Papa Francisco tem hoje primeiro encontro oficial com jovens peregrinos

© D.R.

O Papa Francisco tem hoje o primeiro encontro oficial com os peregrinos que participam na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), aos quais falará na cerimónia de acolhimento no Parque Eduardo VII, em Lisboa, a partir das 17:45.

No segundo dia da visita a Portugal, Francisco terá durante a manhã um encontro com jovens estudantes na Universidade Católica, de onde seguirá para Cascais, para um encontro com jovens do Scholas Occurentes, um programa educacional que criou ainda enquanto arcebispo de Buenos Aires.

Depois de no primeiro dia ter marcado presença em várias cerimónias oficiais, e de ter celebrado as Vésperas, com membros do clero e agentes pastorais, na igreja do Mosteiro dos Jerónimos, o Papa terá hoje o primeiro grande encontro com jovens, numa cerimónia na qual são esperados muitos milhares de peregrinos, depois de na terça-feira cerca de 200 mil terem assistido à missa presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa.

A cerimónia no Parque Eduardo VII, esta semana batizado como Colina do Encontro, vai condicionar a circulação rodoviária na área, na qual estão delimitadas três tipos de zonas: vermelha, com restrição absoluta à circulação rodoviária; amarela, com restrição fortemente condicionada; e verde, com restrição condicionada.

Entre as zonas com restrição absoluta estão as avenidas António Augusto de Aguiar, Fontes Pereira de Melo e Liberdade. Está também proibida a circulação automóvel na rotunda do Marquês Pombal, Praça dos Restauradores, Rossio e na zona da Praça do Município.

Francisco, que estará em Fátima no sábado, volta a encontrar-se na sexta-feira à tarde na Colina do Encontro para a via sacra com os peregrinos.

A JMJ, que é o maior acontecimento da Igreja Católica, nasceu por iniciativa do Papa João Paulo II (1920-2005), após um encontro com jovens em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

Últimas do País

Entre janeiro e setembro deste ano 344 mulheres foram violadas em Portugal, disse hoje à agência Lusa fonte oficial da Polícia Judiciária (PJ).
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 00h00 de domingo e as 07h00 de hoje 750 ocorrências devido à chuva e vento fortes, a maioria inundações, sem causar vítimas.
Os nove métodos mais utilizados de burla por telefone foram identificados pela PSP hoje em comunicado, alertando a população para a ocorrência deste tipo de crime.
A investigadora Manuel Manuel Mota considera curto o aumento de 3% no orçamento para a ciência e pede mais ambição no investimento, para se acabar com o “crónico subfinanciamento” e a precariedade “de uma vez por todas”.
Redação, 23 nov 2024 (Lusa) – A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) registou no primeiro semestre deste ano cerca de 15 mil crimes de violência doméstica, um aumento de 2% em relação ao período homólogo de 2023.
O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, acusou hoje o ministro da Educação, Ciência e Inovação de estar a manipular os números relativos aos alunos sem professores, comparando “alhos com bugalhos”.
Cinco mortos e dois feridos graves é o resultado de uma colisão entre dois automóveis ocorrida hoje no Itinerário Principal 2 (IP2), no concelho de Beja, disse à Lusa fonte da Proteção Civil, indicando que a estrada está cortada.
Uma sondagem promovida nas redes sociais pelo Folha Nacional revelou uma posição clara da opinião pública sobre a permanência de políticos arguidos por corrupção no cargo. A questão colocada – "Um político arguido por corrupção deve continuar no cargo?" – recebeu uma resposta unânime: 100% dos participantes afirmaram que não
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) considerou hoje que a reunião com o INEM "foi muito produtiva" e que em 01 de fevereiro de 2025 haverá um novo protocolo com as regras de transporte de doentes urgentes.
Rúben Oliveira (“Xuxas”) foi hoje condenado a 20 anos de prisão em cúmulo júridico num processo em que estão em causa acusações de tráfico de droga, associação criminosa e branqueamento de capitais.