Número de mortos nos fogos do Havai sobe para 99 e pode duplicar

© D.R.

O número de mortos nos incêndios florestais no Havai, os mais mortíferos em mais de um século nos Estados Unidos, subiu para 99 e “poderá duplicar” esta semana, advertiram na segunda-feira as autoridades.

“Nos próximos dez dias, este número poderá duplicar”, declarou o governador do Havai, Josh Green, à televisão CNN, anunciando a descoberta de mais três corpos.

Segundo o governador, a maioria dos corpos encontrados até à data encontram-se perto da orla marítima ou no oceano. Dezenas de pessoas saltaram para a água para escapar às chamas.

“Estamos a ser esmagados pelas circunstâncias das mudanças climáticas e da tragédia ao mesmo tempo”, lamentou Green.

Na cidade de Lahaina, na ilha de Maui, o fogo foi tão intenso que derreteu o metal. A polícia está a apelar aos familiares das pessoas desaparecidas para que façam um teste de ADN para ajudar a identificar os corpos.

De acordo com o governador, 1.300 pessoas ainda estão desaparecidas. Este número está a diminuir à medida que as comunicações são gradualmente restabelecidas em Maui e os residentes conseguem localizar os familiares.

Durante os incêndios, os avisos oficiais na televisão, na rádio e no telemóvel revelaram-se inúteis para muitos habitantes sem eletricidade ou sem rede elétrica. As sirenes de alarme permaneceram em silêncio.

Foi aberto um inquérito para analisar a gestão da crise.

Estes incêndios ocorrem num verão marcado por fenómenos extremos em todo o mundo, ligados ao aquecimento global, segundo os especialistas, incluindo grandes incêndios florestais no Canadá.

Para além da procura dos corpos, o outro desafio de Maui é agora alimentar e alojar os milhares de sobreviventes.

Em Kahului, na costa norte da ilha, vários chefes de cozinha de renome estão a preparar nove mil refeições por dia, com a ajuda de um exército de voluntários.

“Alguns dos nossos chefes perderam as suas casas [no incêndio] e estão aqui connosco, a cozinhar para as pessoas. Isto dá-nos uma ideia do que é este espírito ‘Aloha'”, disse Sheldon Simeon, um deles, à agência de notícias France-Presse (AFP), referindo-se à filosofia de vida havaiana.

Segundo as autoridades, os prejuízos do incêndio de Lahaina, antiga capital do arquipélago e uma das zonas turísticas mais populares do Havai, devem ascender a 5,52 mil milhões de dólares (4,8 mil milhões de euros).

Últimas do Mundo

As perdas seguradas por catástrofes naturais atingiram em 2025 os 127.000 milhões de dólares (cerca de 106.681 milhões de euros), ultrapassando os 100.000 milhões de dólares pagos pelo setor segurador pelo sexto ano consecutivo.
Uma operação policial europeia que incluiu 18 países e foi liderada por Áustria, Portugal e Espanha impediu a entrada em circulação de cerca de 1,2 mil milhões de euros em notas e moedas falsas de várias divisas.
A Comissão Europeia propôs hoje a criação de uma aplicação para reportar casos de cyberbullying e instou os Estados-membros a desenvolverem uma abordagem comum para combater o fenómeno, que atinge uma em seis crianças.
As autoridades francesas lançaram hoje um apelo por testemunhas depois de terem acusado um ex-professor de 79 anos de violação agravada e abuso sexual contra 89 menores em vários países entre 1967 e 2022.
A Comissão Europeia adotou esta segunda-feira, medidas para impedir a destruição de vestuário, roupa, acessórios e calçado não vendidos, visando reduzir os danos ambientais na União Europeia (UE), que rondam 5,6 milhões de toneladas de emissões poluentes por ano.
As autoridades do Brasil e de Espanha desmantelaram uma rede criminosa que traficava cocaína escondida em tampos de mármore de mesas e lavatórios, anunciou hoje a polícia espanhola.
A Comissão Europeia notificou hoje a `gigante` tecnológica Meta de possíveis medidas cautelares para reverter a exclusão de assistentes de inteligência artificial (IA) terceiros do serviço de comunicações WhatsApp, considerando existir um abuso de posição dominante.
Centenas de portugueses estão hoje a convergir para o consulado de Portugal em Paris para votar na segunda volta das presidenciais, com vários a exercerem pela primeira vez o seu direito de voto, prevendo-se uma participação historicamente elevada.
Mais de 3.500 pessoas foram retiradas hoje de casa por precaução na Andaluzia, sul de Espanha, devido às chuvas intensas, com as autoridades a alertarem para o risco de transbordo de 14 rios na região.
O feito ocorreu na sexta-feira, quando Austin Appelbee realizava uma saída em 'paddle' e caiaque com a mãe e os irmãos ao largo de Quindalup, cerca de 250 quilómetros a sul de Perth, no estado da Austrália Ocidental.