Politécnico da Guarda alerta para perigos do uso excessivo de telemóveis

©D.R.

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai juntar especialistas das áreas da saúde e da tecnologia, na terça-feira, numa conferência sobre o uso em excesso de ‘smartphones’ e as consequências desta prática para a saúde.

A conferência e as várias atividades lúdicas com o tema “Desconecta-te – Dependências Tecnológicas e Saúde Mental”, estão a ser preparadas por estudantes do mestrado em Marketing e Comunicação do IPG, no âmbito do projeto “Desejar – Comunicar – Agir”, cujo objetivo é promover a saúde mental na academia.

A iniciativa começa pelas 09:00 e inclui uma conferência, a realizar durante a manhã, no auditório dos Serviços Centrais do IPG, composta por dois painéis.

O primeiro painel, dedicado à saúde, será moderado pelo diretor do Centro de Respostas Integradas da Guarda, Rui Correia, e contará com a participação da psicóloga Patrícia Monteiro e do oftalmologista Henrique Fernandes.

Já o painel sobre tecnologia, com moderação de Pedro Pinto, técnico superior de informática e coordenador de cibersegurança do IPG, irá contar com as intervenções de Micael Costa (empresa LOBA) e de Rui Patarrana (consultora Marco Gouveia).

No âmbito do programa, durante a tarde haverá diversas ações ao ar livre, como um piquenique, jogos tradicionais e atividades de equipa para melhorar as relações sociais.

O objetivo destes exercícios, que contam com o apoio da Associação de Jogos Tradicionais da Guarda e dos estudantes da licenciatura em Desporto, Condição Física e Saúde do IPG, “passa por promover o convívio dos participantes sem recorrer à tecnologia”, referiu o IPG.

“Em contexto de aula percebemos que muitos colegas têm a consciência de que passam demasiado tempo nas redes sociais através dos seus ‘smartphones’, sendo que muitos sentem já a necessidade de recorrer a aplicações que limitam o seu tempo de utilização”, afirmou Cristina Castro, técnica na Unidade do IPG para o Desenvolvimento do Interior.

Segundo aquela responsável, “dado que esta é uma situação transversal na sociedade”, foi decidido “realizar este encontro para alertar para este problema e, ao mesmo tempo, incentivar o convívio”.

“O Politécnico da Guarda tem tido a constante preocupação de desenvolver iniciativas que vão ao encontro das necessidades da nossa sociedade, neste caso alertando para a importância da saúde mental que tem vindo a agravar-se desde os confinamentos impostos pela pandemia da Covid-19”, referiu Joaquim Brigas, presidente do IPG.

E concluiu: “Queremos estimular a interação social na comunidade académica, promovendo uma partilha de experiências entre estudantes, docentes e não docentes”.

Os interessados em participar na iniciativa poderão inscrever-se através do ‘site’ do Politécnico da Guarda.

Últimas do País

O Banco Alimentar Contra a Fome (BA) começa hoje uma nova campanha de recolha de alimentos, em 2 mil lojas e com a ajuda de mais de 41 mil voluntários, apelando “à partilha de alimentos com quem mais precisa”.
A TAP está a atualizar o ‘software’ de controle de voo dos seus aviões A320, após problemas detetados pela Airbus, mas com “impacto reduzido” na operação e sem necessidade de cancelamentos, avançou hoje à Lusa fonte oficial da companhia.
O médico Miguel Alpalhão, que recebeu mais de 700 mil euros em três anos de cirurgias adicionais no Hospital de Santa Maria (Lisboa), foi suspenso de funções com perda total de vencimento.
Os maiores aumentos registaram-se entre mulheres asiáticas, sobretudo oriundas do Bangladesh, que ocupou o segundo lugar no número de episódios nos dois anos analisados.
Um bebé de apenas um ano deixou de respirar nos braços do pai, em Loures, mas a tragédia foi evitada por um agente da PSP que, em poucos segundos, conseguiu reanimá-lo.
O Governo decidiu que a solução para os problemas da saúde não passa por mais médicos, mais recursos ou menos burocracia, passa por criar um novo cargo. As Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) vão ganhar vice-presidentes especializados em Saúde, num movimento que promete revolucionar tudo… exceto o que realmente precisa de ser revolucionado.
O mês passado foi o segundo outubro mais quente em Portugal continental desde 1931, tendo sido muito quente e seco, segundo o mais recente boletim climatológico mensal do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) hoje divulgado.
A GNR registou até 31 de outubro 2.856 casos de burla informática através de utilização de aplicações para transferência imediata de dinheiro, informou hoje a Guarda numa nota para assinalar a operação “Comércio Seguro 2025”.
Uma das mais urgentes prioridades para o CHEGA na Câmara Municipal do Porto é pressionar o Executivo de Pedro Duarte a tomar decisões sobre o MetroBus na Avenida da Boavista.
O Conselho das Finanças Públicas confirma o pior cenário: o Serviço Nacional de Saúde afundou as contas públicas em 2024, absorvendo 93% de todos os prejuízos das empresas do Estado.