Vila Franca de Xira acolhe a 91.ª edição do Colete Encarnado

© D.R

A cidade de Vila Franca de Xira acolhe de 30 de junho a 02 de julho a 91.ª edição do Colete Encarnado, um evento que homenageia os touros, os campinos, os cavalos e a cultura ribatejana.

“Esta festa única no contexto da Área Metropolitana de Lisboa alia a história e as tradições populares, com uma animação cultural eclética e marcante, sendo uma das maiores e mais emblemáticas festas do Ribatejo, unindo gerações num convívio animado e tolerante”, lê-se numa nota introdutória ao evento, assinada pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira (PS).

O autarca refere, igualmente, que uma das novidades da edição deste ano é o “reforço da organização do desenho dos festejos ao longo de todo eixo central de Vila Franca de Xira, que será fechado ao trânsito em maiores períodos de tempo, com palcos e espaços de animação espalhados pela cidade”.

A autarquia adianta que, uma vez que as ruas da cidade estarão fechadas ao trânsito automóvel, a Câmara vai oferecer ‘shuttles’ (transportes) gratuitos e dedicados ao Colete Encarnado das 17:00 às 05:00, com partida (e regresso) a cada meia hora da Castanheira do Ribatejo e Povos, Vialonga, Póvoa de Santa Iria, Alverca e Alhandra, sempre junto de zonas com grandes estacionamentos.

À semelhança de anos anteriores, as Festas do Colete Encarnado vão levar ao município de Vila Franca de Xira largadas e corridas de touros, animação musical, tertúlias, sardinha assada, ‘street food’ e fogo-de-artifício.

Um dos pontos altos da festa acontece na tarde do dia 01 de julho, com a homenagem à figura do campino, realizada no largo do município, a que se segue um desfile de cavalos.

A nível musical, o destaque vai para a atuação de Fernando Correia Marques (30 de junho), do grupo Gipsy Kings (01 de julho) e de Jorge Fernando (02 de julho).

Últimas de Cultura

Um documentário sobre a vida e obra da bailarina e coreógrafa Clara Andermatt, um dos nomes destacados da dança independente em Portugal, vai ter antestreia na sexta-feira, em Lisboa, assinado pela realizadora Cristina Ferreira Gomes.
O programa evocativo dos 700 anos da morte do rei Dinis abriu, na terça-feira, no Mosteiro de Odivelas, com uma cerimónia de apresentação da reconstituição científica do rosto do monarca, anunciou o instituto Património Cultural.
A exposição "Camões 500" vai ser inaugurada na quinta-feira, às 16h00, na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC), convidando o público a explorar diferentes facetas da vida e da obra do poeta, foi hoje anunciado.
O Teatro Municipal Sá de Miranda (TMSM), em Viana do Castelo, vai apresentar 50 diferentes propostas artísticas, entre teatro, música, dança e cinema, em 2025, incluindo oito novas criações do Teatro do Noroeste, segundo a programação sábado divulgada.
A atriz portuguesa Kika Magalhães, que trabalha em Hollywood, tem grandes planos para o Museo del Automóvil y la Moda, um espaço com carros antigos e peças de moda vintage que foi instalado em Málaga após tentativas falhadas em Portugal.
Mais de uma dezena de filmes portugueses e coproduções nacionais, em competição e fora dela, vão ser mostrados a partir de 30 de janeiro no Festival Internacional de Cinema de Roterdão, nos Países Baixos, revelou a organização.
A Arte Equestre Portuguesa foi hoje classificada Património Imaterial Cultural da Humanidade, na reunião do comité responsável da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
A Câmara de Paris homenageou a escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís dando o seu nome a uma biblioteca, numa iniciativa para promover a literatura portuguesa contemporânea e a obra da autora com uma ligação a Paris.
Conflitos, imigração, INEM e polícia são algumas das dez palavras finalistas para a escolha de “A palavra do Ano”, uma iniciativa da Porto Editora para apurar os vocábulos mais pesquisados e que refletem os temas que marcaram o ano.
A Parques de Sintra-Monte da Lua foi distinguida nos World Travel Awards na categoria de “Melhor Empresa do Mundo em Conservação”, pelo 12.º ano consecutivo, desde 2013, anunciou hoje a sociedade que gere os monumentos e parques sintrenses.