Preço médio semanal da ERSE subiu 4,5% para a gasolina e 5,7% para o gasóleo

© DR

O preço médio semanal, calculado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), aumentou, face à semana passada, 4,5% para a gasolina e 5,7% para o gasóleo, segundo um relatório hoje divulgado.

De acordo com o regulador, o preço eficiente registou uma atualização, face à semana passada, “de + 4,5%, para a gasolina e de + 5,7% para o gasóleo”, tendo em conta “a variação semanal das cotações internacionais da gasolina 95 simples em + 8,8% e do gasóleo simples em + 10,7%”.

Contribuíram também para o aumento, segundo a ERSE, o “descongelamento da atualização do valor do adicionamento sobre as emissões de dióxido de carbono da gasolina e do gasóleo em cerca de + 16,8%” e a “atualização do valor relativo ao sobrecusto da incorporação de biocombustíveis na gasolina 95 simples e relativo ao gasóleo simples em – 13,2% e – 16,2%, respetivamente”.

No relatório semanal Combustíveis Supervisão de Preços, a ERSE acrescentou que para a semana de 31 de julho a 06 de agosto, o preço eficiente antes de impostos é de 0,921 euros por litro (euros/l) para a gasolina 95 simples e de 0,901 euros/l para o gasóleo simples.

Após impostos, o regulador apontou que o preço eficiente fica nos 1,856 euros/l, para a gasolina 95 simples, e nos 1,678 euros/l para o gasóleo simples.

Em relação à semana anterior, de acordo com a ERSE, a média dos preços de venda ao público anunciados nos pórticos e reportada no Balcão Único da Energia “esteve 0,7 cêntimos/l abaixo do Preço Eficiente, dessa semana, no caso da gasolina 95 simples, e 1,8 cêntimos/l, acima no caso do gasóleo simples”.

Em termos percentuais, “a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 0,4% abaixo do preço eficiente e o gasóleo simples foi anunciado 1,1% acima”, acrescenta.

O preço eficiente é um preço médio semanal determinado pela ERSE, que resulta da soma de vários fatores: os preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respetivos fretes marítimos, a logística primária, incluindo nesta parcela as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos.

O relatório semanal aborda ainda os preços com descontos, publicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), tendo a gasolina 95 simples apresentado um desvio de -6,2% em relação ao preço eficiente e o gasóleo simples de -4,7%.

De acordo com o regulador, “em termos absolutos, estas estimativas situam-se, para a gasolina 95 simples, em – 5,4 cêntimos/l abaixo, e para o gasóleo simples, em – 5,0 cêntimos/l abaixo, dos respetivos preços eficientes”.

Últimas de Economia

A CP vai ser compensada em 18,9 milhões de euros anuais, via contrato de serviço público com o Estado, pelo Passe Ferroviário de 20 euros, segundo o documento que o Governo apresenta hoje, a que a Lusa teve acesso.
A Comissão Europeia conseguiu hoje apoio dos Estados-membros da União Europeia para avançar com tarifas de compensação de até 36,3% às fabricantes de carros elétricos chineses no espaço comunitário por concorrência desleal, apesar do voto contra da Alemanha.
O índice mundial de preços dos alimentos básicos calculado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) registou em setembro o maior aumento em 18 meses, especialmente para o açúcar, informou hoje a agência.
A taxa de poupança das famílias na zona euro subiu para 15,7% no segundo trimestre, mas a de investimento recuou para 9,2%, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.
A execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tendo em conta os marcos, metas e os fundos recebidos, é inferior à média da área do euro, mas a aprovação do sexto pedido de desembolso pode equilibrar as contas.
O preço do barril de petróleo subia após uma declaração do Presidente norte-americano, Joe Biden, a dar conta de "conversações" com Israel sobre eventuais ataques a instalações petrolíferas iranianas.
O preço das casas aumentou, no segundo trimestre, 1,3% na zona euro e 2,9% na União Europeia, face ao período homólogo, e Portugal registou a segunda maior subida em cadeia (3,9%), divulga hoje o Eurostat.
Os fogos licenciados em construções novas recuaram 4,8% até julho em termos homólogos, tendo as licenças para construção nova e reabilitação de edifícios habitacionais caído 2,7% e o consumo de cimento aumentado 3,9%, segundo a AICCOPN.
O novo crédito à habitação foi de 1.545 milhões de euros em agosto, o valor mais elevado desde março de 2022, divulgou hoje o Banco de Portugal.
O Tribunal Geral da União Europeia, primeira instância, rejeitou hoje um recurso da Pharol que pedia a anulação de uma multa de 12 milhões de euros aplicada pela Comissão Europeia à antiga Portugal Telecom por cláusula contratual ilegal.