Inteligência artificial da Google chega hoje a Portugal

© D.R.

O Bard, sistema de inteligência artificial (IA) generativa da Google e concorrente do ChatGPT, está a partir de hoje disponível em Portugal, anunciou a tecnológica.

“Hoje, estamos a anunciar a maior expansão de Bard realizada até hoje”, afirma a Google Portugal no seu blogue.

O Bard “está agora disponível na maior parte do mundo e nos idiomas mais falados e estamos a lançar novas funcionalidades para ajudar o utilizador a personalizar melhor a sua experiência, a aumentar a sua criatividade e a realizar mais tarefas”, adianta a tecnológica.

O Bard, refere, “procura combinar a amplitude do conhecimento mundial com o poder, a inteligência e a criatividade dos nossos grandes modelos de linguagem” e “baseia-se em informações da ‘web’ para proporcionar respostas novas e de alta qualidade”.

O concorrente do ChatGPT “é uma experiência inicial que permite colaborar com inteligência artificial generativa” e “pode ser uma saída para a criatividade e uma plataforma para despertar a curiosidade”, salienta a Google Portugal.

“A partir de hoje, o utilizador pode colaborar com o Bard em mais de 40 idiomas, incluindo português, árabe, chinês, alemão, hindi e espanhol” e “também é agora possível aceder ao Bard em mais locais, incluindo no Brasil e na Europa”, adianta a tecnológica.

“Como parte da nossa abordagem ousada e responsável em relação à IA, envolvemo-nos proativamente com especialistas, decisores políticos e reguladores – incluindo autoridades de proteção de dados – para compreender as suas questões e ouvir a sua opinião”, prossegue, referindo que foram dados “vários passos para ajudar “a lidar com a sua informação de forma responsável”.

Assim, quando alguém interage com o Bard, “a Google recolhe dados como as suas interações com o sistema, a localização, ‘feedback’ e informação de utilização para nos ajudar a disponibilizar, melhorar e desenvolver os nossos produtos, serviços e tecnologias de ‘machine learning'”, explica.

A Google adianta que “está explicado na política de privacidade da Google” e que foi lançado o novo ‘hub’ de privacidade do Bard para tornar mais simples rever explicações simples dos controlos de privacidade disponíveis, num único local.

“Enquanto tecnologia experimental, o Bard poderá ocasionalmente fazer declarações imprecisas em resposta a comandos do utilizador”, pelo que, caso haja uma “resposta imprecisa ou que considere insegura, registe algum problema ou queira apenas deixar uma opinião há uma forma simples para o fazer”.

A tecnológica refere que o utilizador poderá “também escolher durante quanto tempo o Bard irá guardar a informação na sua conta Google”.

Por defeito, a Google guarda a sua atividade com o Bard na sua Conta Google durante 18 meses, “mas o utilizador, caso o pretenda, poderá alterar esta definição para entre três e 36 meses”.

Além disso “o utilizador poderá também desligar isto completamente e poderá apagar facilmente a sua atividade com o Bard em http://g.co/bard/myactivity”.

A Google refere que permite “ao utilizador o pedido para remover conteúdo ao abrigo” das suas “políticas ou da legislação aplicável e exportar a sua informação”, detalhes que podem ser encontrados no ‘hub’ de privacidade.

Últimas do Mundo

O voo MH370 desapareceu a 8 de março de 2014 quando voava de Kuala Lumpur para Pequim com 239 pessoas a bordo, incluindo 227 passageiros - a maioria dos quais chineses - e 12 membros da tripulação.
A Comissão Europeia abriu hoje uma investigação à gigante tecnológica Google por suspeitar de violação da lei da União Europeia (UE), que proíbe abuso de posição dominante, ao impor "condições injustas" nos conteúdos de inteligência artificial (IA).
A tecnológica Meta anunciou a aquisição da empresa norte-americana Limitless, criadora de um pendente conectado, capaz de gravar e resumir conversas com recurso à inteligência artificial (IA).
Ministério Público holandês está a pedir penas que podem chegar aos 25 anos de prisão para um pai e dois filhos acusados de assassinarem Ryan Al Najjar, uma jovem síria de 18 anos que, segundo a acusação, foi morta por se recusar a seguir as regras tradicionais impostas pela própria família.
Cada vez mais portugueses procuram a Arábia Saudita, onde a comunidade ainda é pequena, mas que está a crescer cerca de 25% todos os anos, disse à Lusa o embaixador português em Riade.
O Papa rezou hoje no local onde ocorreu a explosão no porto de Beirute em 2020, que se tornou um símbolo da disfunção e da impunidade no Líbano, no último dia da sua primeira viagem ao estrangeiro.
Pelo menos 30 pessoas foram sequestradas em três ataques por homens armados durante o fim de semana no norte da Nigéria, aumentando para mais de 400 os nigerianos sequestrados em quinze dias, foi hoje anunciado.
Pelo menos quatro pessoas morreram baleadas em Stockton, no estado da Califórnia, no oeste dos Estados Unidos, anunciou a polícia, que deu conta ainda de dez feridos.
O estudante que lançou uma petição a exigir responsabilização política, após o incêndio que matou 128 pessoas em Hong Kong, foi detido por suspeita de "incitação à sedição", noticiou hoje a imprensa local.
O alto comissário das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Volker Türk, denunciou hoje que “pelo menos 18 pessoas” foram detidas no golpe de Estado de quarta-feira na Guiné-Bissau e pediu que se respeitem os direitos humanos.