Mais 24,8 mil desempregados inscritos em agosto em Espanha

©D.R.

O número de inscritos em centros de desemprego em Espanha aumentou em 24.824 em agosto, para 2,7 milhões de pessoas, após cinco meses de consecutivos de descida, segundo dados oficiais conhecidos hoje.

Em paralelo, o mercado de trabalho espanhol perdeu 185.285 postos de trabalho, com o número de trabalhadores inscritos na Segurança Social a cair para 20,7 milhões.

Nos dois casos são números menos negativos dos que habitualmente se registam no mês de agosto, de acordo com os dados do governo espanhol.

O aumento do desemprego em agosto deveu-se, sobretudo, ao setor dos serviços.

Nos meses anteriores, Espanha registou recordes de trabalhadores inscritos na segurança social e, em paralelo, mínimos históricos nos desempregados oficialmente registados nos centros de emprego.

Espanha tem uma das taxas de desemprego mais elevadas da União Europeia.

Segundo os dados mais recentes, a taxa de desemprego em Espanha era 11,6% no final de junho, uma descida de 1,67 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior, terminado em março.

Na zona euro (os países que têm a moeda única europeia), a taxa de desemprego recuou em junho para os 6,4%, na União Europeia caiu para os 5,9%, em relação ao período homólogo de 2022.

Entre os Estados-membros da UE, Espanha (11,7%), Grécia (11,1%), Suécia e Lituânia (7,5%) tinham as maiores taxas de desemprego em junho, enquanto Malta (2,6%), República Checa e Polónia (2,7%) e a Alemanha (3,0%) tinham as menores.

Portugal registou em junho uma taxa de 6,4%.

Últimas do Mundo

O Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil decidiu manter Jair Bolsonaro em prisão preventiva, decretada no sábado após o ex-Presidente tentar romper a pulseira eletrónica enquanto cumpria prisão domiciliária.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) condenou veementemente os recentes raptos de centenas de crianças e professores em unidades educativas na Nigéria, reiterando que "as crianças nunca devem ser alvo de violência".
O procurador-geral de Espanha, Álvaro García Ortiz, apresentou hoje a demissão numa carta enviada ao ministro da Justiça, depois de ter sido condenado a dois anos de suspensão do cargo de procurador, disseram fontes da Procuradoria.
A polícia catalã deteve em Barcelona um alegado médico que fornecia substâncias estupefacientes por via intravenosa num apartamento no bairro de Barceloneta, depois de um 'cliente' ter sofrido uma intoxicação.
O número de mortos no Vietname em uma semana de chuvas torrenciais que afetam o país subiu hoje para 90, contra 55 vítimas mortais registadas na véspera, enquanto 12 pessoas continuam desaparecidas, informaram as autoridades.
A ausência de avanços no abandono dos combustíveis fósseis, o aumento do financiamento à adaptação e a criação de um mecanismo para a transição justa marcaram a COP30 que terminou sábado em Belém.
A proprietária do Daily Mail, DMGT, assinou um acordo com o grupo Redbird IMI para adquirir o jornal britânico Telegraph por 500 milhões de libras esterlinas (cerca de 569 milhões de euros), anunciou hoje a editora em comunicado.
O ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro foi hoje preso preventivamente a pedido do Supremo Tribunal Federal, segundo a imprensa local.
A União Europeia admite que a conferência da ONU sobre alterações climáticas termine “sem acordo” por considerar que a proposta hoje apresentada pela presidência brasileira da COP30 é inaceitável.
A Comissão Europeia exigiu hoje ao Governo de Portugal que aplique corretamente uma diretiva que diz respeito aos requisitos mínimos de energia nos produtos que são colocados à venda.