23 Junho, 2024

Bruxelas mobiliza ajuda a agricultores da UE com 11,6 ME destinados a Portugal

© D.R.

A Comissão Europeia mobilizou hoje uma verba de 330 milhões de euros para apoiar os agricultores de 22 Estados-membros, incluindo 11,6 milhões para Portugal, para mitigar efeitos de fenómenos climáticos adversos, como a seca, entre outros problemas.

Bruxelas destaca os danos causados pelas recentes ocorrências climáticas, especialmente graves na Península Ibérica e em Itália.

A ajuda será distribuída diretamente aos agricultores pelas autoridades, compensando-os pelas perdas económicas decorrentes das perturbações do mercado, das consequências dos preços elevados dos fatores de produção e da rápida queda dos preços dos produtos agrícolas, bem como de fenómenos climáticos adversos.

A ajuda, que os Estados-membros podem complementar até 200% com fundos nacionais, pode ainda financiar a destilação de vinho, para evitar que o mercado deste setor continue a degradar-se.

O executivo comunitário destaca ainda que “os agricultores da UE continuam a ter de suportar custos dos fatores de produção superiores à média a longo prazo e os preços de alguns produtos agrícolas de base continuam a baixar”.

Além disto, uma série “de condições meteorológicas difíceis nesta primavera” resultou em projeções de rendimento e qualidade inferiores para vários produtos agrícolas.

Ao mesmo tempo, destaca a Comissão, registaram-se os primeiros sinais de melhoria, com o preço dos fertilizantes a abrandar e a inflação dos produtos alimentares na UE, embora alta, começa a estabilizar.

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Newsletter

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados