Pelo menos 26 mortos em naufrágio no oeste da Nigéria

Pelo menos 26 pessoas morreram no domingo na Nigéria, quando um barco naufragou num rio no estado ocidental do Níger, informaram os serviços de emergência.

© D.R.

Pelo menos 26 pessoas morreram no domingo na Nigéria, quando um barco naufragou num rio no estado ocidental do Níger, informaram os serviços de emergência.

A embarcação virou no rio Níger, no território de Mokwa, sendo que as vítimas estavam a caminho de uma fazenda situada na outra margem.

“Até agora, 26 corpos foram recuperados e mais de 30 [pessoas] foram resgatadas à medida que a operação de salvamento continua”, disse em comunicado o porta-voz da Agência de Emergência do Estado do Níger (NSEMA, na sigla inglesa), Ibrahim Husseini.

“Mais de 100 pessoas encontravam-se no barco quando o incidente ocorreu”, acrescentou.

O diretor-geral da NSEMA, Garba Salihu, notou que o acidente ocorreu por volta das 07:30 horas na comunidade de Gbajibo, entre as barragens de Jabba e Kainji.

O governador do estado do Níger, Umaro Bago, lamentou a tragédia “chocante e dolorosa”, enviando apoio às comunidades afetadas.

Em junho, mais de 100 pessoas morreram num outro naufrágio no mesmo rio.

Os acidentes de barco, muitas vezes causados por embarcações sobrecarregadas e pela má regulamentação do transporte marítimo, são comuns na Nigéria.

Últimas do Mundo

A União Europeia admite que a conferência da ONU sobre alterações climáticas termine “sem acordo” por considerar que a proposta hoje apresentada pela presidência brasileira da COP30 é inaceitável.
A Comissão Europeia exigiu hoje ao Governo de Portugal que aplique corretamente uma diretiva que diz respeito aos requisitos mínimos de energia nos produtos que são colocados à venda.
Um número indeterminado de alunos foi raptado de uma escola católica no centro da Nigéria, anunciou hoje um responsável local, assinalando o segundo rapto deste tipo no país numa semana.
Sheikh Hasina, outrora a mulher mais poderosa do Bangladesh, cai agora como carrasco nacional: um tribunal condenou-a à morte por orquestrar a carnificina que matou 1.400 manifestantes e feriu 25 mil.
A violência contra cristãos disparou em 2024, com mais de 2.200 ataques que vão de igrejas incendiadas a fiéis assassinados, revelando uma Europa cada vez mais vulnerável ao extremismo e ao ódio religioso. Alemanha, França, Espanha e Reino Unido lideram a lista negra da cristianofobia.
O procurador-geral de Espanha, Álvaro García Ortiz, foi esta quinta-feira, 20 de novembro, condenado pelo Tribunal Supremo do país por um delito de revelação de informações pessoais e em segredo de justiça através do reenvio de um 'e-mail' a jornalistas.
O crescimento económico na OCDE desacelerou para 0,2% no terceiro trimestre, menos duas décimas que no segundo, com uma evolução diferente entre os países membros e uma queda significativa da atividade do Japão.
Cerca de mil pessoas, incluindo mais de 130 alpinistas, foram hoje retiradas das proximidades do vulcão Semeru, na ilha de Java, que entrou em erupção na quarta-feira, disseram as autoridade indonésias.
A ação, hoje anunciada pela Europol, decorreu na quinta-feira, no âmbito do Dia da Referenciação, e abrangeu Portugal, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Luxemburgo, Holanda, Espanha e Reino Unido.
Os Estados Unidos anunciaram hoje a chegada ao mar das Caraíbas do seu porta-aviões USS Gerald Ford, oficialmente no âmbito de operações de combate ao narcotráfico, mas que ocorre em plena escalada das tensões com a Venezuela.