Companhia aérea EasyJet cancela quase 2.000 voos neste verão

©facebook.com/easyJetPortugal

A EasyJet revelou esta segunda-feira que cancelou quase 2.000 voos este verão a partir do seu hub de Gatwick, em Londres, devido a dificuldades, greves de controladores e atrasos decorrentes do congestionamento do tráfego aéreo.

A companhia aérea de baixo custo cancelou, mais precisamente, “1.700 voos que deveriam ser operados em julho, agosto e setembro deste ano”, o que afetará cerca de 180 mil passageiros, sendo que isto equivale a “menos de um dia de voo”, já que “mais de 90 mil voos deveriam ser operados durante os meses de pico do verão”, disse um porta-voz da EasyJet, citado pela agência financeira Bloomberg.

As companhias aéreas estão a cancelar voos numa “ação preventiva” para limitar o caos nas viagens aéreas, adianta. Nesse sentido, os passageiros cujos voos sejam cancelados serão transferidos para outros voos ou poderão ser reembolsados pelas companhias de aviação.

O ajustamento operacional que está a ser feito ao nível dos voos vai ajudar a reduzir os desafios que decorrem do congestionamento do espaço aéreo devido à guerra na Ucrânia e aos atrasos no controlo de tráfego aéreo, disse ainda o mesmo porta-voz.

A EasyJet não é a única companhia aérea que teve que reduzir sua programação de verão.

A Ryanair Holdings, a Air France-KLM e a Deutsche Lufthansa AG cancelaram voos alegando greves de controladores e o congestionamento no tráfego aéreo.

A aviação está a crescer à medida que recupera das quedas resultantes da pandemia de Covid-19, tendo o dia 6 de julho sido o mais movimentado de sempre para a aviação comercial em todo o mundo, com 134.386 voos, segundo o portal de rastreio de aviões FlightRadar24.

Últimas do Mundo

Alojados pela Cruz Vermelha em hotéis locais, vários imigrantes africanos envolveram-se em confrontos com residentes. A decisão de alojamento, apoiada pelo Partido dos Socialistas da Catalunha (PSC), gerou protestos e expôs a tensão crescente na região catalã.
Os preços mundiais do café situaram-se em outubro 30,3% acima do mesmo mês de 2024, subindo apenas 0,5% face a setembro, num mês de muitas oscilações devido às negociações tarifárias e problemas de produção e logística.
Um sismo de magnitude 6,2 atingiu hoje a mesma zona da costa nordeste do Japão, que tinha sido atingida por um forte tremor no domingo, desencadeando novo alerta de tsunami de menor gravidade.
A Agência Meteorológica do Japão (JMA) levantou o alerta de tsunami devido ao sismo de magnitude 6,9 que abalou hoje o nordeste do Japão, embora mantenha as advertências regulares de novos tremores.
A Agência Meteorológica do Japão (JMA) levantou o alerta de tsunami devido ao sismo de magnitude 6,9 que abalou hoje o nordeste do Japão, embora mantenha as advertências regulares de novos tremores.
As autoridades das Filipinas retiraram mais de 100 mil residentes das suas habitações no leste e norte do país, antes da chegada, prevista para hoje, do supertufão Fung-wong.
Pelo menos cinco pessoas morreram e cerca de 130 ficaram feridas por um tornado que devastou parte de um município no sul do Brasil, no estado do Paraná, informaram as autoridades locais.
As operações de socorro foram suspensas em Cebu, a província filipina mais atingida pelo tufão Kalmaegi, devido à aproximação de uma nova e poderosa tempestade, anunciaram hoje as autoridades locais.
Os Estados Unidos preparam-se para lançar no domingo dois satélites que vão estudar a interação entre o vento solar e o campo magnético de Marte, proporcionando informação crucial para futuras viagens tripuladas ao planeta.
Estudo mostra que falar a língua portuguesa nos EUA está associado a um prémio salarial de 20% e desconstrói a imagem tradicional do emigrante português, apresentando uma comunidade mais qualificada e com crescente mobilidade geográfica.