, ao mesmo tempo, incentivar o convívio”.

“O Politécnico da Guarda tem tido a constante preocupação de desenvolver iniciativas que vão ao encontro das necessidades da nossa sociedade, neste caso alertando para a importância da saúde mental que tem vindo a agravar-se desde os confinamentos impostos pela pandemia da Covid-19”, referiu Joaquim Brigas, presidente do IPG.

E concluiu: “Queremos estimular a interação social na comunidade académica, promovendo uma partilha de experiências entre estudantes, docentes e não docentes”.

Os interessados em participar na iniciativa poderão inscrever-se através do ‘site’ do Politécnico da Guarda.

Últimas do País

Dez pessoas, entre as quais cinco crianças, foram hoje feridas sem gravidade por intoxicação por monóxido de carbono numa habitação nos arredores de Coimbra, disse fonte dos bombeiros.
Doze pessoas morreram e 433 pessoas foram detidas por conduçãoem sob efeito de álcool entre 18 e 24 de dezembro, no âmbito da operação de Natal e Ano novo, anunciaram hoje em comunicado a GNR e PSP.
Os doentes classificados como urgentes no hospital Amadora-Sintra enfrentam hoje tempos de espera de mais de 11 horas para a primeira observação nas urgências gerais, segundo dados do portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Álvaro Almeida, estimou hoje que há cerca de 2.800 internamentos indevidos nos hospitais, quer devido a situações sociais, quer a falta de camas nos cuidados continuados.
O quinto dia de greve dos guardas prisionais, convocada pela Associação Sindical dos Profissionais do Corpo da Guarda Prisional (ASPCGP), está a ter uma adesão que ronda os 80%, adiantou hoje a estrutura representativa.
Os trabalhadores das empresas de distribuição cumprem hoje um dia de greve, reivindicando aumentos salariais e valorização profissional, e voltam a parar no final do ano.
Dois agentes da PSP acabaram no hospital após serem atacados durante uma ocorrência num supermercado. Agressores fugiram e estão a monte.
Um homem é suspeito de ter matado hoje uma criança de 13 anos, morrendo de seguida numa explosão alegadamente provocada por si numa habitação em Casais, Tomar, num caso de suposta violência doméstica, informou a GNR.
O tribunal arbitral decretou hoje serviços mínimos a assegurar durante a greve dos trabalhadores da SPdH/Menzies, antiga Groundforce, marcada para 31 de dezembro e 1 de janeiro, nos aeroportos nacionais.
O Ministério da Administração Interna (MAI) disse hoje que foi registada uma diminuição das filas e do tempo de espera no aeroporto de Lisboa e que todos os postos têm agentes da PSP em permanência.